Black Friday: CSO do Grupo Intelipost dá dicas para varejistas garantirem entrega perfeita aos consumidores
Segundo Stefan Rehm, varejistas do e-commerce precisam começar a se preparar para a Black Friday com 3 meses de antecedência
São Paulo, setembro de
2022 - De acordo
com a pesquisa “Black Friday 2022: termômetro de consumo”, este ano, 50% dos consumidores
brasileiros pretendem comprar algum produto na Black Friday. Ao mesmo passo, um
estudo divulgado pela plataforma CupomValido.com.br com dados da Statista, a
expectativa é de que em 2022, o crescimento do número de vendas online no
Brasil, alcance a marca de 20% ao ano, chegando em R$ 264 bilhões de
reais.
Neste cenário, Stefan Rehm, CSO (Chief Strategy Officer) do Grupo Intelipost - maior grupo de tecnologia logística do
Brasil - alerta que os varejistas que integram o comércio
eletrônico e pretendem realizar muitas vendas durante a Black Friday, precisam
começar um planejamento cuidadoso com pelo menos 3 meses de antecedência para
passar pela data com tranquilidade e oferecer um bom serviço de entrega.
“É preciso alinhar níveis de estoque com
fornecedores e elaborar um plano de contingência nos casos de possíveis
adversidades. Além disso, é recomendado adotar estratégias de frete que
colaborem com o aumento de conversão de vendas a partir de campanhas bem
estruturadas e claro, priorizar a otimização do fluxo de envios”, justifica
Rehm.
De acordo com a pesquisa “O que os Consumidores Esperam de Uma
Entrega Perfeita”, elaborada pelo Grupo Intelipost, confiabilidade
de marca, valor do frete e flexibilidade nos prazos, estão entre os principais
fatores para uma boa experiência e, segundo Stefan Rehm, para proporcionar
esses aspectos, além de pensar na cadeia logística de ponta a ponta, os varejistas
precisam focar na experiência do consumidor, assegurar maior autonomia e
conveniência por meio de agilidade e flexibilidade nas modalidades de entrega.
“Para se destacar no mercado pulverizado
e com alta competitividade, a adoção de tecnologias inteligentes que
simplificam os processos logísticos é a melhor estratégia para garantir uma
operação mais econômica e eficiente”, comenta o CSO.
Segundo o executivo, um fator que
colabora para confiabilidade e custo de frete, são as tecnologias de roteirização
baseadas em Inteligência Artificial (IA), que contribuem com a redução de
quilometragem e otimização de frota por meio de parâmetros e variáveis que
geram rotas inteligentes, assegurando entregas mais velozes e sustentáveis.
Ainda em relação ao frete, Rehm destaca
que cerca de 62% dos abandonos de carrinho acontecem na página de checkout,
quando o consumidor insere o CEP e confirma o valor do frete a ser pago e que,
somente no primeiro semestre de 2021, foi registrado aumento de 49% na oferta
de frete grátis, o que mostra que este tópico já está consolidado como
diferencial competitivo na experiência de compra.
“Nesse aspecto, ferramentas como um
sistema de gestão de transporte, podem ser um ótimo investimento para alavancar
as vendas, já que estas soluções possibilitam a criação de regras de frete
personalizáveis de acordo com determinada região, tipo de cliente ou categoria
de produto”, aponta o CSO.
Outro tópico que no relatório “O que os Consumidores Esperam de Uma
Entrega Perfeita”, aparece entre os principais fatores para uma boa
experiência é a diversidade nas modalidades de entrega. Nessa perspectiva, Rehm
destaca que dentre os modelos que não podem faltar estão o ship from store, quando a
loja física é transformada em um ponto de distribuição e faz uso do estoque
para atender as demandas de compras online; o modelo de click and collect, quando o
consumidor realiza a compra online e retira o produto em loja; e as estratégias
de same day delivery e
next day, que são
modalidades expressas, geralmente com algum custo diferenciado e que oferecem
mais velocidade para quem precisa de uma entrega mais rápida.
Outro modelo que é destacado pelo CSO do
Grupo Intelipost, são os pick-up
points, que de acordo com executivo, são tendência no mercado
logístico. “As estratégias de redes de pontos de retirada são uma solução para
baratear custos logísticos e melhorar a experiência do consumidor final, já que
são situados em locais estratégicos e de grande circulação. Nesse modelo, o
consumidor adquire o produto em um e-commerce e opta por retirar o produto em
alguma loja física parceira, pré-cadastrada para essa finalidade”, comenta.
Para a Black Friday 2022, o Grupo
Intelipost já tem um planejamento pronto para garantir a melhor operação
logística junto aos parceiros. Além de um plano de comunicação ativo, tanto com
as transportadoras como com as varejistas, para a realização de entregas
perfeitas dentro do prazo, a corporação dispõe de um cronograma de testes
técnicos de stress para assegurar que nenhum dos parceiros sofram com
indisponibilidades do sistema.
“Esperamos impulsionar a logística do
país, por meio de inteligência logística, agilizando os processos e
gerando economia para as empresas”, finaliza Stefan Rehm.
Sobre o Grupo Intelipost
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