Especialização e inovação em Marketing marcam carreira de Shirlei Camargo
Profissional é reconhecida pela excelência
acadêmica e atuação de mercado
O marketing é fundamental para coordenar
as estratégias de atuação no mercado, e o segredo de sucesso de uma empresa
passa pelo desenvolvimento da área. Afinal, em um mundo cada vez mais competitivo
e disruptivo, é necessário entregar valor para os públicos, gerando lucro e um
posicionamento inovador – sem esquecer da necessária ética.
Por isso, a perspectiva eclética, com
foco na universidade e no mercado profissional, é um diferencial de quem consegue
aliar o fazer acadêmico dos altos estudos com o lado profissional. É essa
característica que torna a carreira da curitibana Shirlei Camargo um caso que
une o empreendedorismo à ciência do marketing. A atuação da professora e
designer se destaca pela excelência em suas aulas, treinamentos, palestras e
consultorias, que estabelecem pontes entre as mais diversas abordagens na área,
com insights para
o mercado consumidor.
Com a reconhecida flexibilidade e
habilidade de atuar em diferentes frentes, Shirlei é referência. Entre os
destaques, estão, atualmente, as aulas que ministra junto aos cursos de
Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Paraná (UFPR),
instituição onde fez mestrado e doutorado. Além disso, se especializou na FAE Business
School, em Curitiba, e finaliza, no momento, o mestrado em Neuromarketing na
Escuela Superior de Comunicación y Marketing (ESCO), da Espanha. Entre 2017 e
2021, foi professora no Centro Universitário Internacional (Uninter),
tornando-se a principal porta-voz do grupo, com 194 participações em mídia
espontânea no período.
Pesquisadora da área, tem diversas
publicações acadêmicas, em especial o artigo “The
role of marketing capabilities, absorptive capacity, and innovation
performance", publicado na revista acadêmica Marketing Intelligence & Planning
com a parceria de suas colegas Juliana Costa, Ana Toaldo e Simone Didonet.
O texto foi destaque no Emerald
Literati Awards de 2019, e conquistou o primeiro lugar por ser um
dos trabalhos mais excepcionais que a equipe recebeu ao longo de 2018. Seus
artigos também circulam na imprensa, com abordagens sobre o marketing no dia a
dia das pessoas. Suas percepções envolvem temas instigantes relacionados à
audição na comunicação, o impacto das cores, a visão, entre outros relacionados
ao neuromarketing.
Saber aplicar o conhecimento é um
atributo imprescindível para pesquisadores. Por isso, a atuação profissional
também integra o currículo da especialista. Ela atuou no Grupo Boticário, onde
trabalhou com previsão de vendas por quatro anos, integrando os times de
lançamento de novos produtos da empresa e participando de várias ações, como a
apresentação do perfume Malbec ao mercado consumidor, um projeto que se revelou
muito inovador e criativo. Outra experiência profissional foi como responsável
por toda a parte de Marketing de uma empresa de máquinas de gelo, além de ter
prestado serviços de treinamento para a Rede Record Internacional.
É importante lembrar que compreender o
comportamento da sociedade é uma das tarefas do marketing e, diante disso, nada
melhor do que compartilhar o conhecimento. Nesse sentido, a professora tem três
livros publicados, obras conectadas com a contemporaneidade: “Introdução ao Neuromarketing:
desvendando o cérebro do consumidor”, escrito em parceria com
Vívian de Moura; “O cidadão é
rei!: marketing e atendimento em serviços públicos”, com Achiles
Ferreira; “Varejo Digital 5.0”,
com Elizeu Alves e Vívian de Moura, todos lançados em 2022 pela editora
Intersaberes.
A especialista participa ainda como
integrante do Núcleo de Apoio Estratégico do projeto “Bom Negócio”, vinculado à
Prefeitura Municipal de Curitiba e responsável pela formação empresarial
gratuita de micro e pequenos empresários e é integrante do grupo de pesquisa em
estratégia de marketing da UFPR desde 2012.
Sobre a Professora Shirlei Camargo – Reconhecida pela excelência acadêmica e atuação no mercado profissional, a Professora Shirlei Camargo conta com habilidades que a diferenciam ao aliar conhecimentos da ciência do marketing e empreendedorismo. É mestre e doutora em Marketing pela UFPR, com formação em Design e especialização na FAE Business School. Também atua como palestrante e consultora, estabelecendo pontes entre as mais diversas abordagens para o mercado consumidor. Atualmente, ministra aulas junto aos cursos de Administração e Ciências Contábeis da UFPR, faz mestrado em Neuromarketing na Escuela Superior de Comunicación y Marketing (ESCO), da Espanha, e foi professora do Centro Universitário Internacional (Uninter). Publica artigos científicos e para imprensa e, entre seus trabalhos acadêmicos, foi premiado pela Emerald Literati Awards de 2019. É coautora dos livros “Introdução ao Neuromarketing: desvendando o cérebro do consumidor”, “O cidadão é rei!: marketing e atendimento em serviços públicos” e “Varejo Digital 5.0”, ambos de 2022. Já passou por empresas como grupo Boticário (previsão de vendas) e Record Internacional (ministrando treinamentos).
Nenhum comentário