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Casa de ferreiro, espeto de pau: Agências precisam praticar o próprio PR para atrair novos clientes

Escrito por: Rodrigo Coutinho, especialista em comunicação e proprietário na prCouti Comunicação

O famoso ditado “Casa de ferreiro, espeto de pau” pode ser facilmente aplicado para todos os tipos de negócios que vendem tão bem um determinado produto ou serviço para fora, mas na própria empresa não. Olhando para o mercado das agências de comunicação, vejo que muitas trabalham bem suas soluções em seus clientes, mas deixam a desejar para si. Problemas como redes sociais desatualizadas, falha na comunicação com colaboradores e a inexistência de um plano de branding são comuns nas agências de comunicação. O que não deveria acontecer, já que são a vitrine do próprio negócio. 

O mesmo acontece no mercado de PR, agências de comunicação realizam tão bem esse trabalho para seus clientes do que para si próprio. Eu me incluo nesse meio. 

Vou contar que agora mais do que nunca é a hora de começarmos a realizar um trabalho de PR para as nossas agências. Recentemente uma agência me procurou para que eu enviasse uma proposta para PR. Eu questionei o porquê do interesse deles em investir em PR e a resposta foi “Somos vistos como a irmã feia do meio, e não conseguimos os melhores clientes por não investir no relacionamento e pela falta de visibilidade no mercado”. 

A edição 2022 do Anuário da Comunicação Corporativa- uma pesquisa feita anualmente pela agência Mega Brasil, com entrevistas e levantamento de dados envolvendo diversas agências de comunicação brasileiras- aponta o que eu já desconfiava, cerca de 90% delas conseguem seus clientes por meio de indicações e pelo famoso ‘marketing boca a boca’. Até mesmo as grandes agências apostam nessa jogada, alegando que investir em um processo de vendas mais complexo gera desperdício de tempo e dinheiro. 

Então se toda a prospecção e novos clientes vem do relacionamento, por que não usar a nossa própria expertise em PR para nos ajudar nessa empreitada? O PR promove relacionamentos, dá voz à nossa marca, e ainda mais, credibilidade e visibilidade a ela. Já perdi a conta de quantos clientes me disseram que conseguiram leads por meio de matérias na imprensa, ou até mesmo com seus artigos publicados em colunas de opinião. Se funciona pra eles, funciona pra gente também. 

A grande discussão em meio ao trabalho de PR, se dá na sua mensuração. Sabemos que está cada vez mais difícil competir com o marketing digital, que aliado a uma estratégia de dados e business intelligence, oferece indicadores mais precisos quanto a conversão de vendas e alcance de uma marca. Mas é possível também aplicar essas estratégias no trabalho de PR, eu penso que não só é hora de as agências começarem a aplicar o PR para a sua própria marca, mas também em desenvolver modelos de relatórios exclusivos, que envolvam análise de dados e performance, ou seja, o quanto o PR contribuiu para a estratégia de vendas e alcance de público. Percebo que não é mais interessante saber onde saiu e como saiu, mas sim qual o impacto que o PR causou.

Vejo também que o trabalho de PR ainda é um dos mais requisitados na hora de pensar em uma terceirização, ou seja, as empresas ainda buscam agências de PR. Se há uma busca constante, isso significa que precisamos aparecer. 

Às vezes vislumbramos a grama do vizinho, por ser mais verde que a nossa, mas temos recursos próprios de crescimento e fazemos questão de investir em capacidades externas para alcançar objetivos. Isso significa que somos dotados de uma capacidade de fazer PR, mas vamos atrás de um time de SDR externo, contratamos executivo de vendas, investimos em ferramentas externas para conseguir clientes, sendo que temos a nossa própria fonte de geração de leads, o PR. 

E mais uma vez, se funciona para nossos clientes, por que não para as agências de comunicação? É hora de provarmos da nossa própria expertise e usá-la a nosso favor. Um trabalho de PR pode gerar bons resultados tanto para nosso cliente, quanto para nós mesmos, agências de comunicação. 

Sobre Rodrigo Coutinho

Rodrigo Coutinho é jornalista por formação e pós-graduado em comunicação empresarial. Fundou em 2018 a prCouti Comunicação, agência de assessoria de imprensa, e hoje acumula mais de 10 cases, entre eles Mega Leilões, Bematize, Moura Leite Loteamentos, Futuriste Drones, Câmbio Store e Quattro Projetos. Rodrigo já atuou em redações de TV, teve uma breve passagem em agências e hoje se dedica 100% à comunicação corporativa de marcas e negócios dos mercados imobiliário, facilities, seguros, indústrias gerais e startups, agentes de inovação e atendimento exclusivo da prCouti. Para saber mais sobre Rodrigo Coutinho e a prCouti Comunicação, acesse: https://www.prcouti.com.br

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