94% dos usuários de aplicativos têm seu banco no celular
Estudo realizado pela Ilumeo indica que adesão
a apps bancários chegou perto do seu limite
São Paulo, setembro de 2022 – A pandemia de Covid-19 acelerou o
ritmo do setor bancário, que no período de janeiro de 2020 a junho de 2021,
ganhou 38 milhões de novos clientes (de acordo com dados disponibilizados pelo
Banco Central). A transformação do setor bancário impulsionou novas
tecnologias, que foram bem recebidas pelos consumidores. Esse contexto se
reflete na alta porcentagem de brasileiros com apps bancários instalados em
seus smartphones,
representando 94% dos usuários de aplicativos.
A informação faz parte do estudo “Super
Apps – Estudo do Comportamento do Consumidor e Marcas”*, realizada pela ILUMEO, consultoria de
inteligência focada em dados e tecnologia. O alto resultado é constante tanto
na classe A (94%) quanto nos consumidores das classes econômicas B (97%) e C (94%).
Para se ter um parâmetro de comparação, o estudo aponta a penetração dos apps
bancários fica atrás apenas da penetração de apps de redes sociais, presentes
em 96% dos celulares.
Esses dados mostram que os bancos e
fintechs não têm mais o desafio de fazer os seus clientes aderirem ao apps, que
já se tornou um comportamento padrão para quase todos que tem smartphone.
Agora, o desafio dessas empresas é conseguir atrair clientes dos concorrentes.
É convencer os consumidores que vale a pena trocar de banco ou, pelo menos,
incluir mais um app financeiro no seu celular.
Além dos consumidores, o mercado
financeiro viu o aumento da oferta de produtos e empresas disparar nos últimos
anos. De acordo com o estudo Global Digital Banking de 2021, houve crescimento
de 73% dos usuários brasileiros com contas exclusivamente digitais, e 44% da
população brasileira utiliza serviços de fintechs.
A atratividade dos aplicativos pode
contribuir nessa disputa “cliente a cliente” angariada entre bancos
tradicionais, carteiras digitais e fintechs.
A pesquisa da ILUMEO
mostra que apesar do grande número de usuários de aplicativos do segmento, os
consumidores não são tão atraídos a usarem os apps desta categoria. “O tempo de
uso e envolvimento dos consumidores é maior em todos os outros tipos de
aplicativos (compras, delivery, mobilidade, jogos). Os bancos que querem se
tornar super apps têm um desafio de mudança de comportamento e ganho de
relevância muito grandes”, explica Otavio Freire, sócio e head of Science da
ILUMEO.
As alavancas de comportamento que fazem
as pessoas se interessarem e baixarem aplicativos e todos os detalhes do estudo
serão apresentados na Ilumeo
Sessions – Super Apps, palestra que ocorrerá no dia 28 de setembro, às
10h30. O evento é online e gratuito, e as inscrições podem ser feitas por meio
do link.
*A ILUMEO ouviu 1.300
pessoas que possuem aplicativos instalados em seus celulares, dentro do período
de julho a agosto de 2022, para entender o nível de conhecimento dos Super Apps
pelos usuários e as tendências de consumo de aplicativos em geral.
SOBRE A ILUMEO
A Ilumeo é uma consultoria de inteligência focada em dados e tecnologia que usa métodos científicos para ajudar no crescimento dos negócios de seus clientes. A empresa tem 11 anos de história e mais de 700 projetos com grandes empresas nacionais e multinacionais. Com sede na capital paulista, a Ilumeo conta com cerca de 50 colaboradores, que se dedicam diariamente para garantir produtos de excelência em todos os projetos. Para maiores informações, acesse o site https://ilumeo.com.br/.
Nenhum comentário