Dia de Doar lança edital de apoio para impulsionar campanhas comunitárias e coalizões
Além de valor em dinheiro para até 40 campanhas,
o Dia de Doar conta com apoio da Meta para selecionar 10 comunitárias a receber
5 mil dólares em crédito para anúncio
Com o intuito de estimular o crescimento
e a disseminação das campanhas comunitárias e coalizões em todas as regiões do
Brasil, a edição 2022 do Dia de Doar está lançando, pelo segundo ano seguido, o
Edital de Apoio à Filantropia Comunitária. Até 40 iniciativas receberão 500
reais para ajudar a alavancar suas campanhas locais, o que representa o dobro
das ações apoiadas em 2021.
A grande novidade deste ano é o apoio
inédito da Meta, com créditos de até 5 mil dólares para anúncios no Facebook e
no Instagram. Serão selecionadas até 10 coalizões para receber o aporte, e as
candidatas devem ter um link direto de captação de doações da própria campanha
comunitária, além de não se relacionarem direta ou indiretamente com
organizações partidárias ou defender bandeiras políticas nas mensagens de
incentivo. A Meta tem o direito de revogar a qualquer momento a oferta de
concessão de anúncios, além de prever que será um direito da Meta escolher as
09 instituições agraciadas com os créditos dentre as 40 selecionadas pela ONG
Dia de Doar.
Organizações sem fins lucrativos,
pessoas físicas, empresas e órgãos públicos que já estão liderando campanhas
comunitárias do Dia de Doar, ou que quiserem iniciar uma campanha em sua
comunidade, podem se inscrever entre os dias 14 de setembro e 07 de outubro
para solicitar o incentivo.
“Nós acreditamos que o Dia de Doar pode
alavancar o engajamento entre a sociedade civil e as instituições sem fins
lucrativos. Ações como essa aumentam a visibilidade das atividades sociais
desenvolvidas nos territórios e conectam pessoas, causas e as dificuldades que
todos lidam diariamente”, afirma Carol Farias, líder do Dia de Doar.
"A Meta tem como prioridade
promover e estimular a digitalização de Organizações Sem Fins Lucrativos, seja
através da comunicação digital ou de mecanismos de doações. Acreditamos que
ações como essa podem mudar o comportamento das pessoas no Brasil e aumentar a
cultura de doação no país." conta Marina Cusnir, Gerente de Parceiros para
Organizações Sem Fins Lucrativos da Meta.
Capacitações exclusivas para os
selecionados
O edital contará com duas formações
exclusivas para os selecionados. Marcelo Douek, CEO da Social Docs, primeira
empresa de conteúdo e storytelling do Brasil focada em contar histórias de
impacto social, está doando seu tempo e conhecimento através de um Workshop de
Roteiro, que terá duração de 4 horas e pretende ajudar as campanhas a contarem
suas histórias de doação.
Assim como também contaremos com
acompanhamento direto da equipe da Meta para apoiar as campanhas comunitárias
selecionadas no edital. Aquelas que receberem os 500 reais de apoio e optarem
por utilizar em anúncios no Facebook ou Instagram, terão a oportunidade de
configurar os impulsionamentos junto com a equipe da Meta, além de um segundo
momento para consultar o desenvolvimento das campanhas.
Destino do incentivo e prestação de
contas
Criação de arte, produção de vídeo, anúncios
off-line, custos operacionais do Dia de Doar, patrocínio de postagens em redes
sociais e despesas com eventos são alguns exemplos de ações que podem ser
financiadas com o recurso disponibilizado pelo edital. O resultado dos
selecionados será divulgado no site oficial (www.diadedoar.org.br) no dia 14 de
novembro para as campanhas já existentes, e até o dia 24, para as novas
campanhas comunitárias e coalizões.
Após o Dia de Doar, as campanhas
selecionadas no edital deverão realizar a prestação de contas dos seus
resultados, por meio deste
formulário, com um relatório dos dados identificados localmente, que pode
incluir as informações das doações recebidas, sendo elas em dinheiro, itens,
voluntariado e/ou outros. As informações coletadas neste formulário serão
utilizadas por pesquisadores da Fundação José Luiz Egydio Setúbal para mapear o
perfil do doador brasileiro em cada comunidade.
É importante que as campanhas
comunitárias registrem suas atividades em fotos, vídeos, prints em redes
sociais, etc, e façam upload desses materiais no mesmo formulário de registro.
Não será necessário guardar/enviar notas fiscais ou comprovantes de despesas
realizadas com o apoio recebido.
Para se inscrever no edital, acesse o
link https://forms.gle/nfd5FPz85GdUzZAF7
Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail contato@diadedoar.org.br ou
nas redes sociais @diadedoar.
O que são campanhas comunitárias?
Movimento local que beneficia
organizações e causas locais, as campanhas comunitárias mobilizam recursos
locais para que sejam investidos na própria comunidade, buscando o engajamento
das pessoas, e podem ser lideradas por pessoas físicas, organizações sem fins
lucrativos ou empresas, realizadas em uma cidade ou um bairro, ou até para uma
causa específica, sem privilegiar uma única instituição. Veja
aqui exemplos e inspire-se nas campanhas comunitárias que estão sendo
conduzidas neste ano.
Sobre o Dia de Doar
Com o objetivo de promover e mobilizar o
Brasil para ser mais solidário e generoso, no próximo dia 29 de novembro
acontece a edição 2022 do Dia de Doar. A iniciativa tem um papel fundamental ao
mostrar que todos podem participar, fortalecendo o hábito de doar como parte do
cotidiano das pessoas.
O Dia de Doar faz parte de um movimento
mundial chamado #GivingTuesday (terça-feira de doação). A iniciativa aconteceu
pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2012, e é realizada sempre na terça-feira
após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), uma resposta solidária à Black
Friday e à Cyber Monday.
No Brasil, a primeira edição foi em 2013 e, no ano seguinte, o país entrou oficialmente no movimento global. Liderado pela ABCR, o Dia de Doar faz parte da rede do Movimento por uma Cultura de Doação, e é apoiado pelo Movimento Bem Maior e pelo Morro do Conselho Participações. Mais informações, acesse www.diadedoar.org.br.
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