Saiba como uma educação positiva pode transformar a relação com os filhos
Docente do curso de Pedagogia do UDF, Janete
Cardoso dos Santos, explica que aplicar estes princípios com os filhos é
permitir que todos possam participar dos processos e que o diálogo possa estar
sempre em primeiro plano
Distrito
Federal, 09 de agosto de 2022 – Educar os filhos é uma importante missão
dos pais e responsáveis, pois prepara de forma única os seres humanos para o
mundo. A educação que acontece em casa, no seio da família, impacta em todos os
sentidos e aspectos da vida de alguém, desde as relações pessoais, como as
sociais, culturais, políticas e financeiras.
A professora Janete Cardoso dos Santos,
do curso de Pedagogia do Centro Universitário do Distrito Federal - UDF,
explica que o termo ‘Educação Positiva’ surgiu no início de 2008, durante um
encontro entre Seligman e membros da equipe da Geelong Grammar School (GGS),
escola australiana que foi a primeira no mundo a implementar os princípios da
Psicologia Positiva em toda a instituição de ensino (Norrish, 2015). Na
literatura, entretanto, o termo aparece pela primeira vez em 2009, no artigo
Positive Education: positive psychology and classroom interventions, de
Seligman.
“Aplicar os princípios da Educação
Positiva com os filhos é oportunizar que todos possam participar dos processos
e que o diálogo possa estar sempre no primeiro plano. Com isso, as dimensões
das cobranças que tem sido bastante recorrente em nosso tempo, possam ser
colocadas no plano do planejamento entre pais e filhos. Olhar os filhos como
sujeitos capazes de pensar e expressar os sentimentos, desejos e vontades é
muito importante para que aconteça o engajamento nas ações”, diz a pedagoga.
Existem algumas ações que podem
contribuir para estreitar a relação com os filhos, como planejar a vida e
responsabilidade em conjunto, assistir filmes em família, ajudar a arrumar os
brinquedos, preparar a comida junto dos pais ou responsáveis, desenhar,
caminhar e tudo o que possibilite que a criança se sinta acolhida e prestativa.
“Além disso, é importante entender que a nossa sociedade está estruturada com a
perspectiva da cobrança e de uma performance, onde muitas vezes não há lugar
para o erro. Para o desenvolvimento saudável é preciso ter a possibilidade da
tentativa e do erro. Um exemplo disso é deixar a criança comer com as próprias
mãos. No começo, ela irá se sujar, deixar cair comida no chão, mas ela precisa
do movimento para o seu desenvolvimento. Quando maior, com as tarefas da
escola, corrigir as avaliações em conjunto para perceber como ela construiu a
suas respostas e pensar outras possibilidades para as respostas. É importante para ampliar
as possibilidades para resolver uma questão.”
Há quem acredite que a disciplina
positiva gera falta de limites nas crianças e adolescentes, porém o que ela
propõe é não reprimir. O limite precisa ser construindo com a criança e
não imposto. Ocorre que temos uma tradição de educação muito forte na imposição
da autoridade e isso por vezes tem trazido certas confusões. O adulto precisa
estabelecer os limites, porém eles precisam estar na função de cuidado e não de
limitadores.
Segundo a docente, uma das maiores
dificuldades trazida pelos pais e responsáveis é não ter tempo para se dedicar
a uma educação mais propositiva com o diálogo e manter a calma com os filhos,
além de não saberem como abordar as questões do dia a dia. “Acredito que os
pais precisam de apoio, de orientações e estudos para compreender o contexto e
as possibilidades na educação dos filhos, assim como encontrar formas de
observar o que acontece com os filhos. Exemplo: observar como os filhos
brincam, como se relacionam, como expressam os sentimentos etc. É preciso criar
espaço e vínculo para estabelecer relações seguras.
A professora Janete Cardoso dos Santos,
do curso de Pedagogia do UDF, finaliza dizendo que “Estamos passando por
mudanças significativas na forma de organização social e nos processos de
aprender, minha sugestão é que os pais não tenham medo de buscar ajuda seja ela
da forma que for: estudos, grupos de trocas e partilhas, ajuda de profissionais
especializados. Educar as crianças requer revisitar as nossas próprias
experiências, nossa educação e nossos valores.”
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Sobre o UDF - Criado em 1967, o Centro
Universitário do Distrito Federal (UDF) é a primeira instituição particular de
ensino superior da capital do Brasil. Instituição tradicional no ensino de
Direito, o UDF conta também com cursos respeitados na área de negócios, da
saúde e de tecnologia, além de oferecer cursos de pós-graduação lato e stricto
sensu, e programas de extensão voltados à comunidade externa. Ao todo reúne
mais de 16 mil alunos e integra a Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais
representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e
marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do
Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de
Franca - Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal - UDF
(Brasília/DF, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio - Ceunsp (Itu e
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