Aeroporto Internacional de BH conclui primeira fase da reforma do Terminal de Passageiros 1 até o final deste ano
Obras nas áreas dos portões de embarque, assim
como no canal de inspeção, têm previsão de entrega em dezembro
Belo Horizonte, setembro de 2022 – O Aeroporto
Internacional de Belo Horizonte entra agora em uma nova etapa da reforma do
Terminal de Passageiros 1. As obras da primeira fase da sala de embarque, que
incluem o novo canal de inspeção e também os portões 3, 4, 5 e 6, estão
avançadas e serão entregues em dezembro. Na mesma data, também será finalizada
parte das intervenções que refletem no saguão. No caso, a área próxima à loja
da Pandora e da Havaianas.
Hoje, o aeroporto conta com 26 pontes de
embarque divididas entre os terminais de passageiros 1 e 2. Dos portões 1 ao
16, todos fazem parte do Terminal de Passageiros 1. Do 17 em diante, compõem o
Terminal de Passageiros 2. Com uma infraestrutura moderna, ele foi concluído em
2016 e oferece conforto e comodidade aos passageiros.
“A ideia da reforma é trazer toda a
modernidade do Terminal de Passageiros 2 também para o terminal mais antigo.
Construído há mais de 30 anos e sem nenhuma reforma dessa magnitude durante
esses anos, o Terminal de Passageiros 1 tem arquitetura e estética marcadas
pelo concreto. Com o projeto de reforma e modernização, o intuito é compor harmonicamente
as áreas existentes com novos materiais e texturas”, explica o gestor de
Desenvolvimento Aeroportuário da BH Airport, Gustavo Anfra.
O projeto de modernização do Terminal de
Passageiros 1, assinado pelo escritório Fernandes Arquitetos Associados, prevê
a ampliação das áreas comerciais, assim como a revisão dos fluxos e processos –
que englobam raio-X, check-in, restituição de bagagens, salas e portões de
embarque.
As intervenções no Terminal de
Passageiros 1 demandarão investimentos da ordem de R$ 100 milhões e vão
contribuir para fortalecer o papel do aeroporto como hub, ou seja, um centro
distribuidor de voos, com localização privilegiada e ampla conexão com todo o
país. Atualmente, cerca de 50 cidades estão ligadas ao terminal com voos
diretos.
“Queremos sempre oferecer a melhor
experiência aeroportuária aos nossos clientes. Com as obras atuais, o aeroporto
entra em um novo patamar de excelência e passageiros, visitantes e toda a
comunidade aeroportuária passam a ter mais conforto e comodidade. Além disso,
vamos ampliar nossas áreas comerciais em 100%, o que reflete na diversidade do
nosso mix comercial”, ressalta.
Projeto arquitetônico é destaque
O conceito arquitetônico é um dos
destaques da reforma, uma vez que visa transformar a antiga estrutura em uma
nova ambiência que atenda as demandas atuais de movimentação, sem
descaracterizar o projeto original, de autoria do arquiteto Milton Ramos. “A
ideia desse novo conceito é trazer para o terminal uma matriz conceitual com o
lema ‘De Minas para o Mundo’. O intuito é que a arquitetura se caracterize como
um meio potente de identificação e valorização da história e da cultura
mineira”, explica Anfra.
Expansão das operações comerciais já
começou
As obras em andamento também englobam as
novas operações comerciais e contribuíram para a inauguração, no primeiro
semestre deste ano, da Pizza Hut, do Rokkon, restaurante de culinária japonesa,
e também do La Vinícola – os três no saguão do aeroporto. Com uma
infraestrutura moderna e um espaço de mesas amplo, as operações trazem mais
conforto e tranquilidade a passageiros, visitantes e comunidade aeroportuária.
Além das diversas operações programadas
para inaugurar ao longo do ano, com o fim das obras da primeira fase, uma
megastore da Dufry deve abrir as portas. A empresa estendeu seu atual contrato
de Duty Free no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte até 2029. Além disso,
um contrato de dez anos foi concedido permitindo que a Dufry continue a operar
seu portfólio atual de quatro lojas Duty Paid, incluindo os conceitos Dufry
Shopping e Hudson, e também construir mais três novas lojas Duty Paid, uma das
quais será uma loja walkthrough de 670 metros quadrados.
Serviços a favor da experiência
Diariamente, cerca de 30 mil pessoas
circulam pelo Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. De olho na experiência
dos clientes, a sala de embarque conta com a presença de um carrinho elétrico
que contribui para que as pessoas possam se deslocar aos últimos portões. O
serviço é gratuito.
Além disso, passageiros e visitantes
conseguem fazer a reserva on-line do estacionamento. A plataforma está no ar,
no site da BH Airport (vendasonline.bh-ariport.com.br), e as condições
promocionais correspondem a mais de 50% de desconto no valor da tarifa
presencial, na permanência a partir de quatro diárias. Os clientes conseguem
fazer a reserva e o pagamento antecipado pelo site.
Sobre a BH Airport
A BH Airport, concessionária do
Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, é uma Sociedade de Propósito
Específico (SPE) formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de
concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador
do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos
melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais
de 40 anos na gestão de aeroportos no Brasil, que tem 49% de participação.
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