Dicas para gerenciar um Salão de Beleza
Quais os cuidados que o proprietário deve tomar
para garantir o sucesso do negócio
Gerir pessoas sempre foi um desafio, e
dentro de um salão de beleza os cuidados devem ser redobrados já que qualquer
sentimento, seja ele bom ou ruim, reflete diretamente no ambiente que é sentido
pelo cliente. Então como fazer com que o dia a dia dentro de um salão fique
leve e profissional. O coordenador Vladimir Bastidas, da rede IKesaki de
Cosméticos, dá algumas dicas preciosas para ajudar proprietários e gerentes a
manter este clima organizacional em alta, de modo a refletir de forma positiva
para o cliente. Acompanhe.
1.O que o gerente ou proprietário pode
fazer no dia a dia para manter a equipe motivada?
A motivação da Equipe é muito importante
para o sucesso do Salão. O Gestor precisa conhecer todos os seus colaboradores,
ouvir suas histórias, conhecer suas necessidades, e pontuar como o Salão pode
ajudar a tornar sua vida mais bacana.
Deve incentivar todos a buscarem
conhecimento e aperfeiçoamento técnico. Quando são atendidos diretamente pelas
grandes marcas, agendar treinamentos no salão, promovendo experimentação para
todos em seus próprios cabelos, pele e unhas. Quando não, procure Centros
Técnicos para participarem dos cursos oferecidos.
Campanhas de incentivo aos assistentes,
recepcionistas, colaboradores operacionais, focadas em resultados de excelência
no atendimento e/ou vendas de serviços, contribui muito para a motivação.
2.O que é bacana dizer para os
funcionários para deixá-los assim?
Criar uma rotina periódica para dar
feedback em bate papo individual sem julgamentos, sempre com o objetivo de informação
para a melhoria do trabalho, melhoria dos resultados, e consequentemente, a
satisfação pessoal por atingirem seus objetivos. Dar parabéns sempre que houver
merecimento, e comemorar as conquistas e atingimento dos objetivos com toda a
Equipe!
3.O que nunca se deve dizer aos
funcionários e que possa desanimar o grupo?
Jamais deve-se dar feedback individual
na frente de toda equipe, muito menos promover bullying. Além de causar a
desmotivação da pessoa, promover assédio moral, toda a equipe será impactada.
4.Dicas de ações simples, mas eficientes
para manter o time unido?
Ao iniciar os trabalhos, informar as
expectativas para o dia, falar sobre o dia anterior, acertos e erros que devem
ser corrigidos, sem citar nomes, somente como aprendizado, pedir sugestões para
melhoria: ouvir e verificar a possibilidade de implementação. Dar retorno sobre
a viabilidade ou não. Promover um café da manhã 1 vez por semana.
Fazer com que o dia seja leve.
5.É legal trabalhar com datas
comemorativas? E como isso pode refletir no trabalho?
Surpreender os clientes, nas datas
comemorativas é muito bem vindo. Toda a equipe engajada, vestindo algum adereço
alusivo à data (camisa xadrez no mês de junho por exemplo), oferecendo algum
tipo de “mimo” aos clientes, é sempre bem aceito por todos. Mas antes de
oferecer esse ambiente aos clientes, promova algo para a Equipe.
6.Como evitar um ambiente tóxico?
Jamais fale de um colaborador para
outro. Nunca promova discussões ou desentendimentos na frente de toda a Equipe.
Jamais chame a atenção de um colaborador em público (equipe ou clientes).
7.É bom a amizade extrapolar o ambiente
do salão?
Nunca exponha sua vida pessoal aos colaboradores. Evite ter amizade pessoal, os colaboradores que não participarem dessa amizade, certamente se sentirão excluídos, podendo promover discórdias e fofocas no ambiente de trabalho, minando a Equipe, disseminando até o conhecimento dos clientes.
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