WhatsApp também pode ser um lugar de aprendizado
Por Cláudio Machado, líder técnico do DOT Digital Group*
O WhatsApp é o app mais acessado pelos
brasileiros, é o que aponta um levantamento do Opinion Box em em parceria com o
Mobile Time sobre o uso de aplicativos no Brasil. O estudo também revelou que ele
está presente na tela inicial de 54% dos smartphones. Mas se antes o WhatsApp
era apenas um aplicativo de troca de mensagem, hoje por outro lado, seu uso vai
muito além disso. Empresas de todos os segmentos utilizam o app para se
comunicar com seu público.
Muito antes da pandemia começar, a
digitalização já vinha mudando o mundo de forma significativa em diversos
âmbitos. Mas, o isolamento acelerou ainda mais esse processo, quando os mais
variados setores se viram obrigados a buscar novas formas de conversar com seu
público, como foi com a educação. Antes dessa grande transformação, a sala de
aula era o único local de aprendizado, hoje, as instituições de ensino
entenderam que precisam buscar novos caminhos para engajar os alunos.
Nesse sentido, o WhatsApp tem sido um
ótimo canal para enviar conteúdos e compartilhar orientações pedagógicas para
alunos e pais. Apesar dessa não ser a situação ideal, ela com certeza foi muito
útil durante a pandemia. E, hoje, muitas outras instituições entenderam que o
aplicativo pode ser a interface ideal para aplicar cursos livres de curta
duração para os seus usuários, afinal, existem inúmeras facilidades.
Como o aplicativo já vem instalado na
maioria dos celulares e o público, de maneira geral, tem familiaridade com a ferramenta,
eles têm autonomia para escolher o melhor momento para acessar os treinamentos
sem maiores problemas - como no transporte -, além é claro, do alto alcance
geográfico, visto que, mesmo sem uma boa internet, é possível acessá-lo e, em
alguns casos, as operadoras não descontam o uso do aplicativo dos dados móveis.
E para alguns setores, como o
agronegócio, o WhatsApp tem sido o canal mais eficiente de aprendizado. Uma das
principais possibilidades, que nem sempre é lembrada ou considerada importante,
é que os profissionais envolvidos nesse segmento também precisam de capacitação
e, muitas vezes, precisam fazer isso com menos recursos, sejam eles financeiros
ou mesmo tecnológicos. A grande pergunta é: como fazer o conhecimento chegar a
essas áreas? Nesse caso o WhatsApp pode ser o melhor, e talvez único meio de
acesso desses trabalhadores. Assim, essa nova possibilidade cai como uma luva e
facilita o dia a dia deles.
Esses cursos costumam ocorrer de duas
maneiras. Por chatbot, em que o acesso é feito direto no WhatsApp e os
conteúdos são organizados para obedecer o comando do aluno, por exemplo: digite
1 caso queira receber o vídeo do conteúdo, digite sim se quiser ter acesso a
fotos etc. Ou cursos com mediação em grupos de WhatsApp. Nesse caso, é criado
um grupo temático, com hora e dia para começar e terminar, onde os
facilitadores enviam conteúdos, fazem questionamentos e, em determinados
momentos, abrem para que os participantes enviem suas respostas e dúvidas,
procedendo com a mediação.
O fato é que os cursos pelo WhatsApp
podem ser um ótimo caminho de aprendizado. Além do mais, eles são ancorados no
conceito de microlearning, que é um método de aprendizagem baseado em
treinamentos curtos e de formato interativo. Ou seja, na prática a solução
consiste em sintetizar e fragmentar os assuntos em vídeos, podcasts, tutoriais,
quizzes, jogos e infográficos, para que possam ser consumidos e assimilados de
forma rápida. Isso aumenta consideravelmente a taxa de participação dos alunos
e a retenção de conhecimento que, no final do dia, é o principal objetivo de
qualquer treinamento.
*Cláudio Machado é líder técnico do DOT Digital Group, edtech líder nacional no mercado de educação corporativa digital, desenvolveu um e-book destacando as principais vantagens de implementar treinamentos corporativos em empresas do setor.
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