10 perguntas para viralizar um podcast
*Rodrigo Alencar, Host podcast e Community
Manager da Revelo, fala sobre as estratégias para decolar o seu canal
O Brasil está entre os países que mais
consome podcast – atrás somente de Suécia e Irlanda. É isso que mostra uma
pesquisa realizada pela plataforma CupomValido.com.br com dados da Statista e
IBOPE. O estudo afirma que nos últimos 12 meses, 40% dos brasileiros consumiram
algum tipo de conteúdo em áudio pelo menos uma vez. Com o número de ouvintes
crescendo exponencialmente, a competição por espaços entre os criadores também
aumentou.
Conquistar um público que deseja ouvir
regularmente e acompanhar o seu programa em vez de outros pode ser uma tarefa
intimidadora - mas também é bastante empolgante. Alguns podcasters iniciam seus
projetos e esperam que ele se torne viral e se espalhe por si só. Quase nunca
funciona assim, mas existem algumas iniciativas que podem (e devem) ser
seguidas para ajudar a viralizar um podcast.
E para ajudar nesta missão, respondi 10
perguntas para decolar o seu canal e torná-lo mais popular entre os
ouvintes.
1. O que devo fazer antes de divulgar o
meu podcast?
Grave de três a quatro
episódios e lance pelo menos três antes de promovê-lo. Esta ação inicial vai
ajudar na periodicidade de publicação e também como serão feitas essas
divulgações. Os ouvintes estarão mais propensos a interagir e consumir seu
material se você manter seu canal ativo com uma programação estabelecida.
2. Meu podcast aceita convidados. Como
escolher o próximo especialista?
Para os formatos que
vão desde de entrevistas, como talk
shows, até os bate-papos no estilo mesa redonda, contar com a
colaboração e experiência de um especialista é uma excelente estratégia para
alcançar um número maior de pessoas. No entanto, não fique preso ao número de
seguidores que esta personalidade tem. O convidado deve ser selecionado de
acordo com o objetivo de cada programa. Por isso, veja se suas experiências e
conhecimentos são adequados para atrair a atenção de sua audiência e retê-los
durante a entrevista.
3. Como selecionar o tema central?
O tema geral deve ser
escolhido de acordo com sua área de interesse. Uma das chaves do sucesso de um
podcast é a constância e, por isso, trabalhar com um tema que lhe traz prazer e
realização é primordial. O assunto pode envolver sua área de atuação ou até
mesmo abranger um hobby que você tenha.
No meu caso, por exemplo, como estudante
de tecnologia e com o desejo de empreender, decidi criar conteúdo voltado para
CTOs (Chief Technology Officer) e líderes técnicos por meio de entrevistas com
diretores de tecnologia e líderes do segmento para entender suas jornadas,
erros e aprendizados. Portanto, o autoconhecimento é muito importante.
4. Como aproveitar o tempo e escolher as
melhores perguntas que deverão ser feitas durante o episódio?
As perguntas vão variar
de acordo com as experiências e destaques de cada perfil. Lembre-se que cada
pessoa é única e possui vivências e percepções diferentes. Uma estratégia que
sempre utilizo é elaborar perguntas padrões que me norteiam e mostram se existe
um padrão (ou não) do entrevistado. Além disso, as perguntas devem estar de
acordo com o tema e o objetivo do seu podcast. Caso o programa seja focado, por
exemplo, em inspirar as pessoas a crescerem em suas carreiras, desenvolva
perguntas que ajudem a entender a jornada e os aprendizados do participante e
deixe um espaço para dicas.
5. Como tornar meu programa acessível?
Os melhores meios de
divulgação são onde seu público está e, por isso, um estudo prévio da sua
persona é importante. Com esta análise, é possível entender ao máximo os gostos
e os desafios dos ouvintes e, consequentemente, descobrir em quais meios ou
redes eles mais se encontram. Algumas pessoas só escutam podcasts no Spotify. No
entanto, se ela for testar uma nova plataforma de áudio e não conseguir
encontrá-lo, provavelmente você perdeu um ouvinte. Por isso, certifique-se de
que seu programa pode ser facilmente encontrado nos principais players.
6. É possível aumentar a audiência de um
podcast?
A audiência vem com o
tempo e a consistência. O foco deve estar sempre na busca em melhorar a
qualidade do conteúdo e garantir que as pessoas tenham acesso a entrevista com
pessoas renomadas no segmento. Além disso, promover parcerias com outros
podcasters - para que um participe do programa do outro - pode ser uma
excelente maneira de conectar os assuntos e conquistar mais ouvintes.
7. Ter apoio de marcas é uma forma de
viralizar?
Dependendo do tamanho
da marca, sim. Negociar parcerias e patrocínios com empresas com maior awareness pode gerar uma
maior visibilidade ao podcast. Contar com o apoio financeiro pode ajudar na
melhoria da qualidade dos conteúdos e também auxiliar no tráfego pago.
8. Devo criar uma rede social e um site
para o meu podcast?
Quanto mais presença
digital, melhor. O site e as redes sociais vão ajudar no tráfego de SEO, capaz
de potencializar e melhorar o posicionamento do seu podcast em portais de
buscas orgânicas. Assim, quando as pessoas buscarem por algo relacionado ao seu
tema, seu projeto será um dos primeiros a aparecer. Além disso, criar postagens
com imagem, nome e citação do seu convidado pode ser uma excelente maneira de
divulgar o episódio – não esqueça de marcar o convidado nessas postagens. Você
também pode apostar em pequenos trechos da entrevista ou até mesmo dos
bastidores com o link direto para a página do áudio.
9. Por que eu devo manter o podcast em
vídeo?
Apesar da disseminação
do conteúdo em áudio, a internet é feita de materiais visuais. Por isso,
converter o programa em vídeo é uma excelente maneira de atrair a atenção do
público. Neste caso, disponibilizar os episódios com um vídeo no Youtube ou
aproveitar pequenos trechos para alimentar o Instagram Reels ou TikTok podem
ser ótimos pontos para aumentar as chances de viralizar.
10. Como mensurar esse sucesso?
A média de ouvintes e o
tempo de escuta podem ser dois parâmetros a serem analisados. Além disso,
plataformas como o Spotify consolidam e disponibilizam dados para ajudar neste
acompanhamento. Uma das melhores formas de mensurar o sucesso de um podcast
para mim são as mensagens de agradecimento e feedbacks
positivos de que os conteúdos abordados estão impactando a vida das pessoas.
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