Fintech traça perfil dos clientes de consórcio: gênero, faixa etária, região e objetivo de compra
De
acordo com dados da plataforma Turn2C, nos primeiros seis meses deste
ano, os homens foram a maioria ao
comprar consórcios; a
aquisição de carros, imóveis e caminhões figuraram entre os principais
objetivos dos clientes
São Paulo, setembro de 2022 – Segundo dados da Associação Brasileira
de Administradoras de Consórcios (ABAC), os primeiros seis meses de 2022
bateram recorde de cotas vendidas com 1,85 milhão, foi o melhor resultado para
o período nos últimos dez anos. Além disso, os números superaram em 12,1% o
acumulado no mesmo período do ano passado, quando houve o registro de 1,65
milhão.
Tendo como recorte o mesmo período,
quando de acordo com a ABAC o mercado registrou seu melhor desempenho, a Turn2C,
solução de inteligência artificial (IA) para o mercado de consórcio, realizou
uma pesquisa interna com objetivo de traçar o perfil dos clientes que buscaram
o consórcio como meio de alcançar seus objetivos.
De acordo com a fintech, os homens são a
maioria quando trata-se de escolher o consórcio como forma de levantar recursos.
A pesquisa aponta que entre os clientes da base, 69,1% eram homens, ao passo
que as mulheres representam 30,9%. O estudo revela também a faixa etária do
público adepto a esta modalidade financeira. Os jovens adultos, entre 25 e 34
anos, somam 35,2%, à medida que os clientes com idade entre 35 e 44 anos chegam
a 36,8%.
Quanto às regiões, o sudeste ganha
destaque ao ter três cidades no top 5 das que mais usam o consórcio. São Paulo
vem em primeiro lugar com 15,4%; o Rio de Janeiro, logo depois com 3,3%; e Belo
Horizonte em quinto, com 2%. As cidades de Salvador (2,2%) e Curitiba (2,1% )
ocupam o terceiro e quarto lugar, respectivamente.
O levantamento interno permitiu ainda
constatar para quais fins os clientes estão recorrendo ao consórcio. Em primeiro
lugar estão os que buscam comprar automóveis (34,27%), em seguida a aquisição
da casa própria (28,99%), e fechando o top 3 figuram os clientes que têm como
objetivo ter seu próprio caminhão (7,46%). De acordo com Bruno Pinheiro, CEO da Turn2C,
a lista de desejos não é surpresa, em especial o primeiro lugar.
“Temos observado um aumento
significativo no preço dos automóveis. No início deste ano, por exemplo, de
acordo com a Fipe, o valor dos carros novos subiu mais de 31%. O que conhecemos
como carro popular registrou um aumento ainda mais expressivo, 44% nos últimos
três anos”, diz. “Quando somamos o aumento nos preços à alta de juros, o
cenário para quem quer comprar um carro fica bastante complicado, até mesmo o
financiamento torna-se mais difícil”, completa.
Neste cenário, o executivo explica que a
alternativa mais interessante é, de fato, o consórcio, em especial o Consórcio
Inteligente que, por meio da inteligência artificial (IA), proporciona
previsibilidade no acesso ao crédito – um serviço exclusivo da Turn2C.
“Hoje, boa parte das pessoas que não consideram o consórcio uma opção para
comprar bens alegam que não saber quando terão acesso ao crédito é o principal
empecilho e um dos motivos que os levam a cancelar”, aponta. A solução
desenvolvida pela fintech, que hoje tem 97% de acuracidade em seus modelos de
previsibilidade, reduz em até 90% o número de contratos cancelados em 12 meses
de carteira, destaca o executivo.
O serviço de consórcios está em
constante crescimento, principalmente diante de todas as vantagens e
praticidades que oferece. Aliado a isso, depois que o Comitê de Política
Monetária (Copom) aumentou a taxa básica de juros (Selic) para 13,75 % ano, de
acordo com dados do Banco Central do Brasil, o mercado de consórcios é uma
opção ainda mais atraente para os consumidores, que precisam lidar com altos
custos para adquirir bens e serviços.
Bruno aponta a importância de se
compreender o real objetivo do consórcio, que é um autofinanciamento e não uma
categoria de investimento, como por vezes é classificada equivocadamente no
mercado. “Ao compreender que não se compra um consórcio e sim o utiliza como
forma de alcançar determinado objetivo, todo o ecossistema da modalidade passa
a operar de forma mais eficiente e satisfatória para todos os envolvidos”,
finaliza.
Sobre a Turn2C
A Turn2C Consórcio Inteligente é uma solução de
inteligência artificial (IA) para o mercado de consórcio. Com foco na
necessidade de compra do cliente e o propósito de transformar o setor por meio
da tecnologia, a fintech desenvolveu uma plataforma capaz de entregar o produto
ideal para que o consumidor tenha sucesso em seu objetivo de compra de um bem
ou serviço.
Com atuação no segmento B2B, a fintech é
a única no setor com acesso a 76% do mercado aberto de consórcio,
proporcionando previsibilidade com inteligência baseada em dados. Com isso,
Agentes da Turn2C, como são chamadas as empresas que usam a solução para
oferecer o Consórcio Inteligente aos seus clientes, podem chegar ao produto
ideal, de forma eficiente e ampla, de acordo com o interesse individual de
compra, custo e prazo do cliente. Hoje, a empresa proporciona 97% de
acuracidade em seus modelos de previsibilidade.
Proporcionando previsibilidade com inteligência baseada em dados, a Turn2C está presente em todo o país e já soma cerca de 1,5 mil agentes. Recentemente, a empresa recebeu aporte de R$ 8,5 milhões em rodada seed liderada pelo fundo Honey Island by 4UM e pela B3 - Brasil, Bolsa, Balcão.
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