O sucesso de toda empresa começa por dentro
*Leonardo Chucrute é Gestor em Educação e CEO do Zerohum
Empresas são mais do que um
número de CNPJ, endereço fiscal, obrigações contábeis, ou o espaço ocupado em
escritório, fábrica ou loja. O componente mais importante das organizações são
as pessoas. O sucesso ou o fracasso de um empreendimento tem sua definição por
uma série de fatores, como por exemplo: o empenho da equipe e o relacionamento
que os colaboradores conseguem manter com os clientes.
Primeiro ponto: não tem como
você começar qualquer tipo de relacionamento ou negócio sem gostar de gente.
Pessoas compram de pessoas a todo momento. Todo negócio funciona na base
“relacional”!
Por isso, o líder precisa saber
se relacionar com o seu bem mais precioso: o capital humano.
Por exemplo, na maioria das vezes, estamos mais tempo com nossa equipe de
trabalho do que em casa. Então, se entramos na empresa e não damos nem um “bom
dia”, “boa tarde”, não mostramos preocupação com quem está ao nosso lado, como
iremos fortalecer o vínculo do time? Podemos até mesmo usar o momento
descontraído só para dar um “oi”, brincar sobre o resultado da partida de
futebol.
Como empresário e gestor, vejo
que está faltando hoje as pessoas entenderem o seguinte: para conquistar
alguém, para vender algo, para fazer qualquer coisa, para conviver em
sociedade, eu tenho que me entregar, tenho que me importar com o outro!
Essa troca é o que vai fazer
com que os colaboradores vistam a camisa da empresa, queiram lutar lado a lado
com você, mesmo num momento de dificuldade, como foi na pandemia.
Quando a gestão de pessoas é
feita de modo eficaz, o colaborador consegue gerar em si um sentimento de
realização, uma sensação de dever cumprido por fazer aquilo que a empresa
deseja. Não tem jeito! Trabalho em equipe envolve relacionamento entre as
pessoas dos mesmos setores, com setores próximos, com a direção e com os
clientes.
Portanto, não encare as pessoas
da sua empresa ou clientes somente como apenas um número. Trate-as do mesmo
modo que gostaria de ser tratado se estivesse no lugar delas. Importe-se com
essas pessoas da mesma forma que gostaria que elas se importassem com você.
Construa um relacionamento forte dentro do seu time. Afinal, empresas são
feitas por pessoas que prestam serviço ou vendem para outras pessoas.
*Leonardo Chucrute é Gestor em
Educação e CEO do Zerohum
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