Café brasileiro registra números históricos em exportação e pode voltar a aumentar nos mercados
Embora o país seja o maior exportador do mundo,
pode sofrer "crise" por altos valores
De acordo com dados apresentados pelo
CECAFÉ (Conselhos dos Exportadores de Café do Brasil), o produto registrou um
recorde histórico entre o período de janeiro a agosto de 2022. De acordo com a
pesquisa, o valor acumulado foi de US$ 5,904 bilhões, representando o total
61,4% de crescimento em comparação aos dados dos primeiros 8 meses de 2021, com
total registrado de US$ 3,659 bilhões.
O diretor do conselho dos exportadores
de café no Brasil, afirmou que apesar de grandes dificuldades logísticas, o
setor conseguiu obter resultados satisfatórios. “Mesmo diante de mais de dois
anos convivendo com todos os gargalos logísticos conhecidos, eles
(exportadores) seguem executando um trabalho exemplar, permitindo que o Brasil
honre seus compromissos internacionais e mantenha sua participação de mercado.”
Porém, os benefícios da exportação geram
preocupação dos consumidores brasileiros, pois há a possibilidade de uma
escassez interna do café, em seu próprio país de origem. Isso pode gerar um
aumento do valor de comercialização do produto no Brasil.
Para Fábio Pizzamiglio, diretor da Efficienza, empresa especializada no
comércio exterior, a preocupação é significativa, mas depende da produção
interna do setor cafeicultor.
“É claro que com um mercado externo
aquecido nós teremos um aumento significativo do valor do produto, até mesmo
para o mercado interno. Pois, o mercado internacional sempre atua sobre a lei
da oferta e da demanda. Mas ao mesmo tempo, a escassez do produto, ou não,
dependerá da produção do mercado interno”, afirma o Executivo.
Os valores do café nos mercados
brasileiros já apresentam uma tendência de alta, o Índice de Preços ao
Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE, aponta um aumento de 46,34% do valor do café
moído nos mercados do Brasil. Enquanto isso, alternativas como o café solúvel
apresentam um valor mais elevado que o moído em comparação à quantidade.
“Temos uma situação de significativa
alta por inúmeros fatores, tal como o próprio aumento do preço dos combustíveis
e a demanda internacional. Porém, acredito que teremos mudanças significativas
já no próximo ano”, afirma Pizzamiglio.
Em Santa Catarina, a empresa “Pingo
Preto” (Grupo Jurerê) visando criar uma “alternativa” viável para os
consumidores da bebida em meio a uma possível crise, lançou o “pó para preparo
de bebida: sabor café''. Em tese o produto apresenta cheiro, cor e até
embalagem iguais, contendo o grão torrado e moído, porém misturado com polpa
aromatizante.
Sobre a Efficienza
A Efficienza é uma empresa fundada em 1996 com o intuito de prestar serviços de assessoria em comércio internacional. A empresa se destaca como solução integral na área de despacho aduaneiro, logística internacional e assessoria em comércio internacional.
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