Últimas

Redefinindo os negócios através da Inteligência Artificial

*Arthur Mazzini é Head de Sales para os Estados Unidos na Semantix

Ao longo da história ocorreram várias revoluções industriais que vêm acompanhadas de inovações tecnológicas, cujo principal objetivo é melhorar os processos de comercialização e produção das empresas. Se é verdade que a última revolução industrial identificada ocorreu há poucos anos com a chegada da Internet, hoje existem tecnologias tão avançadas, que redefinem completamente a forma de fazer negócios, e uma delas é, sem dúvida, a Inteligência Artificial. Hoje em dia, o termo Inteligência Artificial é lido ou ouvido com frequência. No entanto, há pouco conhecimento sobre como ela funciona, seu alcance e a forma como essa tecnologia pode ser implementada nas empresas.

O que é Inteligência Artificial?

A primeira coisa a fazer é entender o conceito. A Inteligência Artificial, ou IA, é um conjunto de sistemas programados para reproduzir a inteligência humana. Seu objetivo é realizar e melhorar a forma como os seres humanos processam determinadas informações. Por isso, muitas empresas estão adotando cada vez mais esse recurso.

A Inteligência Artificial é um insumo indispensável para que o processo de automação ocorra, tanto nas indústrias quanto no ambiente corporativo. É, inclusive, a grande responsável por conquistas como a criação de chatbots, que agilizam os serviços online, oferecendo respostas precisas e rápidas aos usuários; o desenvolvimento de assistentes virtuais, que analisam uma ampla gama de informações e promovem uma resposta otimizada a elas ou os mecanismos de recomendação, ou o popularmente chamado “algoritmo”, que filtra a informação, direcionando as mais relevantes para cada público.

O resultado é um ganho de produtividade e precisão em muitos processos, liberando o capital humano da empresa para se dedicar a tarefas mais criativas.

Como funciona a Inteligência Artificial nas empresas?

Nas empresas, a IA é aplicada principalmente para agilizar procedimentos, tornar algumas etapas mais precisas e aumentar a produtividade de equipes inteiras. Em geral, esses sistemas podem levar o negócio a níveis que os humanos não poderiam. É como tentar fazer um cálculo mental e usar uma calculadora para fazê-lo: a precisão e a velocidade são incomparáveis.

Além disso, a IA tem uma grande capacidade de associar informações, encontrando padrões e relacionamentos que até os maiores especialistas podem perder. É assim que as recomendações da Netflix deixam seus clientes tão satisfeitos, por exemplo. A aplicação da IA em uma empresa é realmente ampla. Ela pode ser usada para determinar a melhor dinâmica de preços a partir do padrão comportamental de seus clientes ou simplesmente para aumentar a segurança da organização, monitorando os padrões de acesso de seus funcionários a sistemas de negócios sensíveis.

Uma ferramenta revolucionária para uma variedade de indústrias

Há um número infinito de setores onde a IA pode ser de grande ajuda, alguns exemplos podem ser:

Financeiro

No setor financeiro, a IA é um grande recurso para a análise e processamento de diversos dados, produzindo indicadores contínuos e sempre atualizados sobre o negócio. Por meio da IA, é possível indicar e até decidir de forma automatizada quais são as melhores propostas financeiras dos fornecedores, os melhores preços que podem ser praticados no mercado e até mesmo quanto crédito é seguro conceder a um cliente.

Recursos Humanos (RH)

Em recursos humanos, a IA não serve apenas para agilizar os processos de recrutamento e seleção. É uma ótima ferramenta de gerenciamento de carreira para funcionários de alto nível. A IA pode até contribuir para a experiência do colaborador, pois aponta os melhores treinamentos e qualificações para cada membro da equipe, analisando seus perfis profissionais, realinhando seus cargos e até indicando o melhor momento para uma promoção.

Marketing

No marketing, a IA é um grande sucesso. Desde o mapeamento de tendências até a operacionalidade dos chatbots, é um grande aliado no relacionamento com o cliente. Seu principal recurso é promover uma leitura inteligente dos padrões de comportamento do mercado e do cliente, o que contribui para proporcionar uma experiência de compra melhor e mais personalizada. Atualmente, existem 3 principais aplicações de IA no mercado, das quais as empresas não as utilizam apenas para melhorar processos, mas até mesmo as implementam em alguns produtos para que o próprio usuário interaja com ela e assim tenha, praticamente, um assistente virtual.

  1. Aprendizado automático

O sistema reconhece os dados disponíveis em seu banco de dados e começa a desenvolver novos padrões a partir deles. Em outras palavras, ele pode tanto tomar decisões quanto melhorar esse processo ao longo do tempo, sem qualquer interferência humana.

  1. IoT

A Internet das Coisas (IoT) é uma rede que permite interconectar uma infinidade de dispositivos, tornando-os mais inteligentes. Isso é possível desde eletrodomésticos a máquinas complexas. Dessa forma, pode agilizar algumas atividades. É viável dar um comando de voz para um aparelho, solicitando uma música, a previsão do tempo ou mesmo para acender ou apagar as luzes de uma residência. Este é um exemplo de Inteligência Artificial aplicada à Internet das Coisas.

  1. Metaverso

The Sims, Second Life... Metaverso. Parece que, além de um jogo, o metaverso veio para reproduzir a vida dentro de um universo virtual, como uma espécie de Matrix. Mas é claro que isso tem suas vantagens para as empresas, contribuindo inclusive para a qualidade das integrações de e-commerce.

De alguns anos para cá, uma revolução semelhante à revolução industrial vem ocorrendo, só que agora de mãos dadas com o fenômeno da digitalização e, claro, tecnologias mais avançadas como a Inteligência Artificial, que é cada vez mais indispensável para o sucesso das empresas. Hoje, se as empresas querem transcender, precisam recorrer à digitalização e automatização de processos, de forma a prevalecer numa era em que o apoio das máquinas aos recursos humanos é, sem dúvida, iminente.

Nenhum comentário