Últimas

Oficinas gratuitas de Culinária Sustentável ensinam como reaproveitar alimentos

Iniciativa estimula a produção de receitas criativas, nutritivas e deliciosas, fomentando o empreendedorismo e a geração de renda

Receitas deliciosas podem ser produzidas a partir do reaproveitamento de alimentos que poderiam ser descartados. Para promover o consumo consciente e até mesmo a geração de renda, a Piraquê, marca de biscoitos premium da M. Dias Branco, se engaja com a comunidade carioca e oferece aulas de Culinária Sustentável no Rio de Janeiro. As oficinas são gratuitas e a primeira ocorrerá em 17 de agosto, no Instituto Macieira Cultural e Social. As inscrições estão abertas.

No total, são três oficinas, uma ao mês. São oferecidas quatro opções de horários: das 8h30 às 10h; das 10h30 às 12h; das 13h30 às 15h; e das 15h30 às 17h.  As temáticas são diferentes, orientando desde o planejamento de compra, consumo e preparo para o melhor aproveitamento dos alimentos, indo até noções de empreendedorismo e revenda. Para participar de cada oficina, basta fazer a inscrição no site oficial da Culinária Sustentável. Há treinamentos também em 14 de setembro e em 19 de outubro.

Todos os participantes receberão um avental do projeto e um livro de receitas, junto com o certificado de conclusão no término do curso. Será oferecido também o material de apoio sobre empreendedorismo em ambiente digital, com informações sobre como iniciar um negócio, precificação, entre outras habilidades, com o intuito de promover o empoderamento dos participantes e incentivar a geração de renda.

Com o posicionamento “A receita é ser original”, Piraquê acredita em iniciativas originais e criativas, assim como a proposta do programa Culinária Sustentável. Por isso, é a marca patrocinadora da iniciativa no Rio de Janeiro, que é realizada pela NTICS Projetos, que visa promover um dos pilares da luta contra a fome no Brasil, orientar e modificar a relação do ser humano com o ciclo do alimento.

A M. Dias Branco, líder nacional em massas e biscoitos e proprietária da marca Piraquê, divulgou recentemente suas metas públicas ligadas às frentes ESG (Ambiental, Social e Governança) até 2030. Umas delas consiste em impactar 150 mil pessoas por programas de fomento ao empreendedorismo e profissionalização no setor alimentício nas comunidades do entorno de suas fábricas, como a de Piraquê, localizada em Madureira.

Além do Rio de Janeiro, o programa Culinária Sustentável passará por Pernambuco, São Paulo e Paraná, entre os meses de agosto e novembro, impactando cerca de 900 pessoas.

As capacitações no ramo alimentício podem representar o impulso necessário para que a população carioca encontre uma nova forma para empreender ou incrementar sua renda familiar. Nossas ações de responsabilidade social e sustentabilidade acreditam no potencial do nosso povo, da comunidade do entorno de nossas unidades e nós queremos ajudá-los a sonhar, realizar e crescer", ressalta Maria Nolasco, coordenadora de Sustentabilidade da M. Dias Branco.

Serviço:

Culinária Sustentável no Rio de Janeiro
Local: Instituto Macieira Cultural e Social - R. Lageado, 191 - Rocha Miranda
Oficina 1: 17 de Agosto: das 8h30 ás 10h ou das 10h30 às 12h; das 13h30 às 15h; e das 15h30 às 17h.
Oficina 2: 14 de Setembro: das 8h30 às 10h; das 10h30 às 12h; das 13h30 às 15h; e das 15h30 às 17h;
Oficina 3: 19 de Outubro, das 8h30 às 10h; das 10h30 às 12h; das 13h30 às 15h; e das 15h30 às 17h.
Para participar de cada oficina, é necessário fazer a inscrição no site  https://culinariasustentavel.com.br/.

Facebook:www.facebook.com/piraque
Instagram:www.instagram.com/piraque
Youtube:www.youtube.com/user/PiraqueOficial

 

Sobre a Piraquê

Fundada em 1950 e com 70 anos de história, a marca carioca de biscoitos, massas e torradas possui fábricas equipadas com alta tecnologia, que atuam para garantir que os produtos cheguem fresquinhos aos pontos de venda. Tem como missão produzir e disponibilizar, de forma responsável, produtos alimentícios de alta qualidade e com preço justo, proporcionando bem-estar a todas as pessoas. A marca, adquirida pela M. Dias Branco em maio de 2018, está ampliando sua atuação em todo o País.

Sobre M. Dias Branco S. A. Indústria e Comércio de Alimentos

Fundada em 1953, a M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de alimentos com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou ainda na década de 40, quando o comerciante e imigrante português Manuel Dias Branco inaugurou a Padaria Imperial, em Fortaleza (CE), expandindo sua atuação para todo o Brasil.

Detentora de marcas líderes, sendo as principais Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, a Companhia produz e comercializa biscoitos, massas, farinhas e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks, bolos, mistura para bolos, cobertos de chocolates e torradas. Sediada em Eusébio (CE), é líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil, a sexta maior empresa de massas e a sétima de biscoitos no ranking global por faturamento. Por meio da aquisição da Latinex, concluída em novembro de 2021, a Companhia passou a ser detentora também das marcas Fit Food, Smart, Taste& Co e Frontera, expandindo sua posição no mercado de healthyfood, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates, massas feitas de milho e temperos.

Suas operações geram mais de 16 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com fatores importantes para o desenvolvimento econômico e social do país. É signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e desenvolve diversas iniciativas ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Atualmente, a M. Dias Branco possui 16 indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de moinho de trigo. Suas unidades possuem equipamentos de última geração, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade, operando com um modelo de integração vertical que permite a produção de suas mais importantes matérias-primas, a farinha de trigo e a gordura vegetal, utilizadas na fabricação dos demais produtos. A empresa conta com mais de 30 filiais comerciais estrategicamente instalados em diferentes Estados do País, o que possibilita a presença de suas marcas em todo o território nacional, assim como em mais de 40 países em todos os continentes.

Nenhum comentário