HYPR e Moss firmam parceria para calcular e neutralizar o impacto de CO2 da publicidade digital
Projeto inédito no mercado brasileiro é capaz
de neutralizar toneladas de carbono e reverter em preservação da floresta
amazônica
São Paulo, agosto de 2022 - A HYPR, startup de tecnologia aplicada
ao marketing, em conjunto com a Moss, climatech, desenvolveu um modelo que
permite neutralizar as emissões de CO2 da publicidade digital através de
créditos de carbono em blockchain.
Globalmente, grandes marcas de bens de
consumo, cosméticos, automóveis, entre outras indústrias, já trabalham para
mensurar e neutralizar as emissões de CO2. Além dos esforços das áreas industriais
e de logística, agora os times de marketing têm também o desafio de mapear as
emissões de escopo 3 das operações de mídia, de forma que reduza esse impacto.
Nos milissegundos que levam para um
anúncio digital ser exibido, dezenas de empresas dialogam para calcular qual
anúncio deve ser entregue para cada pessoa.
Nesse processo, múltiplos servidores
entram em ação, consumindo eletricidade
para alimentar essa cadeia de valor. Para tangibilizar a escala do problema,
atualmente a NYSE, bolsa de valores norte-americana processa entre 3 a 6
bilhões de transações por dia. Já o ecossistema de publicidade digital gera um
volume 100x maior.
De olho na necessidade de metrificar os
impactos da publicidade digital nas emissões de CO2, a HYPR e a Moss, se uniram
para ajudar anunciantes a neutralizar as externalidades geradas pela
publicidade digital, sem onerar a performance das campanhas e o resultado
financeiro das empresas.
Como funciona?
A HYPR utiliza uma metodologia que
calcula e mensura a emissão de GEEs (Gases de Efeito Estufa) do plano de mídia
digital dos anunciantes e aponta o volume necessário para neutralizar o
impacto.
A partir da análise, as empresas podem
compensar as emissões de CO2 a partir da compra de créditos de carbono em
blockchain, como o MCO2 da Moss. Cada crédito de carbono representa uma
tonelada de CO2 cuja emissão foi evitada.
Desde março de 2020, a Moss já
transacionou mais de 150 milhões de reais que ajudaram a conservar,
aproximadamente, 152 milhões de árvores na Amazônia em projetos certificados e
auditados internacionalmente.
“Acreditamos em uma solução de mercado
para mitigar os efeitos dos gases de efeito estufa no aquecimento global. Um
mercado avançado de créditos de carbono contribui para o desenvolvimento
sustentável, e o Brasil tem o dever e o privilégio de ser o líder natural
global neste setor” - Luis Adaime, Fundador e CEO da Moss
Desafio L'Óreal
Após 25 anos do lançamento da fragrância
Acqua di Giò, a Giorgio Armani Beauty acaba de lançar no Brasil o perfume My
Way, sua aposta para o mercado feminino. Além do legado a honrar, o grande
diferencial da fragrância é a virada de chave que promove no projeto de
sustentabilidade da companhia.
My Way é o primeiro lançamento do grupo
com o compromisso de neutralidade de carbono e até 2025 a empresa quer usar
100% de energia renovável em seus processos.
A companhia estima o uso de 64% menos
plástico, 55% menos vidro, 32% menos papelão e 75% menos metal com a adoção do
sistema de refil, em comparação com a compra de quatro frascos tradicionais de
50ml. Além disso, por meio do modelo construído pela HYPR e Moss foi possível
calcular um impacto de 14,59 Ts de CO2 que foram 100% neutralizadas através de
créditos de carbono a um custo de 2,83% do impacto econômico gerado pelo
próprio projeto.
Segundo Raphaella Vittz, coordenadora de
mídia da L'Oréal Brasil, "o modelo desenvolvido representa um novo passo
para o protagonismo do marketing na agenda de ESG, através de um modelo que une
performance corporativa com responsabilidade ambiental - onde o financiamento
da neutralização de CO2 surge do próprio resultado operacional gerado pelo
investimento em mídia".
"Sob a perspectiva da inclusão das
climatechs no leque de tecnologias utilizadas pelo marketing, neutralizar as
emissões de mídia é o primeiro caso de uso, mas não para por aí. A geração Z,
por exemplo, representa 20% da população e é mais atenta às comunicações
relacionadas aos temas de sustentabilidade e meio ambiente. Essa sensibilidade
reflete quanto estão dispostos a pagar por produtos e serviços, e pode variar
mais de 10% entre diferentes gerações. Em outras palavras, fazer o bem é um bom
negócio. É uma oportunidade que os anunciantes têm para entender as diferentes
demandas de seus consumidores e suas especificidades, entregando experiências
relevantes e com propósito para cada audiência", diz César Moura, diretor
da HYPR.
Sobre a Moss
A Moss é uma climatech: uma empresa que
utiliza a tecnologia a favor do meio ambiente e no combate à crise climática. O
foco da Moss é simplificar e democratizar o acesso às soluções sustentáveis, e
para isso ela atua de ponta a ponta no mercado de crédito de carbono, da
originação do crédito até a sua aposentadoria.
A missão da empresa é acelerar as
mudanças que o planeta precisa. E suas principais soluções passam por:
- Originação de crédito de
carbono através do desenvolvimento de projetos de preservação da floresta
amazônica
- Tokenização do crédito de
carbono para evitar contagem dupla e trazer uma camada extra de
transparência e rastreabilidade para o mercado
- Conferir agilidade e facilidade
para a compensação da pegada de carbono de empresas e pessoas através de
produtos digitais
Hoje a Moss entrega essas soluções a
partir de produtos e tecnologias como monitoramento geoespacial, automatização
de processos, calculadoras de pegada de carbono, APIs de compensação, MCO2 -
primeiro token lastreado de crédito de carbono usado para compensação de gases
de efeito estufa - listado nas principais exchanges e o constante
desenvolvimento de produtos digitais focados na preservação da floresta.
Sobre a HYPR
A HYPR foi construída para ajudar agências e anunciantes desenvolverem uma maior capacidade de segmentação proprietária. Fundada em 2020, a empresa oferece para o mercado uma curadoria de plataformas integradas com o objetivo de digitalizar roteiros de mídia exterior (OOH), jornadas de consumo do mundo físico (O2O) e maximizar vendas em canais digitais (Retail). Em 2021, a companhia foi selecionada pela XP Empresas como uma das 250 fast scale ups de tecnologia.
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