Gestão de vendas: como está a reposição de estoque?
*Por Lucas Azevedo, responsável pela operação
da Loja Virtual na Juntos Somos Mais
A reposição de estoque é uma das tarefas
primordiais na rotina do varejo, e por isso, deve ser um processo organizado
visando a otimização do trabalho.
Alguns profissionais podem ver esta
atividade como pouco estratégica, perda de tempo e até como um gasto
desnecessário, mas, na verdade, é parte essencial do processo de venda. Quando
bem gerenciado, pode ajudar as lojas no crescimento de receita. A rápida
reposição de mercadoria pode ajudar no aumento de vendas, além de evitar a
ruptura de estoque – ou falta de produtos - afinal ninguém gosta de não ter o
produto para atender o cliente.
O Índice de Produtividade Tecnológica
(IPT) de Logística, levantamento encomendado pela Totvs, mostra que 92% dos
varejistas possuem um setor voltado à gestão de armazenagem. Porém, apenas 38%
investem em um sistema de gestão pensado para essa área.
Reposição contínua ou periódica
Existem várias formas de reposição de
estoque e é essencial que cada empresa conheça os seus consumidores para
identificar a melhor maneira. Podemos separar em dois tipos principais: a
contínua e a periódica.
A reposição contínua preza pela alta rotatividade
e o baixo nível de estocagem. Esse método pode aumentar os custos de compras
dos produtos, já que os itens são comprados em quantidades menores. Porém,
reduz gastos com armazenagem, justamente porque menores quantidades são
estocadas.
Já a reposição periódica é feita
conforme a demanda de procura e venda. Esse tipo de reposição pode ser um
risco, caso aconteça o aumento repentino de vendas de um determinado
produto.
Abaixo, gostaria de elencar importantes
estratégias que podem ajudar os varejistas em sua reposição de estoque.
1- Previsão de demanda pelo consumo
Trabalhar com uma previsão da demanda
pode ser muito positivo ao negócio, beneficiando as vendas e até a relação com
os clientes. No entanto, esse processo pode ser complexo.
Para que a previsão seja assertiva, é
necessário executar o planejamento de estoque sob a visão do consumidor, logo,
a empresa deve se adaptar à demanda do público. É importante lembrar que para
vender mais é necessário entregar ao consumidor o que ele precisa, na quantidade
desejada e no tempo adequado.
2- Análise de fornecedores
Um negócio de sucesso não opera sozinho,
por isso, parcerias são importantes no dia a dia. Os fornecedores podem atuar
de forma eficiente na reposição de estoque e, dessa forma, é essencial conhecer
a capacidade técnica e operacional deles, já que é imprescindível a
pontualidade na entrega.
Além disso, como aquele bom ditado, 'é
melhor prevenir do que remediar', a empresa não pode ser prejudicada pelos
erros dos fornecedores.
3- Bom planejamento
Por fim, um bom planejamento pode evitar
dores de cabeça. Por conta disso, é aconselhável que ocorra uma análise
de todos os possíveis parceiros incluindo uma avaliação dos riscos da
contratação de cada um. Assim, será possível saber se esses profissionais
atendem às demandas necessárias e se podem oferecer apoio em situações de
emergência.
A reposição de estoque é um processo
estratégico para todas as empresas. Quando o produto chega no momento certo e
na quantidade adequada, a rentabilidade e o empreendimento crescem.
Sobre o autor
Lucas Azevedo é bacharel em
Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, possui MBA em
Gestão Comercial pela Fundação Getúlio Vargas e Digital Business Strategy pelo
MIT Sloan School of Management. Com mais de uma década de experiência, já teve
passagem pela Votorantim Cimentos. Atualmente é responsável pela operação da
Loja Virtual na Juntos Somos Mais.
Saiba mais | Juntos Somos Mais
O programa Juntos Somos + foi criado em 2014 pela Votorantim Cimentos como um programa de relacionamento. Desde o início, a proposta era desenvolver varejistas e profissionais, contribuindo, assim, para a sustentabilidade da cadeia por meio da geração de novos negócios. Contando com as sócias Gerdau e Tigre, o programa Juntos Somos + se transformou em uma empresa independente, denominada Juntos Somos Mais, um ecossistema que tem como propósito fortalecer o varejo da construção civil, desenvolvendo e qualificando varejistas e os profissionais de obra. Atualmente, há mais de 40 empresas líderes em seus segmentos participantes, juntamente com mais de 95 mil lojas e mais de 1,2 milhões de membros entre lojistas, vendedores e profissionais de obra. Em 2020, a empresa anunciou a aquisição da startup gaúcha Triider, marketplace de serviços gerais, e em 2021 investiu na Conecta Reforma, que conecta clientes com prestadores de serviço para execução de grandes reformas. Recentemente adquiriu a operação do habitissimo, plataforma de serviços gerais, tornando-se a maior plataforma da área de construção, reformas e pequenas manutenções do país. Saiba mais por meio do site oficial.
Nenhum comentário