Últimas

Decisão de política monetária do BCE e discurso de Jerome Powell devem nortear os mercados nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, volta de feriado da Independência do Brasil, os olhares dos investidores se voltam para a decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), bem como coletiva com Christine Lagarde, presidente da instituição. Além disso, o mercado olha também para os discursos de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (FED, banco central americano), e de mais dois dirigentes. 

 

No mercado local é esperado que a aversão a risco dos mercados globais contamine os ativos locais neste retorno de feriado. em cenário de possível continuidade no ciclo de aperto monetário pelo Banco Central e temores relacionados à uma recessão global em função da alta de juros pelos principais bancos centrais. Com os sinais de desaquecimento da economia mostrados principalmente pela queda do petróleo, é possível que observemos o impacto no câmbio, com uma pressão positiva para a moeda americana, mesmo que esta caia no exterior. 

 

Lá fora os contratos futuros de petróleo negociam em queda e com alta volatilidade, após tentativa de recuperação mais cedo. A queda é justificada principalmente pelo cenário de preocupação global  com a perspectiva econômica mundial, o que pode afetar a demanda pela commodity. Em Nova York os índices futuros acionários operam também em queda, ao passo que investidores aguardam pelas falas de Jerome Powell, presidente do FED, e de outros dois dirigentes da instituição, a fim de alinharem as expectativas quanto ao futuro da política monetária americana. O índice DXY, que relaciona o dólar com as seis principais divisas, também opera no vermelho, indicando perda de força da moeda americana. Já na Europa as principais bolsas negociam sem direção única, enquanto o mercado aguarda pela decisão de política monetária do BCE. Na Ásia as bolsas também fecharam sem direção única nesta quinta-feira, após dia de alta em Wall Street e dados de crescimento do Japão acima do esperado.

Nenhum comentário