Fintech Magalu lança sistema de pagamento mais simples que o PIX e KaBuM! é o primeiro cliente
- A
ferramenta facilita a vida do cliente ao eliminar alguns etapas na jornada
para a realização de um pagamento via PIX
- O instrumento, permitido pelo Open Finance, facilita a
experiência do usuário e aumenta a conversão de compras
São Paulo, 14 de setembro de 2022 – A Fintech Magalu, vertical de serviços
financeiros do grupo, acaba de lançar um sistema que facilita, e muito, as
compras por e-commerce. O iniciador de pagamentos, nome técnico para o sistema,
é um instrumento inaugurado com o Open Finance. Mais simples e prática que o
PIX, a transação é feita por meio do Iniciador de Transação de Pagamento (ITP),
que permite iniciar uma ordem de pagamento sem que o usuário precise
sair da loja onde está comprando, ou seja, não há necessidade de acessar o site
ou aplicativo do banco, nem copiar e colar códigos de barras, por exemplo. O
primeiro cliente da Fintech Magalu é o KaBuM!, e-commerce de tecnologia e games,
que também pertence ao grupo Magazine Luiza.
“Uma das grandes oportunidades da
Iniciação de Pagamento é a abstração da complexidade do processo pela
tecnologia para simplificar a relação de pagamentos entre empresas e clientes”,
afirma Patrícia Ikeda, gerente da Fintech Magalu, responsável pela área de Open
Finance. “É uma ótima oportunidade das empresas melhorarem a experiência do
cliente e reduzir as desistências na etapa final da compra”.
A Fintech Magalu já possui a licença do
Banco Central para a modalidade de iniciação de pagamento, surgida graças ao
Open Finance -- que inaugurou o compartilhamento padronizado de dados sobre
produtos, informações financeiras e serviços pelas instituições autorizadas
pelo Banco Central --, já está disponível no checkout doa KaBuM!.
Ao optar pela funcionalidade, o cliente
do KaBuM! pode usar o saldo do banco onde tem conta para realizar o pagamento à
vista. O ITP exclui ações necessárias em outros modelos de pagamento, como
copiar e colar o código PIX ou o código de barra do boleto, por exemplo, para o
site ou app da instituição financeira do consumidor.
O novo sistema melhora também a
coordenação de estoque (ou indisponibilidade da mercadoria) das empresas, uma
vez que o pagamento é contabilizado de maneira mais rápida – em, no máximo, 5
minutos. A título de comparação, um boleto pode levar até três dias úteis para
ser compensado, o que obriga o varejista a segurar o produto até a expiração do
prazo de pagamento, caso não haja a quitação. Além disso, a implementação
do iniciador de pagamento também pode trazer redução de custos operacionais
para as empresas, uma vez que permite menos intermediários no processo de
pagamento.
“Estamos na vanguarda mais uma vez, ao
implantar a inicialização de pagamentos via Open Finance”, diz Luiz Escudeiro,
CTO do e-commerce. “Nosso público é muito ligado em inovação e adere muito
rapidamente às novas tecnologias.” Em 2020, o KaBuM! foi pioneira ao
disponibilizar o PIX como forma de pagamento. Agora, o ITP já está disponível
para uma base selecionada de usuários e será liberada para 100% dos clientes
nas próximas semanas.
O que é o ITP?
O Iniciador de Transação de Pagamentos
(ITP) é uma nova modalidade instituída pelo Banco Central por meio da resolução
BCB Nº 24, de 2020, que regulamenta a prestação de serviço de intermediação de
pagamentos. Seu papel é conectar tecnologicamente os aplicativos e sites a
diversas instituições financeiras, para que a transação de pagamento aconteça
de forma segura. As empresas que operam como Iniciador de Transação de
Pagamentos são reguladas pelo Banco Central.
Trata-se de uma tecnologia de grande
impacto, uma vez que os e-commerces, serviços de delivery, concessionárias de
serviços e aplicativos de qualquer natureza podem disponibilizar a iniciação de
pagamento a partir do seu próprio canal. Para realizar a transação e garantir
segurança no processo, o cliente faz a autorização do pagamento na instituição
onde está o dinheiro. Em breve, também será possível solicitar a autorização
recorrente do pagamento por meio do ITP. Esse será mais um avanço para
instituições que se relacionam periodicamente com seus clientes, como serviços
de streaming e telefonia, pois eliminará a complexidade que existe hoje de um
cadastro de débito automático.
Sobre o Magalu. O Magalu é a empresa que está digitalizando o varejo brasileiro. Desde maio de 2011, a companhia é listada no Novo Mercado da B3. Nos últimos anos, fez diversas aquisições, consolidando sua presença nacional. Além de 1.481 lojas, em 21 estados do país, o Magalu conta com mais seis marcas online (Netshoes, Zattini, Shoestock, Época Cosméticos, Estante Virtual e KaBuM!), 200 000 sellers em seu marketplace, e a plataforma de food delivery AiQFome. O SuperApp da companhia é acessado por mais de 37 milhões de usuários ativos mensais. Atualmente, o Magalu emprega mais de 40 000 funcionários. Sua política de gestão de pessoas foi reconhecida com diversos prêmios.
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