Em dia de 'pronunciamento à nação', Ciro tem 2º maior marca de menções do ano no Twitter
Pedetista foi citado em 88 mil postagens,
número menor apenas que o registrado no dia do debate na Band
O pronunciamento de Ciro Gomes (PDT), na
segunda-feira (26), lhe rendeu o segundo dia com mais menções ao seu nome no
Twitter, com 87,9 mil publicações, marca inferior apenas ao que o pedetista
registrou no dia 28 de agosto, quando foi citado em 110,5 mil posts, sobretudo
por conta do Debate da Band. Os dados do levantamento foram contabilizados pelo
software da Vox Radar, empresa especializada na análise das redes sociais, e
encomendados pela startup de comunicação O Pauteiro.
Ainda de acordo com os números, Ciro
gerou 688,1 mil interações no Twitter, contabilizando as postagens, likes,
comentários e compartilhamentos. O termo mais associado nas publicações que
citaram Ciro, foi 'Lula', mencionado em 12,6 mil posts.
Duelo de hashtags
A hashtag mais utilizada na segunda em associação a Ciro foi
#ciromanifestoanacao, em 5,2 mil ocasiões, gerando 59,6 mil interações na rede.
Entre quem utilizou a hashtag, o softawre da Vox Radar identificou que 62,7%
dos usuários são não polarizados, ou seja, não manifestam preferência clara a
nenhum espectro político no Twitter, 30,6% são de esquerda e 6,7% são de
direita fora do bolsonarismo.
O movimento pelo voto útil em Lula,
iniciado por Caetano Veloso com a hashtag #tiragomes também repercutiu no
Twitter citando o nome de Ciro, com 4,7 mil postagens. Ao todo, foram 52 mil
interações ligadas à hashtag. Entre quem postou, 50,5% são não polarizados, 43%
são de esquerda e 6,5% são de direita não bolsonarista.
Terceira força
Apesar do desempenho acima da sua média durante a campanha, e de ter registrado
número de postagens próximo dos de Lula e Bolsonaro logo após o seu
pronunciamento, Ciro ainda ficou abaixo em termos de menções em comparação a
ambos. Bolsonaro teve 171 mil postagens citando seu nome, e Lula, 227,8 mil
postagens. Na comparação com Simone Tebet (MDB), porém, Ciro levou ampla
vantagem, uma vez que a emedebista somou 7,2 mil publicações mencionando o seu
nome, menos de 10% do pedetista.
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