Color block: a moda colorida que é tendência
Aprenda a fazer combinações entre cores para formar um visual impactante e moderno
Créditos: iStock
A volta dos looks coloridos tomou conta dos armários da nova geração. A tendência do color block é amada pelas pessoas que gostam de compor visuais com cores vibrantes, lisas e com muito contraste. Embora não seja essencialmente uma técnica nova, o color block ganhou espaço entre os fashionistas nos últimos tempos, o que mostra que a moda é algo dinâmico, cíclico e que sempre busca se reinventar a cada rotação.
De onde surgiu o color block?
O color block tem suas raízes na década de 1960 na cultura londrina chamada de “Mod”, que misturava cores muito vibrantes com temáticas indianas, muito popularizada pela visita dos Beatles pela Índia nessa época.
Vinte anos mais tarde, já na década de 1980, a tendência volta à tona com o surgimento dos tons neon, que marcaram a década, e também com a popularização da televisão com imagens coloridas. No Brasil, essa moda é resgatada no final da década de 2000 com o surgimento das famosas bandas coloridas, como Cine e Restart.
O que é a tendência e exemplos de como utilizar no dia a dia
Como foi visto, a tendência de utilizar roupas coloridas ganha espaço de tempos em tempos, a moda atual é utilizar cores muito contrastantes em peças que não possuem nenhum tipo de estampa, normalmente peças lisas com cortes bem acentuados para valorizar a costura e estética da peça.
As combinações que utilizam a tendência do color block querem transmitir alegria e vivacidade, apostando em looks marcantes para o verão. As combinações são quase infinitas, mas é preciso seguir a regra do círculo cromático e escolher cores que são exatamente adjacentes uma à outra, como verde água e verde musgo. Pode ser utilizada a técnica de cores opostas, utilizando verde e vermelho ou roxo e amarelo. A terceira técnica é utilizar a tríade de cores, como verde, roxo e laranja escuro.
Alguns exemplos de como fazer a blocagem de cores consistem em fazer uma divisão horizontal, basta imaginar que existe uma linha horizontal na altura do quadril que vai separar a parte superior e inferior do corpo. Depois, é só utilizar uma peça chamativa em cima, como uma camisa roxa e outra peça contrastante em baixo, como uma calça amarela.
Um coringa muito utilizado nessa tendência é a famosa terceira peça, normalmente utilizada por cima de looks monocromáticos, pode ser uma jaqueta, um blazer, xale ou echarpe com uma cor muito contrastante.
Adicionar acessórios é muito bem-vindo nessa técnica para quem quer começar a se vestir dessa maneira, mas de forma mais comedida. Para quem quiser apostar nos visuais monocromáticos, os acessórios que são mais utilizados são maxi bags, pulseiras e correntes. Os calçados devem entrar na onda também, apostar em tênis, como um Nike Air Max leva mais jovialidade ao look. Para quem quer utilizar roupas mais curtas são indicadas as botas de cano longo. Para roupas compridas, o ideal é um salto de bico fechado de cor complementar à peça superior.
Nenhum comentário