5 principais dúvidas e respostas sobre o óleo lubrificante automotivo
Escolher o lubrificante ideal para o motor do carro pode não
ser simples; descubra algumas dicas que podem prolongar a vida útil do motor
O óleo lubrificante ainda
desperta dúvidas em condutores de todas as idades. Quantos quilômetros posso
rodar? A viscosidade do óleo está certa? 10.000 ou 5.000 km? Esses são alguns
dos questionamentos mais frequentes no momento de fazer a manutenção do carro,
afinal,andar com os cuidados em dia do automóvel é necessário para prevenção de
problemas maiores.
O óleo lubrificante é o
componente responsável por manter a temperatura do motor em um nível adequado,
eliminando as impurezas que podem prejudicar o seu desempenho e lubrificando
cada peça, evitando o atrito entre elas.
“Óleos de má qualidade ou
inapropriados para o tipo do veículo sofrem reações químicas que favorecem o
surgimento de ‘borras’. Esse fenômeno acontece quando os resíduos se acumulam e
constituem uma massa viscosa. Essa massa pode entupir passagens e dutos
importantes das peças, causando a fundição do motor”, explica Pablo Bueno,
engenheiro mecânico da YPF Brasil.
Cada motor possui suas próprias
características e especificações, e o óleo lubrificante ideal é fundamental
para o bom funcionamento do “coração” do carro. Abaixo, Pablo Bueno esclarece
cinco dúvidas frequentes que motoristas carregam consigo na troca do óleo
lubrificante.
Qual o limite de
quilometragem ideal?
A rodagem do óleo é uma questão
sempre levantada pelos motoristas, no entanto, não é o lubrificante que traz a
autonomia para determinar o intervalo de troca. É necessário obedecer a
quantidade estabelecida pela montadora e seguir as orientações contidas no
manual do proprietário para realizar a troca no momento ideal.
Viscosidade x
Sintético, semi ou mineral
A viscosidade é um ponto
importante a ser observado. Manter o padrão estabelecido pela fabricante do
veículo aumenta a vida útil do motor. O tipo de óleo, seja ele sintético,
mineral ou semissintético, não delimita a performance ou limite de
quilometragem. Cada base de lubrificante indica apenas componentes usados na
fabricação.
A cor do lubrificante
importa?
Para o especialista da YPF
Brasil, aquela velha frase “Óleo bom não fica preto” é mito! Segundo Pablo, uma
das principais funções do lubrificante é fazer a limpeza do motor. As menores
partículas ficam em suspensão no óleo, e as maiores ficam retidas no filtro do
lubrificante.
“A aditivação detergente e
dispersante presente nos lubrificantes tem essa responsabilidade, então de fato
o escurecimento do óleo se dá por essa razão”, comenta ele.
API ACEA?
API (Instituto Americano do
Petróleo) e ACEA (Associação dos construtores Europeus de automóveis) são duas
siglas presentes nas embalagens de lubrificantes de órgãos regulamentadores que
os padronizam de acordo com seus níveis de desempenho.
Dúvidas como essas são comuns
para o mercado consumidor brasileiro, e elas levam a práticas muito
recorrentes, como: a utilização de óleos lubrificantes falsos ou incoerentes
com a motorização.
Existem muitas informações
desencontradas que são difundidas por reparadores, trocadores e profissionais
da área. Isso acontece por causa de uma cultura há muito tempo enraizada, de
que o óleo lubrificante é sempre igual.
Um bom lubrificante precisa
estar em constante evolução, para atender às principais necessidades do mercado
automotivo, seja em relação à economia de combustível ou compatibilidade com
sistemas de pós tratamento de gases de escape.
Qual o melhor
lubrificante?
Cada veículo precisa de um óleo
lubrificante específico, por isso, os fabricantes do setor, como a YPF Brasil,
dispõe de linhas ideais para cada tipo de motor. Confira sempre o manual do proprietário
e, na hora da troca de óleo,
saiba qual o tipo de lubrificante
indicado para
o seu carro.
Recentemente, a YPF Brasil
lançou a nova linha de lubrificantes Elaion e Elaion Auro, que traz um olhar
especial para novas motorizações do mercado, em linha com os novos conceitos downsizing e motorizações
híbridas,
mas mantendo todo zelo e cuidado com a frota atual circulante.
O novo conceito de tecnologia
em evolução constante (TEC), presente nesses lubrificantes, revela um olhar
alinhado ao mercado automotivo global, além de entregar economia de combustível
e menores índices de emissões (CO2) sem perda de potência e durabilidade dos
motores.
Sobre a YPF
A YPF transforma vidas
através de energia, uma das maiores empresas produtoras de petróleo e gás da
América Latina, sendo a maior empresa Argentina em termos de receita, com quase
100 anos de história e 20.000 colaboradores. Lidera com 54% de market share em
lubrificantes no mercado local e soma mais de 1600 postos de combustíveis.
Atua no Brasil desde 1998, possui sede e fábrica em Diadema-SP, com capacidade produtiva de 47 mil toneladas por ano e distribuição em todo país. A marca destaca-se por ser a que mais cresce no mercado brasileiro pelo 3º ano consecutivo, no segmento de lubrificantes, segundo o IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás). Visite o site www.ypf.com.br e conheça as redes sociais para saber mais sobre a história.
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