Sistema Positivo de Ensino lança Programa de Recomposição de Aprendizagens
Saber escolher caminhos é fundamental para
desenvolvimento integral de estudantes, afirmam educadores
Não se trata apenas de resgatar o tempo
perdido. O período pós-pandêmico exige, de escolas, estudantes e familiares, um
planejamento detalhado para garantir um bom desempenho no processo de ensino e
aprendizagem. O Sistema Positivo de Ensino está lançando um programa
estruturado de recomposição de aprendizagens para colégios parceiros, com
produtos e serviços que vão da Educação Infantil ao Ensino Médio.
“Recuperar implica que algo foi
desenvolvido e que precisa ser reforçado, reiterado, restabelecido. Não é o
caso do que está nos afligindo neste momento. É essencial compreender que não
há o que recuperar, mas, sim, desenvolver e, portanto, recompor”, explica a
gerente do Sistema Positivo de Ensino, Thaísa Lagoeiro. A especialista lembra
que os estudos de recomposição já existiam antes mesmo da pandemia de covid-19
e suas consequências. Uma série de outros cenários adversos foram impulso para
que educadores de todo o mundo passassem a seguir essa linha de raciocínio e
ação, que também é ideal para a situação atual.
De acordo com o estudo “Desafios da
educação pós-pandemia e como superá-los”, realizado pelo The Center of child well-being and
development, da Universidade de Zurique, houve impactos na
aprendizagem, nos índices de abandono escolar e na saúde física e mental dos
alunos. Embora isso tenha acontecido em todo o mundo, no caso do Brasil esses
impactos são particularmente graves. Em parceria com o Governo de São Paulo, o
estudo demonstrou, por exemplo, que o risco de abandono escolar aumentou 365% e
os resultados de aprendizagem diminuíram 72,5%, na comparação com
2019.
Por sua vez, a pesquisa “Perda de
Aprendizagem na Pandemia”, realizada pelo Insper e pelo Instituto Unibanco,
mostra que “os estudantes que concluíram a 2ª série do Ensino Médio em 2020
iniciaram a 3ª série em 2021 com uma proficiência (em Língua Portuguesa e
Matemática) entre 9 e 10 pontos abaixo do que iriam alcançar caso não tivessem
tido a necessidade de transitar do ensino presencial para o ensino remoto
devido à pandemia”.
Para Thaísa, é preciso fazer escolhas.
Definir quais caminhos percorrer rumo a essa recomposição de aprendizagens é
fundamental para o sucesso desse desafio. O foco, ela afirma, deve estar na
educação integral e na personalização do ensino. “Em um contexto como esse,
mais do que nunca precisamos focar no desenvolvimento daquelas aprendizagens
essenciais, que transformarão nossos alunos em indivíduos críticos e autônomos,
sem desconsiderar suas características e trajetórias próprias”,
ressalta.
Possíveis caminhos
Dividido em três frentes - Educação
Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio -, o Programa de Recomposição de
Aprendizagens do Sistema Positivo de Ensino prevê soluções para os possíveis
desafios encontrados nas diferentes fases da vida escolar. Além dos conteúdos,
estão previstas ações que abrem espaço para desenvolver também as habilidades
socioemocionais que devem estar presentes no trabalho pedagógico, de acordo com
a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Algumas adaptações potencializam a
recomposição das aprendizagens. Currículo, prática e tempo pedagógico devem ser
flexibilizados de acordo com a necessidade e os objetivos de cada estudante. O
produto ainda traz, em seus anexos, uma matriz de progressão de habilidades
essenciais e de prioridades, para que as instituições possam trabalhar seguindo
uma ordem do que é mais importante.
De acordo com o Censo Escolar 2021, as
escolas brasileiras ficaram fechadas, em média, por 279 dias, entre março de
2020 e maio de 2021. A interrupção das atividades presenciais afetou a
aprendizagem das crianças e ampliou as desigualdades educacionais em todos os
segmentos do ensino, em especial na Educação Básica. O efeito desse afastamento
funciona como um dominó. Ou seja, impactos sofridos pela Educação Infantil se
desdobram para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e assim
sucessivamente.
“Estamos em um momento decisivo para
superar esses impactos. Por isso, precisamos pensar junto às escolas qual é a
melhor forma de recompor essas aprendizagens”, destaca Thaísa. Propostas como
guia de estudos, planos semanais, livros de atividades, tarefas, videoaulas e
objetos educacionais digitais podem ser bons aliados nessa missão e devem ser
adaptadas para cada etapa escolar de acordo com os resultados obtidos em
avaliações diagnósticas, segundo a educadora.
Sobre o Sistema Positivo de Ensino
É o maior sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversos componentes, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltadas à educação.
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