Pesquisa da ABComm aponta faturamento de R$ 6,4 bilhões no Dia dos Pais 2022
Estudo aponta baixo crescimento nas vendas
online atrelado à alta dos combustíveis no Brasil
A Associação Brasileira de Comércio
Eletrônico (ABComm) aponta um faturamento de R$ 6,4 bilhões nas compras online
para o Dia dos Pais 2022, celebrado este ano no dia 14 de agosto. A previsão é
de crescimento de 2,9% em relação a 2021, considerando os 14 dias que antecedem
a data. Ainda segundo a entidade, o total de pedidos neste período deve
ultrapassar a marca dos R$ 14,2 milhões.
O e-commerce cresceu em média 3% no
primeiro semestre deste ano em relação aos primeiros seis meses de 2021, um
pouco abaixo dos 5% previstos. A Associação atribui parte desse menor
crescimento ao aumento dos combustíveis, o que impactou o preço final dos
produtos.
A menor oferta de frete grátis também
influenciou nos resultados. Uma pesquisa da ABComm aponta que o preço do frete
pode impactar em até 90% a decisão de compra de um item nas vendas pela
internet.
Alexandre Crivellaro, diretor de
inteligência de mercado da ABComm, explica que, para o Dia dos Pais, a previsão
é semelhante ao crescimento geral até agora, já que a diminuição do preço dos
combustíveis não vale para o diesel - que é responsável pela maior parte do
transporte de produtos.
“As datas comemorativas têm sido
importantes para a retomada da economia no pós-pandemia. O comércio eletrônico
passa por uma fase de crescimento, impulsionado, principalmente, por campanhas
e promoções de datas especiais. A tendência é um leve aumento, porém a situação
dos combustíveis sempre afeta diretamente a economia e, por isso, muitas vezes
nos deparamos com números abaixo da expectativa. Uma alternativa é que as
empresas foquem em estratégias de logística e inovação para manter a
competitividade, além de bons valores de fretes para os consumidores”,
completa.
Sobre ABComm
A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) surgiu para fomentar o e-commerce com conhecimentos relevantes e auxiliar na criação de políticas públicas para o setor. A associação reúne representantes de lojas virtuais e prestadores de serviços nas áreas de tecnologia, mídia e meios de pagamento, atuando frente às instituições governamentais, em prol da evolução do mercado. A entidade sem fins lucrativos presidida por Mauricio Salvador e conta com diretorias específicas criadas para aprofundar discussões, entre elas: Omnichannel; Relações Governamentais; Mídias Digitais; Relações Internacionais; Meios de Pagamento; Capacitação; Desenvolvimento Tecnológico; Empreendedorismo e Startups; Jurídica; Métricas e Inteligência de Mercado; Crimes Eletrônicos; e Marketing. Para mais informações, acesse: www.abcomm.org
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