Floripa Conecta gerou impacto positivo de cerca de R$ 15 milhões para a economia da Capital
As mais de 60 atrações que integraram o hub de
eventos reuniram um público aproximado de 65 mil pessoas em agosto, um dos
meses menos movimentos da cidade; edição 2023 já tem data: 18 a 27 de agosto
Brasil, setembro de 2022: A segunda edição do Floripa Conecta
deixou um saldo positivo para a economia da Capital. Em agosto, justamente um
dos meses menos agitados para o turismo da cidade, o hub de eventos movimentou
a cena criativa com mais de 420 horas de atrações. Os 60 eventos que fizeram
parte desse movimento atingiram um público estimado de 65 mil pessoas — se
considerar também quem participou de atividades online, em mais de 30 lugares
diferentes. Para a economia da Capital, o resultado foi significativo. Em
valores, o número estimado foi de R$ 15 milhões, mostrando o quanto a indústria
criativa é potente, gera renda e emprego.
O cálculo foi baseado no impacto no
turismo da cidade a partir da movimentação do público nesses mais de 60
eventos. Foram 17,8% a mais na rede hoteleira se comparado a 2019, na primeira
edição do Floripa Conecta.
Além dos números, o sucesso do projeto
foi medido a partir das conexões que surgiram entre grandes e pequenos
produtores, a descentralização de atividades e a possibilidade de moradores e
visitantes, conhecerem a produção cultural, de tecnologia e a cena
empreendedora de Florianópolis.
Passados dois anos de espera, o Floripa
Conecta 2022 marcou a retomada da Indústria Criativa de Florianópolis. Thaynan
Mariano, Executivo do projeto, destaca que nesta segunda edição foi possível
conectar a Ilha e o Continente, empreendedores e clientes, a comunidade e o
centro da cidade.
Entre 4 e 14 de agosto, o movimento
agregou eventos nas áreas de games, música, gastronomia, tecnologia, cinema,
turismo, moda, artesanato, design, artes cênicas e visuais. “Por 11 dias, nos
divertimos enquanto fazíamos negócios, aprendemos enquanto passeávamos por
Floripa. Essa foi a apenas a segunda edição desse movimento que uniu
iniciativas públicas e privadas em prol do desenvolvimento econômico da região.
Fica claro que é em Florianópolis que nos encontramos em agosto quando queremos
explorar o nosso potencial criativo”, diz Mariano.
Ele também ressalta o engajamento de
moradores, turistas e dos próprios agentes criativos. Esse engajamento pode ser
medido a partir dos resultados de mídia: as redes digitais do Floripa Conecta
tiveram aumento de 250% em número de seguidores, mais de 200 mil pessoas
alcançadas e mais de 500 mil impressões, mostrando que o projeto contribui para
dar visibilidade principalmente para os pequenos produtores. Vale ainda
destacar o índice de 88% de aprovação entre os participantes do evento. A
expectativa é que em 2023 o projeto seja ainda maior. A data do próximo ano
será de 18 a 27 de agosto.
Uma das novidades anunciadas nesta
edição são as Rodadas de Negócios SEBRAE SC entre produtores, agitadores
culturais, empreendedores e entidades pós-evento. Essas rodadas estão marcadas
para outubro e têm o propósito de promover e facilitar colaborações e
cooperações entre quem atua na área.
A segunda novidade são workshops de
capacitação para produtores sobre como captar recursos via leis de incentivo e
concorrer em editais. As oficinas serão em novembro deste ano. “A ideia é
apoiar produtores de eventos a passar de nível e conectá-los com fornecedores
da cidade”, afirma Thaynan Mariano.
Redes Sociais
floripaconecta.com.br
@floripa.conecta
Sobre o Diretor do Evento
Thaynan Mariano é empreendedor,
consultor e palestrante, especialista em Gamificação, Marketing Estratégico e
Liderança. É Diretor Executivo do Floripa Conecta, maior hub de eventos do sul
do Brasil. Foi Vice Presidente Mundial da JCI, Vice-Diretor da Acate Games e
CEO da Jogos do Rei.
Sobre o Floripa Conecta
Floripa Conecta é um movimento de conexão entre iniciativas públicas, privadas e eventos na cidade de Florianópolis e criado com o propósito de fortalecer o desenvolvimento econômico regional bem como unir os atores da tecnologia, do turismo e da economia criativa.
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