Últimas

Decisões de política monetária do Copom e FED são destaques da agenda econômica desta semana

Neste início de semana as decisões de política monetária no Brasil e EUA ficam em destaque e ocorrerão na quarta-feira, conhecida como "Super Quarta". Além disso, também fica na mira dos investidores a coletiva de imprensa com Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (FED, banco central americano), a fim de alinhar expectativas quanto à agressividade da instituição em seu ritmo de aperto monetário. 

 

No mercado local poderemos observar uma pressão negativa no Ibovespa em função dos sinais negativos nas principais bolsas globais, em semana que o mercado ainda aguarda pela decisão de política monetária do Copom. Neste sentido é esperado pela maios parte dos investidores que o Copom mantenha a Selic em 13,75% ao ano, contudo é observado que uma expectativa de alta de 0,25 ponto percentual ganhe força entre parte do mercado, o que deve acrescentar volatilidade no mercado de juros futuros, considerando os ajustes que devem ser realizados. 

 

Lá fora os contratos futuros de petróleo operam em queda, em função de temores relacionados à possível recessão global em função do aperto monetário pelos principais bancos centrais. Em Nova York os índices futuros acionários caem, indicando possível continuidade de perdas nos mercados à vista, com investidores aguardando a decisão de política monetária do FED na quarta-feira, em cenário de cautela antes de aumento dos juros nos EUA. O índice DXY, que relaciona o dólar com as seis principais divisas sobe, indicando ganho de força da moeda americana dada a expectativa de aumento dos juros pelo FED. Na Europa as principais bolsas também negociam no vermelho, dando continuidade ao movimento baixista da semana passada. Na Ásia o cenário também é negativo com as bolsas fechando majoritariamente em queda nesta segunda-feira, acompanhando as perdas observadas em Wall Street na semana passada.

Nenhum comentário