Responsabilidade ambiental e social é pauta essencial nas empresas
Por Marcos Fenício*
Marcos Fenício, fundador da Tia Sônia
Divulgação
Na última década, as grandes empresas
foram inseridas no debate ambiental, principalmente na maneira como se
posicionam sobre o tema e aos impactos que podem causar nos ecossistemas, além
do seu comportamento em relação às práticas ESG. Como forma de consolidação
desse propósito, também buscam o título de “Empresas B”, que certifica
corporações com visões socioambientais.
Embora o Brasil tenha apresentado um
crescimento de 38% na lista global que reconhece “Empresas B”, atualmente, são
apenas 233 companhias certificadas no quesito, diante de quase seis milhões de
empresas em atividade no país, segundo o Ministério da Economia.
As “Empresas B” costumam fortalecer sua
cultura socioambiental, atingindo seus colaboradores e tornando-os mais
engajados nas causas ligadas ao meio ambiente e mais confiantes e
multiplicadores dos impactos positivos.
Para ser considerada uma “Empresa B”, é
preciso avaliar os impactos de decisões em relação aos seus colaboradores,
clientes, fornecedores, comunidade e ao meio ambiente. A cada dia que passa, a
Tia Sônia investe e desenvolve políticas, práticas e programas que a tornem um
instrumento positivo de impactos sociais, ambientais e econômicos, ou seja, no
caminho de ser uma empresa melhor no país, em linha com o que preza o Sistema
B.
Hoje existem três pilares das empresas B
dentro da marca Tia Sônia:
- O cuidado com os colaboradores
para além do exigido legalmente;
- Ter produtos naturais e certificados
para manter a qualidade com mínimos impactos ambientais;
- A diversidade nas ações,
doações e investimentos sociais, voltados principalmente para educação e
alimentação de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Ser competitiva e sustentável a longo
prazo
Conciliar competitividade no mercado
atual com o desenvolvimento sustentável pode não ser uma tarefa fácil, mas de
acordo com a marca, é uma tarefa necessária e urgente.
O desenvolvimento sustentável é uma
ferramenta essencial para a competitividade e não o contrário. Hoje, se você
não tiver propósitos alinhados às atividades socioambientais, você não
permanece no mercado. Isso agrega valor a sua marca. Os colaboradores não
querem mais fazer parte de empresas que só visam o lucro.
Na Tia Sônia, as escolhas para estar em
linha com as práticas ESG podem ser notadas, por exemplo, no início do processo
de adaptações das novas embalagens, que contém o selo “I’m Green” - produzida
100% de maneira sustentável, com 64% feita de plástico verde e 36% de garrafa
pet reciclada.
Essa embalagem custa, para nós, 40% a
mais do que a nossa antiga produção e isso não é repassado para o custo final
do produto. Mas, é nisso que entra o nosso compromisso de alinhamento com
as práticas das empresas B. Embora custe mais, traz benefícios ao meio
ambiente, o que, a longo prazo, torna-se mais valoroso, além de estar em
sintonia com as práticas ESG.
Afinal, como se tornar uma empresa B?
No caso da Tia Sônia, foi necessário
estruturar, na prática, a gestão ambiental, os indicadores ESG, elaborar
políticas, organizar dados e documentos. No processo, a empresa se deparou com
alguns dos desafios, entre eles:
- Organização de dados e registro
dos indicadores;
- Comunicação interna, os dados
para a certificação envolvem toda a empresa, então, é necessário que os
setores colaborem em conjunto para coletar as informações e implementar as
novas práticas e políticas;
- Ter que declarar as informações
do ano fiscal anterior e não do que está sendo implementado atualmente,
isso faz com que as empresas adicionem informações consolidadas no
processo, o que aumenta a credibilidade da certificação, mas acaba
tornando o processo mais longo.
Durante o processo, perceber o quanto
nosso propósito sempre esteve alinhado à esta causa foi essencial. Ser uma
empresa certificada traz benefícios por ser um lugar mais seguro e equitativo,
que busca fortalecer questões sociais como direitos humanos e
diversidade.
*Marcos Fenício é CEO e fundador da Tia Sônia, famosa pela granola, a marca já conta com mais de 80 produtos entre barrinhas, snacks, linha de suplementos naturais e integrais. Para saber mais, acesse: https://tiasonia.com.br/
Nenhum comentário