Jornada do Colaborador e os programas de saúde e bem-estar
Divulgação - Literare Books International
Thiago Tadeu Castro Matos (*)
Pensar sobre a jornada do colaborador é dar atenção para todas as etapas do que chamo de ciclo de relacionamento do colaborador com a organização, de forma que possamos ter empatia para construir boas experiências não só na atração dos melhores talentos do mercado, mas também a permanência deles (performando alto) na empresa.
Os profissionais de hoje em dia não se
iludem mais só com escritórios descolados e um pacote de benefícios comuns. Por
conta disso, esses pontos de contato precisam ser observados quase que de forma
individual. Parece complexo fazer isso, e provavelmente é, mas o mapeamento de
personas pode ajudar. No entanto, esse é um assunto para outro artigo.
E quando me refiro a pensar em um
programa que atue de forma "individual", quero dizer que um eficaz
programa de saúde e bem-estar, tem que cuidar da individualidade de cada um.
Como por exemplo: organização de uma agenda que integra atividade física e
bem-estar mental no ambiente de trabalho pode produzir resultados eficazes na
redução dos níveis de estresse, redução de doenças crônicas, aumentando a
produtividade, melhorarem a satisfação e moral dos colaboradores.
Outros tipos de terapias podem
complementar o portfólio do RH e dar opções aos colaboradores de como cuidar de
si e de sua saúde. Aulas de Yoga Laboral, práticas de Meditação Mindfulness,
sessões de Reiki ou Thetahealing, entre outras técnicas podem ser estar
disponíveis para os colaboradores escolherem o que preferirem.
A adoção de um programa de saúde e
bem-estar pode aumentar o nível de felicidade no trabalho, melhorar o desempenho
individual do colaborador, ajudar a minimizar problemas na ergonomia, melhorar
os padrões de sono e ainda permitir que os colaboradores terminem o dia de
trabalho com uma energia mais positiva e leve.
Pensando em tudo isso, agora é à hora da
verdade! Em tempos de isolamento, tornou-se obrigatório que as empresas dessem
atenção a saúde mental e física de seus colaboradores. Mas e agora? Com as
rotinas das empresas voltando "ao normal", saberemos quais e quantas
empresas de fato se manterão preocupadas em manter as atividades de saúde e
bem-estar em seus portfólios de benefícios corporativos.
A nós, resta ficarmos atentos, observar
os movimentos para fazermos melhores escolhas para nossas vidas e carreiras,
pois na Era da Experiência as empresas precisam ficar atentas a todos os pontos
de contato do ciclo de relacionamento com o colaborador, ouvindo-o e agindo de
acordo com o que realmente importa para ele e para os negócios.
A jornada do colaborador é uma
estratégia de gestão que vem mudando a forma como as organizações se relacionam
com seus colaboradores. Gerando mais integração entre as equipes, mudanças de
cultura ou comportamento, aumento de produtividade, retenção de talentos e
colaboradores defensores de marcas. Mesmo quando eles vão embora.
(*) Thiago Tadeu Castro Matos - Especialista em design de experiência, consultor de recursos humanos, mentor e escritor do livro: “Jornada do Colaborador. 7 passos para elevar a experiência do colaborador”.
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