Últimas

Fintech traça perfil dos clientes de consórcio: gênero, faixa etária, região e objetivo de compra

De acordo com dados da plataforma Turn2C, nos primeiros seis meses deste ano, os homens foram a maioria ao
comprar consórcios; a aquisição de carros, imóveis e caminhões figuraram entre os principais objetivos dos clientes

São Paulo, setembro de 2022 – Segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), os primeiros seis meses de 2022 bateram recorde de cotas vendidas com 1,85 milhão, foi o melhor resultado para o período nos últimos dez anos. Além disso, os números superaram em 12,1% o acumulado no mesmo período do ano passado, quando houve o registro de 1,65 milhão. 

Tendo como recorte o mesmo período, quando de acordo com a ABAC o mercado registrou seu melhor desempenho, a Turn2C, solução de inteligência artificial (IA) para o mercado de consórcio, realizou uma pesquisa interna com objetivo de traçar o perfil dos clientes que buscaram o consórcio como meio de alcançar seus objetivos.

De acordo com a fintech, os homens são a maioria quando trata-se de escolher o consórcio como forma de levantar recursos. A pesquisa aponta que entre os clientes da base, 69,1% eram homens, ao passo que as mulheres representam 30,9%. O estudo revela também a faixa etária do público adepto a esta modalidade financeira. Os jovens adultos, entre 25 e 34 anos, somam 35,2%, à medida que os clientes com idade entre 35 e 44 anos chegam a 36,8%.

Quanto às regiões, o sudeste ganha destaque ao ter três cidades no top 5 das que mais usam o consórcio. São Paulo vem em primeiro lugar com 15,4%; o Rio de Janeiro, logo depois com 3,3%; e Belo Horizonte em quinto, com 2%. As cidades de Salvador (2,2%) e Curitiba (2,1% ) ocupam o terceiro e quarto lugar, respectivamente.

O levantamento interno permitiu ainda constatar para quais fins os clientes estão recorrendo ao consórcio. Em primeiro lugar estão os que buscam comprar automóveis (34,27%), em seguida a aquisição da casa própria (28,99%), e fechando o top 3 figuram os clientes que têm como objetivo ter seu próprio caminhão (7,46%). De acordo com Bruno Pinheiro, CEO da Turn2C, a lista de desejos não é surpresa, em especial o primeiro lugar.

“Temos observado um aumento significativo no preço dos automóveis. No início deste ano, por exemplo, de acordo com a Fipe, o valor dos carros novos subiu mais de 31%. O que conhecemos como carro popular registrou um aumento ainda mais expressivo, 44% nos últimos três anos”, diz. “Quando somamos o aumento nos preços à alta de juros, o cenário para quem quer comprar um carro fica bastante complicado, até mesmo o financiamento torna-se mais difícil”, completa.

Neste cenário, o executivo explica que a alternativa mais interessante é, de fato, o consórcio, em especial o Consórcio Inteligente que, por meio da inteligência artificial (IA), proporciona previsibilidade no acesso ao crédito  – um serviço exclusivo da Turn2C. “Hoje, boa parte das pessoas que não consideram o consórcio uma opção para comprar bens alegam que não saber quando terão acesso ao crédito é o principal empecilho e um dos motivos que os levam a cancelar”, aponta. A solução desenvolvida pela fintech, que hoje tem 97% de acuracidade em seus modelos de previsibilidade, reduz em até 90% o número de contratos cancelados em 12 meses de carteira, destaca o executivo.

O serviço de consórcios está em constante crescimento, principalmente diante de todas as vantagens e praticidades que oferece. Aliado a isso, depois que o Comitê de Política Monetária (Copom) aumentou a taxa básica de juros (Selic) para 13,75 % ano, de acordo com dados do Banco Central do Brasil, o mercado de consórcios é uma opção ainda mais atraente para os consumidores, que precisam lidar com altos custos para adquirir bens e serviços.

Bruno aponta a importância de se compreender o real objetivo do consórcio, que é um autofinanciamento e não uma categoria de investimento, como por vezes é classificada equivocadamente no mercado. “Ao compreender que não se compra um consórcio e sim o utiliza como forma de alcançar determinado objetivo, todo o ecossistema da modalidade passa a operar de forma mais eficiente e satisfatória para todos os envolvidos”, finaliza.

 

Sobre a Turn2C

A Turn2C Consórcio Inteligente é uma solução de inteligência artificial (IA) para o mercado de consórcio. Com foco na necessidade de compra do cliente e o propósito de transformar o setor por meio da tecnologia, a fintech desenvolveu uma plataforma capaz de entregar o produto ideal para que o consumidor tenha sucesso em seu objetivo de compra de um bem ou serviço.

Com atuação no segmento B2B, a fintech é a única no setor com acesso a 76% do mercado aberto de consórcio, proporcionando previsibilidade com inteligência baseada em dados. Com isso, Agentes da Turn2C, como são chamadas as empresas que usam a solução para oferecer o Consórcio Inteligente aos seus clientes, podem chegar ao produto ideal, de forma eficiente e ampla, de acordo com o interesse individual de compra, custo e prazo do cliente. Hoje, a empresa proporciona 97% de acuracidade em seus modelos de previsibilidade.

Proporcionando previsibilidade com inteligência baseada em dados, a Turn2C está presente em todo o país e já soma cerca de 1,5 mil agentes. Recentemente, a empresa recebeu aporte de R$ 8,5 milhões em rodada seed liderada pelo fundo Honey Island by 4UM e pela B3 - Brasil, Bolsa, Balcão. 

Nenhum comentário