Redefinindo os negócios através da Inteligência Artificial
*Arthur Mazzini é Head de Sales para os Estados
Unidos na Semantix
Ao longo da história ocorreram várias
revoluções industriais que vêm acompanhadas de inovações tecnológicas, cujo
principal objetivo é melhorar os processos de comercialização e produção das
empresas. Se é verdade que a última revolução industrial identificada ocorreu
há poucos anos com a chegada da Internet, hoje existem tecnologias tão
avançadas, que redefinem completamente a forma de fazer negócios, e uma delas
é, sem dúvida, a Inteligência Artificial. Hoje em dia, o termo Inteligência
Artificial é lido ou ouvido com frequência. No entanto, há pouco conhecimento
sobre como ela funciona, seu alcance e a forma como essa tecnologia pode ser
implementada nas empresas.
O que é Inteligência Artificial?
A primeira coisa a fazer é entender o
conceito. A Inteligência Artificial, ou IA, é um conjunto de sistemas
programados para reproduzir a inteligência humana. Seu objetivo é realizar e
melhorar a forma como os seres humanos processam determinadas informações. Por
isso, muitas empresas estão adotando cada vez mais esse recurso.
A Inteligência Artificial é um insumo
indispensável para que o processo de automação ocorra, tanto nas indústrias
quanto no ambiente corporativo. É, inclusive, a grande responsável por
conquistas como a criação de chatbots, que agilizam os serviços online,
oferecendo respostas precisas e rápidas aos usuários; o desenvolvimento de
assistentes virtuais, que analisam uma ampla gama de informações e promovem uma
resposta otimizada a elas ou os mecanismos de recomendação, ou o popularmente
chamado “algoritmo”, que filtra a informação, direcionando as mais relevantes
para cada público.
O resultado é um ganho de produtividade
e precisão em muitos processos, liberando o capital humano da empresa para se
dedicar a tarefas mais criativas.
Como funciona a Inteligência Artificial
nas empresas?
Nas empresas, a IA é aplicada
principalmente para agilizar procedimentos, tornar algumas etapas mais precisas
e aumentar a produtividade de equipes inteiras. Em geral, esses sistemas podem
levar o negócio a níveis que os humanos não poderiam. É como tentar fazer um
cálculo mental e usar uma calculadora para fazê-lo: a precisão e a velocidade
são incomparáveis.
Além disso, a IA tem uma grande
capacidade de associar informações, encontrando padrões e relacionamentos que até
os maiores especialistas podem perder. É assim que as recomendações da Netflix
deixam seus clientes tão satisfeitos, por exemplo. A aplicação da IA em uma
empresa é realmente ampla. Ela pode ser usada para determinar a melhor dinâmica
de preços a partir do padrão comportamental de seus clientes ou simplesmente
para aumentar a segurança da organização, monitorando os padrões de acesso de
seus funcionários a sistemas de negócios sensíveis.
Uma ferramenta revolucionária para uma
variedade de indústrias
Há um número infinito de setores onde a
IA pode ser de grande ajuda, alguns exemplos podem ser:
Financeiro
No setor financeiro, a IA é um grande
recurso para a análise e processamento de diversos dados, produzindo
indicadores contínuos e sempre atualizados sobre o negócio. Por meio da IA, é
possível indicar e até decidir de forma automatizada quais são as melhores
propostas financeiras dos fornecedores, os melhores preços que podem ser
praticados no mercado e até mesmo quanto crédito é seguro conceder a um cliente.
Recursos Humanos (RH)
Em recursos humanos, a IA não serve
apenas para agilizar os processos de recrutamento e seleção. É uma ótima
ferramenta de gerenciamento de carreira para funcionários de alto nível. A IA
pode até contribuir para a experiência do colaborador, pois aponta os melhores
treinamentos e qualificações para cada membro da equipe, analisando seus perfis
profissionais, realinhando seus cargos e até indicando o melhor momento para
uma promoção.
Marketing
No marketing, a IA é um grande sucesso.
Desde o mapeamento de tendências até a operacionalidade dos chatbots, é um
grande aliado no relacionamento com o cliente. Seu principal recurso é promover
uma leitura inteligente dos padrões de comportamento do mercado e do cliente, o
que contribui para proporcionar uma experiência de compra melhor e mais
personalizada. Atualmente, existem 3 principais aplicações de IA no mercado,
das quais as empresas não as utilizam apenas para melhorar processos, mas até
mesmo as implementam em alguns produtos para que o próprio usuário interaja com
ela e assim tenha, praticamente, um assistente virtual.
- Aprendizado automático
O sistema reconhece os dados disponíveis
em seu banco de dados e começa a desenvolver novos padrões a partir deles. Em
outras palavras, ele pode tanto tomar decisões quanto melhorar esse processo ao
longo do tempo, sem qualquer interferência humana.
- IoT
A Internet das Coisas (IoT) é uma rede
que permite interconectar uma infinidade de dispositivos, tornando-os mais
inteligentes. Isso é possível desde eletrodomésticos a máquinas complexas.
Dessa forma, pode agilizar algumas atividades. É viável dar um comando de voz
para um aparelho, solicitando uma música, a previsão do tempo ou mesmo para
acender ou apagar as luzes de uma residência. Este é um exemplo de Inteligência
Artificial aplicada à Internet das Coisas.
- Metaverso
The Sims, Second Life... Metaverso. Parece
que, além de um jogo, o metaverso veio para reproduzir a vida dentro de um
universo virtual, como uma espécie de Matrix. Mas é claro que isso tem suas
vantagens para as empresas, contribuindo inclusive para a qualidade das
integrações de e-commerce.
De alguns anos para cá, uma revolução semelhante à revolução industrial vem ocorrendo, só que agora de mãos dadas com o fenômeno da digitalização e, claro, tecnologias mais avançadas como a Inteligência Artificial, que é cada vez mais indispensável para o sucesso das empresas. Hoje, se as empresas querem transcender, precisam recorrer à digitalização e automatização de processos, de forma a prevalecer numa era em que o apoio das máquinas aos recursos humanos é, sem dúvida, iminente.
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