Sistema de gestão de vendas lança novo recurso para ajudar empresas no cumprimento da LGPD
Smark inova ao implementar gerenciador de
consentimento e torna-se primeiro CRM do país a oferecer a funcionalidade
Em 2022, o
Brasil entrou no segundo ano de plena vigência da Lei Geral de Proteção de
Dados Pessoais (LGPD). Desde sua implementação, a forma como empresas captam e
utilizam informações privadas precisou mudar drasticamente. Além das punições e
multas de até R$ 50 milhões para quem não seguir as regras, a lei também
incentiva cada vez mais clientes a optarem por negócios que respeitem sua
privacidade.
Foi em busca
de oferecer mais qualidade e credibilidade que a Smark, pioneira em CRM para
gestão de vendas no Brasil, implementou um novo recurso para ajudar as empresas
no cumprimento da LGPD. A solução, inédita no mercado, é um gerenciador de
consentimento já embutido no software, que permite que o cliente aprove o
recebimento de promoções, ofertas e outros contatos.
Na prática,
ao cadastrar um novo contato no software, seja de forma manual ou automatizada,
é preciso requisitar o consentimento para conversar. “Para cada tipo de
consentimento, há uma solicitação diferente, que é customizável de acordo com a
necessidade da empresa. Você pode colocar a opção de consentimento para
comunicados relacionados a ofertas, por exemplo. O usuário do CRM não fica
dependente de outras ferramentas para buscar o consentimento, ele pode fazer de
dentro do CRM diretamente, com total controle para cada contato com o qual está
trabalhando”, explica o sócio e CTO da Smark, Fábio Beckenkamp.
Para o
advogado especialista em Direito Digital, contratos e negociações de TI, Reges
Bronzatti, o novo recurso é uma necessidade, uma vez que softwares de CRM lidam
com dados pessoais e com a organização da comunicação. “Quem trabalha no mundo
comercial, precisa ter, formalmente, um mecanismo que confirme que o cliente
deu consentimento para receber comunicações. O sistema possuir uma gestão de
consentimento estruturada é fundamental”, analisa.
A solução
torna-se ainda mais importante para empresas com grande número de clientes, já
que a quantidade dificulta o trabalho manual. “O CRM pode fazer muitas coisas,
como automatizar fluxos de contato com o cliente, então é importante que, nessa
etapa, ele tenha perguntas-chave que gerem ou não o consentimento da pessoa
para continuar a conversa. Se isso não vier embutido no CRM, a equipe terá que
fazer manualmente e isso é retrabalho e perda de produtividade, além de poder
gerar falhas e insatisfação do próprio cliente”.
Em um
cenário no qual muitas empresas ainda têm dificuldade em se adaptar à LGPD, o
novo recurso representa mais uma garantia do cumprimento da lei. Afinal, a
segurança de dados é um dos principais pilares para avaliar a qualidade técnica
de um CRM, motivo pelo qual a Smark conta com assessoria de profissionais
especializados na segurança da informação para garantir a privacidade dos
usuários e clientes.
“Um CRM
trabalha com informações importantes, então garantir uma gestão de dados segura
é fundamental para o dia a dia das empresas”, conta Beckenkamp, “O novo recurso
de gestão de consentimento deve impactar positivamente no relacionamento com os
clientes, agregando ainda mais segurança otimizando o dia a dia das empresas”.
Crédito da foto: Lisa Roos
Legenda: Fábio Beckenkamp (esq.) e Leandro Ceccato (dir.) lideram a Smark, com sede no Parque Tecnológico da PUCRS
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