Brasil Design Award tem recorde de inscrições
Consagrado
como maior prêmio do Design Brasileiro, o BDA recebeu um número recorde de
inscrições em sua 12ª Edição.
Promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Design
(ABEDESIGN) o BDA (Brasil Design Award), considerado pelo setor, como
maior premiação do design brasileiro, recebeu 1.670 inscrições neste
ano – um aumento de 5%, em relação ao ano passado. Capitaneado pelo tema “Sem
fronteiras para o design Brasileiro”, a edição recebeu inscrições de 22
Estados brasileiros, de norte a sul. O período para
inscrição dos projetos durou cerca de 50 dias. “Queremos ressaltar a
importância do design na estratégia das empresas, assumindo relevância nos
negócios, mas sempre pensando no ser humano – filosofia ‘High Tech + High
Touch’”, ressalta o designer Gabriel Lopes, presidente da ABEDESIGN.
Este ano o BDA, reforça seu compromisso com a Diversidade e
apresenta uma avaliação de projetos com presidentes de categorias, formado
apenas por mulheres. As profissionais, juntamente, com vice-presidentes de
categoria e júris, farão a seleção dos melhores projeto. “A nova formatação da
presidência dos júris assegura uma maior representatividade nas regiões do país
– uma pluralidade de profissionais, de diversos segmentos, experiências e,
acima de tudo, reforça e destaca a liderança feminina no segmento de design. O
BDA reconhece e destaca a capacidade criativa e inovadora do design na economia
nacional.”, afirma a diretora de Premiações da ABEDESIGN e diretora geral do
Brasil Design Award 2022 , Vanessa Queiroz.
“Este ano promovemos o acesso, demos oportunidade para outros
grupos, além dos estudantes, por meio de descontos e bolsas: estudantes de Graduação, PCD, Pessoas Pretas e
Indígenas, Idosos, ONG’s”, enfatiza Vanessa.
Conheça as categorias do BDA 2022:
1. Branding – Camila
Moletta, diretora de Design Coca-Cola LATAM e Co-fundadora da MORE GRLS.
2. Craft for Design – Flavia
Zimbardi, Typeface Designer e Artista Visual.
3. Design Gráfico – Monica
Moura, professora Doutora e Pesquisadora em Design na UNESP – Universidade
Estadual Paulista.
4. Design de Ambiente –
Bebel Abreu - arquiteta, produtora cultural Diretora da Mandacaru Design, Bebel
Books e da What Design Can Do – Brasil.
5. Design de Embalagem –
Daniela Cachich - Presidente de Unidade de Negócios de Bebidas do Futuro –
AMBEV.
6. Design Social – Mel
Campos, designer Estratégica em Inovação Social na Natura e diretora ADG Brasil
e PretADG.
7. Design de Produto – Renata
Moura, especialista em Design Emocional e Designer Industrial do Estúdio Renata
Moura.
8. Design de Serviço – Iana
Chan, CEO e Fundadora da PrograMaria, Colunista IT Forum 365 - Diversidade e
Inclusão na Tecnologia.
9. Design Editorial – Thais Klein, Lead Design Global da Condé Nast EUA.
10. Design Digital – Rachel Lima, design Lead da AmbevTech,
Diretora ADG e no grupo de trabalho PretADG.
11. Design Sustentável (novo) – Laura Bretanha Herter, chefe de
Operações e gerente geral da KLABIN.
12. Destaques do Ano (novo) – Dandara Almeida, diretora de
Criação da Tátil Design e Diretora da ADG Brasil.
Os projetos foram enviados (on-line) no início de setembro. Agora,
o prêmio entra em fase de definição da “shortlist” – uma pré-seleção dos
melhores projetos. Após este primeiro filtro, a média da nota de todos os júris
de cada categoria definirá os vencedores em três classificações: ouro, prata e
bronze. Além disso, os projetos selecionados na categoria ouro, passarão por
uma nova avaliação que poderá premiar com o troféu Grand Prix BDA – O melhor
dos melhores. O evento de premiação será realizado no início de dezembro, em
São Paulo, presencial e com transmissão ao vivo.
Cronograma previsto:
·
1ª
Fase – Seleção de Shortlist 05/09 a 26/09
·
2ª
Fase – Seleção de Vencedores 03/10 a 17/10
·
3ª
Fase – Definição de Grand Prix 18/10 a 21/10
Segundo o diretor de Comunicação e Relacionamento da Abedesign, Anderson Passos, na premiação deste ano, será anunciado uma nova categoria para a premiação para 2023 – uma categoria especial para a Imprensa/Jornalismo. “O objetivo é estimular a produção jornalística sobre o design brasileiro, exaltando o pensamento crítico do setor, valorizando, ainda mais, o design no País e fora dele. Ademais, fortalecer o ecossistema e profissionais de Imprensa”, finaliza.
Nenhum comentário