Quando contratar uma agência de marketing para comércio exterior
* Kauana Pacheco
Pequenas empresas que
pretendem principalmente exportar devem contar com uma agência especializada em
comércio exterior desde seu início, pois ela guiará todo o processo de
desenvolvimento da marca, sem a necessidade de contratação de um “estagiário de
marketing” que muitas vezes ainda desconhece as próprias estratégias de marketing e principalmente o comércio
exterior e suas peculiaridades, tomando assim o tempo da equipe operacional e
comercial.
Normalmente médias e
grandes empresas já possuem um setor de marketing interno e buscam a
contratação de uma agência especializada para o desenvolvimento de conteúdo,
criação de estratégias aplicadas no comércio exterior, identidade visual, branding e website. Além disso, muitas
vezes o departamento de marketing está focado em campanhas internas de endomarketing e não consegue
dar a devida atenção ao inbound
marketing. Assim, torna-se interessante o setor de marketing ter
apoio de uma agência especializada em comex.
Uma agência de
marketing convencional, mesmo que tente estudar o mercado de comex, não
consegue produzir conteúdos técnicos de qualidade, tampouco entender os
diferentes players,
suas comunicações e as dores do mercado. Quando empresas da área contratam uma
agência convencional, normalmente a equipe interna perde tempo com correções
nos textos, falta de sintonia do design
com o texto, ou até precisa produzir os conteúdos.
Apenas empresas
especializadas e com experiência no comércio exterior conseguem criar um plano
estratégico para que a empresa atinja seus objetivos comerciais, que podem ser:
reconhecimento de marca, melhorar seu posicionamento, explorar novos mercados,
aumentar a base de leads
e, claro, aumentar suas vendas.
Unir marketing com
comércio exterior não é uma tarefa simples, pois exige profissionais qualificados
nas duas áreas, pleno conhecimento do mercado e estudo e atualização constante
da área.
A ComexLand trabalha
imersa nas atualizações do comércio exterior, por esse motivo, conhece
exatamente como a informação pode se transformar em venda e fidelização do
cliente.
Quanto custa marketing
especializado em comércio exterior?
O marketing
especializado em Comércio Exterior é mais caro que agências convencionais.
É necessário entender
que sempre haverá o “sobrinho” que cobra valores bem mais baratos, pois estão
no início da carreira, ou agências convencionais que cobram valores baixos,
porque ganham na quantidade e não prestam um serviço personalizado, mas sim, algo
abrangente para todos seus clientes e ainda demoram de 5 a 15 dias para
entregar artes ou realizar alterações.
O comércio exterior é
rápido e volátil, tudo muda muito rápido. Por isso, a agência deve ter o timing da comunicação,
postar na hora certa, no momento certo e ter senso de urgência. E é claro, ter
um atendimento personalizado para cada tipo de cliente de acordo com seus
objetivos.
Quando é hora de mudar
de agência?
Se você reconhece mais
de três dos fatores abaixo, está na hora de mudar sua agência de marketing. Se
for menos de três, tente conversar. Caso não melhore, procure imediatamente
outra agência com melhores qualificações.
- Sua agência não acompanha as
atualizações do comércio exterior;
- Sua agência faz propaganda dela
mesma em seu Instagram (hashtags,
marca d’água);
- Sua agência não entrega
relatórios;
- Sua agência não tem uma boa
comunicação com você;
- Sua agência não tem atendimento
personalizado para sua empresa;
- Sua agência não cria planos
personalizados;
- Sua agência faz todos os posts
iguais;
- Sua agência não assume erros;
- Sua agência não entende nada do
que sua empresa faz;
- Sua agência “some”;
- Sua agência não trabalha com
estratégias.
Sobre Kauana Pacheco
Kauana Pacheco é diretora da assessoria de marketing e comunicação para Comércio Exterior, a ComexLand, e ajuda empresas e profissionais da área a se posicionarem no ambiente digital. O grande diferencial da assessoria é entendimento em Comex e o atendimento que compreende a necessidade e o deadline de cada cliente. Kauana é formada em Negócios Internacionais e é especialista em Big Data & Market Intelligence.
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