Como criar oportunidades de aprendizagem para o ciclo de vida dos funcionários
*Matheus
Torrano
Para se manter competitivo no mercado,
não apenas empresas mas também pessoas precisam garantir que estão em constante
desenvolvimento - e essa é uma preocupação cada vez mais comum entre esses dois
públicos.
O lifelong learning é um conceito que
surgiu na década 1970, mas que vem tornando-se mais e mais atual conforme
a concorrência no mercado de trabalho aumenta. Foi nessa época também que os
profissionais passaram a entender a importância do aprendizado contínuo para o
desenvolvimento de carreira.
Com o passar dos anos e as mudanças
estruturais pelas quais os RHs passaram, as empresas também viram crescer a
importância de oferecer ferramentas para que os colaboradores pudessem se
desenvolver e crescer, tanto que isso tornou-se um fator decisivo na hora de
buscar uma oportunidade.
Um relatório da McKinsey constatou em
uma pesquisa realizada entre abril de 2021 e abril de 2022 que 41% dos pedidos
de demissão foram feitos devido à falta de desenvolvimento e progressão de carreira.
Apesar desses dados, muitas organizações
ainda não oferecem oportunidades de aprendizado que apoiem o colaborador
durante todo o seu ciclo de vida dentro da empresa.
A maioria dos RHs têm treinamentos
pontuais, como, por exemplo, no onboarding, ou quando o colaborador vai assumir
um desafio que precisa de um conhecimento específico, e são poucos os times de
T&D que focam, de fato, na experiência do funcionário e em seu aprendizado
e crescimento constantes.
À medida que o mercado - e os
profissionais - se tornam mais exigentes, o lifelong learning torna-se
essencial. É dessa forma que mantemos os profissionais qualificados, motivados
e influentes.
Além disso, é por meio do aprendizado
constante que os colaboradores aprendem a solucionar problemas e entregar
resultados cada vez mais alinhados às principais tendências de seu mercado.
As iniciativas de aprendizagem constante
já são uma realidade, segundo o Gartner. De acordo com estudos feitos pelo
instituto, 52% dos líderes de RH na América Latina estão priorizando
iniciativas de aprendizado constantes, seja para o desenvolvimento de
habilidades para cargos específicos, para reciclagem, ou para expandir
conhecimentos que possam desenvolver habilidades e, consequentemente, levem ao
crescimento do colaborador.
O lifelong learning é uma tendência que
veio para ficar. Agora, cabe às empresas tornarem o ato de aprender algo
intrínseco à sua cultura e os colaboradores entenderem que essa prática é
importante não apenas para as organizações em que atuam hoje, mas para toda a
sua carreira profissional.
*Matheus Torrano é gerente de marketing na Voxy
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