Com peças a preço acessível, Ótica Center aposta no crescimento do setor ótico para entrar no mercado de franquias
A empresa soma 40 anos de mercado e recentemente
entrou para o franchising com investimento a partir de R$ 362 mil e já soma 12
unidades; Marca busca expandir lojas nos principais centros comerciais
populares de todo Brasil
O mercado óptico está em curva de crescimento
considerável no Brasil. Em 2021, comparado com o ano anterior, cresceu 9,7% e a
perspectiva para este ano é que atinja crescimento de 8,9% representando um
faturamento de R$ 193,2 bilhões. A indústria vem acompanhando essa curva e
apresenta novas coleções com maior frequência que o habitual.
Por conta da atual necessidade que a população tem
para enxergar e usar óculos, estima-se que o mercado cresça 20% nos próximos 10
anos, segundo a Abióptica (Associação Brasileira da Indústria Óptica). Isso
beneficia a abertura de franquias óticas. Exemplo disso é a Ótica Center,
que após 40 anos de mercado, uniu a expertise adquirida ao longo dos anos para
partir para o franchising ampliando sua atuação pelo país.
De pai para filhos
A história da Ótica Center começa em 1979, na cidade
de Mauá (SP), quando o senhor Yoshio abriu uma
pequena ótica, na época chamada Rubi, que apesar do porte foi cativando mais e
mais clientes e se tornou símbolo de tradição, qualidade e preços justos na
cidade.
Depois de muitos anos no mercado e percebendo sua
evolução, em 2005 seus filhos Laerte Yoshio e Marcio Kendi, nascidos nos
negócios da família, perceberam que alguns diferenciais da empresa criada por
seu pai garantiam ao negócio uma rentabilidade e fidelização muito maior do que
os da concorrência. Foi quando Laerte e Marcio se associaram a executivos da
área do marketing, crédito, jurídico e franquias para criar a Ótica Center em
2020.
“Em 2020, a pandemia alterou drasticamente o cenário
do ramo de ótica, tornando a presença digital um fator de sobrevivência. Tendo
em vista esse novo cenário, foi quando criamos a marca Ótica Center, um modelo
omnichannel, que integra o atendimento online e o físico, e oferece uma
experiência única ao público. O modelo de negócio inovador tem a loja virtual
como base, possui uma central de atendimento e vendas online, uma central de
agendamentos que dá suporte para lojas físicas e outros recursos que oferecem
mais comodidade e poder de escolha para os consumidores”, explica Laerte
Yoshio, diretor de expansão da franquia Ótica Center.
A família se redescobriu nos negócios e resolveu criar
um modelo de ótica inovador. As bases do novo modelo seriam, estrutura física
moderna e com diversas comodidades para os clientes, tecnologia avançada para
facilitar o atendimento, treinamento e capacitação de funcionários, grande mix
de produtos com marcas próprias e foco no público de classe C, tudo isso aliado
com alto potencial de ganhos aos franqueados.
Foi assim que nasceu, em 2021, a Ótica Center
Franquias. Resultado dessa integração da experiência de mais de 40 anos de seus
fundadores no ramo ótico e de anos em conhecimento adquiridos na gestão de
grandes multinacionais e empresas do setor de tecnologia.
Ótica diferenciada
A Ótica Center conta com um mix de produtos com marca
própria e exclusiva, posicionadas para público-alvo específico; crediário
próprio; atendimento humanizado com profissionais capacitados pelo centro de
treinamento exclusivo (CTUC - Universidade Center); suporte para franqueados
com reuniões semanais; maior presença digital de marketing no ramo ótico;
laboratório digital próprio em todas as lojas; markup superior às demais redes
do mercado (por trabalhar com marcas próprias exclusivas); parceria com
artistas reconhecidos para alavancar visibilidade da marca; suporte na
prospecção de ponto comercial; suporte da equipe na implantação da unidade.
Por ser uma franquia com preços populares, a partir de
R$ 49,90, a marca foca em clientes da classe C, com peças destinadas a homens,
mulheres e crianças, sendo que a venda de óculos de grau representa 90% das
vendas em toda a rede. Há ainda peças mais robustas, como as marcas Ticiane
Pinheiro Collection (garota propaganda e embaixadora da rede), Vero, Yves,
Swell, Bergman, Frans, M. Parker, College, que podem chegar a R$ 470, conforme
o modelo.
Em média, 300 novos modelos chegam às prateleiras da
Ótica Center todo mês.
Modelo de negócio
A Ótica Center trabalha com dois modelos de negócios
loja física, de fácil gestão:
● Smart: Nesse formato é necessário área mínima de 80 m2 e
nove funcionários, onde é solicitado investimento inicial de R$ 462 mil,
incluso taxa de franquia, taxa de instalação com mobiliários e obras,
equipamentos, estoque, além do capital de giro. Em média, o franqueado pode
faturar R$ 300 mil, com lucro líquido de 19%, e prazo de retorno estimado em 18
meses.
● Turn: Esse modelo é ideal para quem busca trocar de bandeira no
negócio, ou seja, já possui empresa estruturada e quer agregar os serviços da
Ótica Center. O que difere esse modelo do outro é que por já contar com espaço
físico montado, o franqueado terá que desembolsar um valor menor, já que não
haverá gastos extras com obras. Esse modelo é solicitado investimento de R$ 362
mil, com faturamento médio mensal de R$ 300 mil, sendo 17% de lucro e em até 18
meses o franqueado consegue alcançar o payback.
Todas as unidades físicas são direcionadas para loja
de rua e cautelosamente arquitetadas para serem funcionais, proporcionando uma
ótima experiência de compra, além de possuírem seu laboratório próprio para
montagem e preparação dos óculos, agilizando ainda mais a confecção dos pedidos
e tempo de espera dos clientes. Em caso como os óculos de grau, elas podem
levar em média 1 hora para ficarem prontas e serem entregues aos clientes.
Tecnologia aliada ao trabalho do empreendedor
A franquia Ótica Center conta com sistema próprio de
gestão onde o franqueado tem uma visão geral da loja e comparativo com a rede
franqueada; acompanhamento de vendas; central de comunicados internos;
relatórios com métricas de captação e origem de clientes; relatório individual
por funcionário; relatórios financeiros (caixa, cobrança, negativação), além de
acompanhamento de metas (semanal e diário).
A marca ainda oferece portal de consulta de estoque
com possibilidade de realizar pedidos online. “Buscamos constantemente novas
ferramentas que auxiliem o desempenho no dia a dia do franqueado. Ainda
contamos com a CTUC, uma central de treinamentos próprio técnico e comercial
para franqueados e equipes onde é feita capacitação e formação individual de
cada função existente nas lojas”, enfatiza Laerte.
Perfil para empreender
Para empreender nesse segmento é necessário ter visão
comercial e de gestão; gostar de trabalhar com o varejo, além de
disponibilidade parcial para dedicação ao negócio. O franqueado será
responsável pela gestão geral da loja e equipe; contratação de novos
colaboradores; serviços administrativos da loja, e acompanhamento comercial de
toda loja.
Melhores praças
O primeiro suporte dedicado ao franqueado é apoio na
busca, avaliação e negociação de ponto comercial, tendo como foco a área
central da cidade, devido a grande circulação de transeuntes.
A equipe de expansão ainda oferece desenvolvimento de
plano de captação de clientes, montagem visual e merchandising, treinamento
próprio técnico e exclusivo para franqueados e toda equipe, consultoria de
implantação durante a primeira semana de implantação, além de reuniões semanais
com franqueados para avaliar o seu desempenho dentro do negócio, ou seja, um
suporte contínuo.
Expansão da franquia
Com um ano no mercado de franchising, a Ótica Center
soma 12 unidades franqueadas em cidades como Santo André, São Bernardo,
Itapevi, Diadema, Suzano, São Bento, Santo Amaro, Osasco, Campinas, Guarujá,
São Vicente, e Guarulhos, todas no estado de São Paulo.
De acordo com Kendi, o modelo de negócio é ideal para
cidades acima de 130 mil habitantes. Para este semestre, a marca busca
continuar crescendo pelo estado de São Paulo, entre eles, cidades como Jundiaí,
Sumaré, Bragança Paulista, Bauru, Americana, Limeira, Pindamonhangaba,
Piracicaba, Sorocaba, Tatuí, Caçapava, Hortolândia, Itapecerica da Serra,
Santos, Praia Grande, entre outros bairros da Grande SP que tem potencial para
receber o negócio, por serem considerados grandes centros comerciais.
A Ótica Center projeta alcançar ao menos mais seis
lojas este ano, e encerrar 2022 com 18 unidades. Com um projeto ambicioso, a
marca mira como estratégia alcançar 120 unidades até 2027 e um faturamento de
R$ 30 milhões.
Sobre a Ótica Center
Com uma expertise de mais de 40 anos de mercado, em 2021 a Ótica Center expandiu para o franchising oferecendo peças de qualidade com preços populares. A marca possui laboratório próprio, que possibilita a entrega dos óculos de grau em até 1 hora. São dois modelos de negócio loja física com investimento a partir de R$ 362 mil, faturamento médio de R$ 300 mil e prazo de retorno estimado em até 18 meses. www.franquiasoticacenter.com.br
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