Escolas públicas, ONGs e comunidades do RJ recebem projeto de combate à desinformação em período eleitoral
Instituto Palavra Aberta realiza 'Virada da
Checagem' em diversas regiões do Brasil
Apesar da grande movimentação no Rio de
Janeiro, protagonizada pelo festival Rock’n Rio, o Instituto Palavra Aberta,
entidade sem fins lucrativos, não perdeu a oportunidade de levar educação
midiática através do projeto #FAKETOFORA
a escolas públicas, comunidades e ONGs do Estado. No último fim de semana,
foram contemplados com a "Virada da Checagem" e palestras, o Centro
Integrado de Educação Pública Paulo Pontes e o Projeto Inclusão em São João do
Miriti e a Associação Mulheres de Atitude e Compromisso Social (AMAC) em Duque
de Caxias. Também foram realizadas atividades na ONG Ser Alzira, no Morro do
Vidigal e no Quilombo da Gamboa, no centro do Rio de Janeiro.
As oficinas foram realizadas por Elisa
Tobias, educomunicadora e analista de comunicação do Palavra Aberta, que
ressalta o desafio de identificar fake
news, até mesmo para especialistas no assunto. “Saber diferenciar o
que é uma informação falsa de uma verdadeira é uma tarefa que desafia
mesmo jornalistas e comunicadores, profissionais em tese capacitados para lidar
com a informação. Embora desafiador, é cada dia mais importante e tem como ser
feito. É preciso investimento em políticas públicas que deem conta desse
contexto, considerando a profunda desigualdade socioeconômica de
territórios como o brasileiro”, afirma Elisa.
Nas eleições deste ano, os jovens estão
sendo amplamente convocados a verificarem as notícias antes de compartilhar.
Com foco nos mais de 2 milhões de novos eleitores, o Palavra Aberta lançou
também a iniciativa “VAR: Verifique
Antes de Repassar”, com o slogan ‘É fake News? A pergunta é sempre
a melhor resposta. E na dúvida, pratique o VAR ‘. A campanha chega em um
momento pré-eleitoral sensível, em que há urgência e necessidade de chamar os
jovens para combater as fake
news por meio da educação midiática.
O instituto vem fazendo um trabalho de
ponta a ponta, contribuindo para que esse importante público se dedique à
apuração das informações e à leitura crítica das notícias, fortalecendo, assim,
a democracia. A campanha nasceu no âmbito do projeto #FAKETOFORA, a partir de estudos e
pesquisas e, também, pela observação do Instituto sobre anos eleitorais
anteriores, que foram circundados imperativamente por desinformação, notícias
falsas, discursos de ódio, entre outras manifestações presentes,
principalmente, nas redes sociais. Acesse
o site para adquirir o conteúdo totalmente gratuito ou entre em contato, caso
queira agendar uma oficina presencial.
Sobre o programa #FakeTôFora:
#FakeToFora
– Quem Vota se Informa é um projeto 100% gratuito, desenvolvido pelo
Instituto Palavra Aberta por meio do EducaMídia, com apoio de diversas
instituições e organizações da sociedade civil. É composto por seis módulos que
podem ser desenvolvidos separadamente ou como uma trilha única alinhada à
proposta de itinerários formativos do Novo Ensino Médio. Além disso, oferece a
metodologia para que os estudantes criem um coletivo ou clube de checagem, em
que terão a oportunidade de praticar a leitura reflexiva das informações
habitualmente.
Sobre o Instituto Palavra
Aberta:
Entidade sem fins lucrativos que advoga a causa da plena liberdade de ideias, de pensamento e de opiniões. Por meio de pesquisas, seminários e campanhas, promove a liberdade de expressão, a liberdade de imprensa e a livre circulação de informação como pilares fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade forte e democrática. Desde 2019, desenvolve o EducaMídia, programa de educação midiática criado para capacitar professores e organizações de ensino, além de engajar a sociedade no processo de educação midiática dos jovens, desenvolvendo seus potenciais de comunicação nos diversos meios.
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