Casa de ferreiro, espeto de pau: Agências precisam praticar o próprio PR para atrair novos clientes
Escrito por: Rodrigo Coutinho, especialista em
comunicação e proprietário na prCouti Comunicação
O famoso ditado “Casa
de ferreiro, espeto de pau” pode ser facilmente aplicado para todos os tipos de
negócios que vendem tão bem um determinado produto ou serviço para fora, mas na
própria empresa não. Olhando para o mercado das agências de comunicação, vejo
que muitas trabalham bem suas soluções em seus clientes, mas deixam a desejar
para si. Problemas como redes sociais desatualizadas, falha na comunicação com colaboradores
e a inexistência de um plano de branding
são comuns nas agências de comunicação. O que não deveria acontecer, já que são
a vitrine do próprio negócio.
O mesmo acontece no
mercado de PR, agências de comunicação realizam tão bem esse trabalho para seus
clientes do que para si próprio. Eu me incluo nesse meio.
Vou contar que agora
mais do que nunca é a hora de começarmos a realizar um trabalho de PR para as
nossas agências. Recentemente uma agência me procurou para que eu enviasse uma
proposta para PR. Eu questionei o porquê do interesse deles em investir em PR e
a resposta foi “Somos vistos
como a irmã feia do meio, e não conseguimos os melhores clientes por não
investir no relacionamento e pela falta de visibilidade no mercado”.
A edição 2022 do
Anuário da Comunicação Corporativa-
uma pesquisa feita anualmente pela agência Mega Brasil, com
entrevistas e levantamento de dados envolvendo diversas agências de comunicação
brasileiras- aponta o que eu já desconfiava, cerca de 90% delas conseguem seus
clientes por meio de indicações e pelo famoso ‘marketing boca a boca’. Até mesmo as grandes
agências apostam nessa jogada, alegando que investir em um processo de vendas
mais complexo gera desperdício de tempo e dinheiro.
Então se toda a
prospecção e novos clientes vem do relacionamento, por que não usar a nossa
própria expertise em PR para nos ajudar nessa empreitada? O PR promove
relacionamentos, dá voz à nossa marca, e ainda mais, credibilidade e
visibilidade a ela. Já perdi a conta de quantos clientes me disseram que
conseguiram leads
por meio de matérias na imprensa, ou até mesmo com seus artigos publicados em
colunas de opinião. Se funciona pra eles, funciona pra gente também.
A grande discussão em
meio ao trabalho de PR, se dá na sua mensuração. Sabemos que está cada vez mais
difícil competir com o marketing digital, que aliado a uma estratégia de dados
e business intelligence,
oferece indicadores mais precisos quanto a conversão de vendas e alcance de uma
marca. Mas é possível também aplicar essas estratégias no trabalho de PR, eu
penso que não só é hora de as agências começarem a aplicar o PR para a sua
própria marca, mas também em desenvolver modelos de relatórios exclusivos, que
envolvam análise de dados e performance, ou seja, o quanto o PR contribuiu para
a estratégia de vendas e alcance de público. Percebo que não é mais
interessante saber onde saiu e como saiu, mas sim qual o impacto que o PR
causou.
Vejo também que o
trabalho de PR ainda é um dos mais requisitados na hora de pensar em uma terceirização,
ou seja, as empresas ainda buscam agências de PR. Se há uma busca constante,
isso significa que precisamos aparecer.
Às vezes vislumbramos a
grama do vizinho, por ser mais verde que a nossa, mas temos recursos próprios
de crescimento e fazemos questão de investir em capacidades externas para
alcançar objetivos. Isso significa que somos dotados de uma capacidade de fazer
PR, mas vamos atrás de um time de SDR externo, contratamos executivo de vendas,
investimos em ferramentas externas para conseguir clientes, sendo que temos a
nossa própria fonte de geração de leads,
o PR.
E mais uma vez, se
funciona para nossos clientes, por que não para as agências de comunicação? É
hora de provarmos da nossa própria expertise e usá-la a nosso favor. Um
trabalho de PR pode gerar bons resultados tanto para nosso cliente, quanto para
nós mesmos, agências de comunicação.
Sobre Rodrigo Coutinho
Rodrigo Coutinho é jornalista por formação e pós-graduado em comunicação empresarial. Fundou em 2018 a prCouti Comunicação, agência de assessoria de imprensa, e hoje acumula mais de 10 cases, entre eles Mega Leilões, Bematize, Moura Leite Loteamentos, Futuriste Drones, Câmbio Store e Quattro Projetos. Rodrigo já atuou em redações de TV, teve uma breve passagem em agências e hoje se dedica 100% à comunicação corporativa de marcas e negócios dos mercados imobiliário, facilities, seguros, indústrias gerais e startups, agentes de inovação e atendimento exclusivo da prCouti. Para saber mais sobre Rodrigo Coutinho e a prCouti Comunicação, acesse: https://www.prcouti.com.br.
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