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O que são backlinks e por que eles são importantes na estratégia?


Backlinks são links feitos de um site para outro e motores de busca, como o Google, analisam a quantidade e a qualidade de backlinks para ranquear as páginas. Por causa disso, adquiri-los é fundamental para as estratégias de SEO.

É muito difícil ranquear no topo das pesquisas utilizando palavras-chave que possuem um grande volume de buscas, devido à imensa competitividade dentro dos resultados.

As plataformas de busca interpretam os backlinks como uma indicação, mesmo porque, quando uma página direciona o visitante para outro site usando seu conteúdo como referência, significa que ele tem qualidade.

Cada link recebido é sinal de autoridade, e quanto mais autoridade tiver um site, mais chances de conquistar um bom ranqueamento. No entanto, não é qualquer tipo de link que vai gerar essa autoridade.

É importante que os sites que mencionam uma plataforma sejam de confiança, caso contrário, sua imagem pode ser prejudicada. Por isso, é importante entender que quantidade não importa tanto quanto a qualidade das menções.

Portanto, através deste artigo, será possível entender a importância dos backlinks, quais são os tipos existentes e qual é a função dessa estratégia para o site.

Importância dos backlinks

Os backlinks são elementos críticos dentro de uma estratégia de SEO, e obter links de sites com autoridade na internet é sinal de que o seu site é confiável, por isso, o Google pode considerar o ranqueamento.

Para que o backlink tenha qualidade, um dos fatores mais importantes é a confiabilidade, ou seja, se um site confiável e de boa reputação insere um link apontando para sua página, ela recebe um voto de confiança.

Isso é importante para qualquer tipo de empresa, desde uma oficina mecânica até uma clínica especializada em necropsia.

Por outro lado, se apenas sites considerados spam apontam para uma plataforma, sua classificação pode ser prejudicada.

Outro fator importante é a popularidade, visto que pelo fato de o Google considerar links externos como um voto de confiança entre os sites, existe uma relação entre aqueles que recebem muitos links e que conseguem as melhores classificações.

Qualquer link de um site para uma plataforma é considerado um backlink, mas nem todos eles são criados da mesma maneira. Você, como consumidor, provavelmente vai confiar mais em uma empresa indicada por um amigo do que em uma que não conhece.

A confiança é categorizada pelo Google como PageRank, o algoritmo que avalia tanto a qualidade quanto a quantidade de links voltados para uma página e, com isso, determina sua relevância e autoridade.

Se o site recebe backlinks relevantes e compatíveis com o setor de atuação do negócio, mostra para o Google que a plataforma é uma autoridade nos assuntos que aborda.

Tipos de backlinks

O site institucional de uma residência para idosos pode receber ou criar diferentes tipos de backlinks. São eles:

  • Links editoriais;

  • Links tóxicos;

  • Links de autoridade;

  • Links UGC;

  • Links patrocinados;

  • Follow links;

  • Links nofollow.

Os links colocados editorialmente são aqueles que o site não requisitou, e isso acontece quando uma plataforma insere referências que tornam o conteúdo de outro site mais robusto e confiável.

O Google valoriza esse tipo porque eles melhoram consideravelmente a experiência do usuário, sem manipular os algoritmos.

Os links tóxicos prejudicam consideravelmente a capacidade de ranqueamento da plataforma. Costumam vir de sites suspeitos ou de baixa qualidade e manipulam as classificações nos buscadores.

Quanto aos links de autoridade, como o próprio nome sugere, são menções relevantes para a página, e para identificá-los, verifique se a plataforma possui um número elevado de domínios de referência e se sua classificação é elevada.

Outro tipo muito comum são os links UGC, provenientes de fóruns e comentários de blogs, informando ao Google que o link foi inserido por um usuário e não pelo proprietário do site.

Uma clínica de terapia ocupacional pode pagar um afiliado ou um influenciador digital para promover seus conteúdos ou fazer avaliações sobre seus serviços, gerando links patrocinados ou pagos.

Por fim, links nofollow usam o atributo rel = ”nofollow para mostrar aos mecanismos de pesquisa que não se deve transferir PageRank para o site. Por outro lado, o follow link transmite confiança e não adiciona atributo nofollow.

Função dos backlinks

A função dos backlinks é servir como referência, pois a partir do momento em que um site de qualidade, e bem visto pelo Google, faz uma referência ao seu, o buscador vai confiar mais em seu site.

Porém, eles não cuidam apenas da autoridade das páginas e do domínio, isso porque também vão impactar em vários outros aspectos, como aquisição de tráfego de referência, fortalecimento da marca e construção de relacionamentos.

Se uma empresa de vendas de torques for mencionada por um site que sempre aparece em primeiro lugar no Google, vai ganhar muito mais autoridade.

O buscador confia nos conteúdos de quem fez a menção, a ponto de mantê-lo em primeiro lugar quando o usuário faz uma pesquisa com uma palavra-chave disputada. Consequentemente, vai confiar em conteúdos indicados por ele.

Os benefícios são ainda maiores se o conteúdo que fez a menção receber uma grande quantidade de visitas mensalmente. Por exemplo, se uma plataforma que mencionou sua página recebe 10 mil visitas por mês, naturalmente, muitas pessoas vão visitar seu site.

Vários usuários que antes não conheciam o negócio, passarão a conhecê-lo, e os benefícios são ainda maiores se, a partir dessa menção, as empresas formarem uma parceria para criar materiais juntas.

Dicas para conseguir backlinks

Depois de compreender a importância e a função dos backlinks, chega o momento de saber como conquistá-los e melhorar as estratégias de SEO do seu site. Algumas dicas, são:

1. Criar bons conteúdos

Para conseguir backlinks naturalmente, a melhor coisa é criar conteúdos realmente valiosos e relevantes para os usuários.

Uma empresa de transdutores para ultrassom precisa conhecer seu público para saber os temas que eles se interessam e que estejam relacionados ao seu mercado de atuação e começar a trabalhar em cima dessas pautas.

Ao fazer isso, os visitantes começarão enxergar a página e a marca como referência em um assunto, chamando a atenção de cada vez mais pessoas e, claro, de outros sites.

Mas isso só vai acontecer se o material realmente for muito bom, capaz de envolver o leitor e de despertar a curiosidade dele.

2. Divulgar publieditoriais em blogs

Publieditoriais são conteúdos criados para contribuir com outros sites e conquistar backlinks. Possui particularidades importantes que precisam ser conhecidas antes de começar a produção.

Esse tipo de postagem assume um tom mais comercial, apresentando produtos e serviços, como cursos de operador de retroescavadeira, para reforçar as características mais atrativas.

Além disso, esse tipo de material costuma ser pago, portanto, o site só vai aparecer com conteúdos e links em outras plataformas se puder investir na estratégia.

3. Estar presente nas redes sociais

Qualquer empresa que queira ter autoridade e relevância na internet precisa estar presente nas redes sociais, assim sendo, é fundamental criar um perfil para o negócio e mantê-lo sempre atualizado.

A presença nestas plataformas precisa ser constante e ativa para que seja possível criar um relacionamento com os seguidores. Responder perguntas, interagir com comentários, dentre outras ações, mostram que a empresa está engajada com seus clientes.

Para a estratégia de backlink de um fabricante de vacina para gatos, estar nas redes sociais ajuda porque é possível compartilhar os conteúdos toda vez que houver uma postagem nova no blog ou no site institucional.

Investir nessa prática é a melhor forma de espalhar os links pela internet e aumentar o número de visitas para o canal, algo fundamental para aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa.

4. Escrever postagens para outros sites

Uma das estratégias que mais ajudam nesse sentido é conhecida como guest post, uma prática que funciona como um verdadeiro recurso para construir seu link building.

Publicar conteúdos sobre a especialidade do negócio em sites de empresas complementares a ele traz muitos benefícios para a página.

Além de assumir uma postura de autoridade, um fabricante de pantógrafo consegue atingir uma audiência que normalmente não visitaria a plataforma.

O guest post acontece quando duas empresas se tornam parceiras porque possuem interesses incomum para seus negócios. A partir disso, trocam conteúdos de qualidade, ajudando a informar e educar os leitores, de acordo com suas especialidades.

Considerações finais

Ser mencionado por sites de empresas bem vistas e bem posicionadas nos mecanismos de pesquisa é uma forma de conquistar boa visibilidade perante o Google, atrair mais visitantes e aumentar a autoridade da página.

Essa estratégia valoriza os investimentos em SEO e consegue provar para os buscadores que o site do seu negócio é relevante o suficiente para ranquear entre os primeiros resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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