Lideranças educacionais do Quênia e do Paquistão vêm ao Brasil para conhecer iniciativas brasileiras de impacto na área da educação
31 gestoras(es) do Sul Global visitam o
país para conhecer políticas e iniciativas educacionais como a experiência de
Sobral, no Ceará, o Movimento pela Base e o Todos pela Educação;
Iniciativa faz parte do Programa
South-South, parceria entre o Governo Britânico (FCDO/UK), o Education
Development Trust (EDT), a Fundação Lemann, o Centro Lemann de Sobral, o
Programa da Fundação Lemann na Blavatnik Escola de Governo da Universidade de
Oxford, a Zizi Afrique (Quênia) e a Idara-e-Taleem-o-Aagahi - ITA (Paquistão);
A aliança tem como propósito fortalecer
a ação de lideranças educacionais do Sul Global, por meio de um programa de formação,
da distribuição de materiais globais de referência e da articulação de uma rede
transnacional.
08 de setembro de 2022 - De 11 a 16 de setembro de 2022, uma
comitiva de 31 líderes educacionais sêniores - 16 do Quênia e 15 do Paquistão -
estará no Brasil para trocar experiências e conhecer iniciativas que possam
inspirá-los a realizar reformas educacionais em seus países. A viagem de
imersão, que acontece em São Paulo (SP) e em Sobral (CE), faz parte do Programa
South-South, cujo objetivo é criar oportunidades para que lideranças do Sul
Global compartilhem conhecimentos, práticas e evidências, buscando fortalecer a
sua capacidade de impulsionar coalizões voltadas a promover reformas que
melhorem a educação básica em seus territórios.
Ao longo da visita, os participantes
serão convidados a refletir sobre sua própria atuação como líderes
educacionais, estreitar os vínculos com seus pares, ampliar seus conhecimentos
e planejar estratégias e ações a serem implementadas conjuntamente quando
retornarem aos seus países. As atividades de reflexão, discussão e cocriação
serão inspiradas por três experiências brasileiras: a revolução educacional
realizada em Sobral (CE), onde todos os estudantes da rede municipal aprendem a
ler e escrever na idade adequada, o Movimento pela Base e o Todos pela
Educação.
Em São Paulo, os visitantes irão
interagir com representantes do Movimento pela Base, articulação intersetorial
criada em 2014, que se dedica a apoiar a construção e a implementação de
qualidade da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Novo Ensino Médio.
Também compartilharão experiências com dirigentes do Todos pela Educação,
organização não-governamental que trabalha desde 2006 com diferentes atores do
governo e da sociedade civil para melhorar a formulação e implementação de
políticas educacionais estruturantes. Em Sobral, no Ceará, conhecerão reformas
educacionais que enfatizaram a alfabetização e a redução da evasão
escolar. A experiência é uma das mais bem-sucedidas no cenário educacional brasileiro
e serve de referência para municípios de todo o país.
Além de aprender uns com os outros e com
as iniciativas brasileiras, os visitantes da África e da Ásia também visitarão
escolas da zona urbana e rural de Sobral. O contato com crianças e
adolescentes, familiares, professores, equipe gestora e lideranças locais tem
como propósito sensibilizar quenianos e paquistaneses a aprimorar e
compartilhar boas práticas capazes de assegurar aprendizagem com qualidade e
equidade, especialmente para grupos de estudantes em situação de maior
vulnerabilidade social.
“Fazer com que os líderes passem tempo
juntos, compartilhem ideias e aprendam com cada um representa a oportunidade de
acelerar a reforma do sistema. Quando os corações se conectam, eles acendem a
mente e liberam a energia das lideranças para ampliar seu impacto como
indivíduos e instituições. Estamos ansiosos para gerar resultados públicos por
meio desta iniciativa e aprender lições que possam ajudar a dinamizar a jornada
de reforma educacional do Quênia”, revela John Mugo, CEO da Zizi Afrique, uma
das principais organizações de educação do país.
Programa South-South: parceiros e
atuação
O Programa South-South é resultado da
parceria entre o Governo Britânico (FCDO/UK), o Education Development Trust
(EDT), a Fundação Lemann, o Centro Lemann de Sobral, o Programa da Fundação
Lemann na Blavatnik Escola de Governo da Universidade de Oxford, a Zizi Afrique
(Quênia) e a Idara-e-Taleem-o-Aagahi - ITA (Paquistão). A aliança tem como
propósito fortalecer a ação de lideranças educacionais do Sul Global, por meio
de um programa de formação, da distribuição de materiais globais de referência
e da articulação de uma rede transnacional.
O programa de formação tem duração de
oito meses e envolve a imersão no Brasil e encontros mensais remotos,
organizados pelo Centro Lemann de Sobral, além de reuniões locais de
articulação conduzidas por Zizi Afrique e ITA em seus respectivos países. A
produção de materiais será liderada pelo Programa da Fundação Lemann na
Universidade de Oxford e prevê a curadoria e produção de estudos de caso,
guias, podcasts, vídeos, entre outras ferramentas, disponibilizadas
gratuitamente para orientar a atuação de lideranças educacionais em todo o Sul
Global. A rede transnacional se propõe a ser um espaço permanente de
intercâmbio e aprendizado entre pares, capaz de fortalecer e dar sustentação à
atuação de líderes comprometidos em realizar reformas educacionais nos seus
respectivos países.
Baela Jamil, CEO da organização ITA e
especialista em políticas públicas, destaca: “a já existente crise de
aprendizagem, ampliada pela pandemia e pelas recentes inundações sem
precedentes que afetaram 15% da população paquistanesa, mostra a necessidade de
soluções ousadas que não apenas impactem a educação em cada país, mas também
promovam a construção de coalizões e redes para a cocriação de materiais de
referência e reformas educacionais relevantes, adaptáveis a diferentes
realidades e com poder de escala."
Apesar das particularidades locais,
países do Sul Global enfrentam desafios educacionais semelhantes, como a
necessidade de melhorar os níveis de qualidade e equidade na educação,
atualizar os currículos escolares, qualificar a formação de professores,
melhorar a infraestrutura das escolas e garantir acesso, permanência e
conclusão da educação básica, especialmente junto a grupos sociais
historicamente excluídos. .
Segundo dados do Banco Mundial, num
esforço de combinar diferentes avaliações externas para torná-las comparáveis,
em relação à média de aprendizagem, países localizados na região sul possuem
resultados de aprendizagem significativamente inferiores aos alcançados pelas
nações do Norte. Tons mais escuros no mapa correspondem a maior aprendizagem e
se concentram, em geral, na Europa e América do Norte.
Figura 1 – Aprendizagem média (2000-2017). Fonte: Angrist, N., Djankov, S.,
Goldberg, P.K. et al. Measuring human capital using global learning data.
Nature 592, 403–408 (2021). https://doi.org/10.1038/s41586-021-03323-7
Dadas essas afinidades, lideranças do
Sul Global têm grande potencial para compartilhar conhecimentos e práticas mais
alinhados com as suas realidades e necessidades locais, a fim de promover
reformas educacionais com resultados de aprendizagem robustos, mais agilidade,
legitimidade e sustentabilidade a longo prazo.
Parceiros do Programa South-South
Parceiros Financiadores:
Ministério de Relações Exteriores,
Commonwealth e Desenvolvimento do Reino Unido (FCDO) e Education Development
Trust (EDT)
O FCDO (Ministério de Relações
Exteriores, Commonwealth e Desenvolvimento do Reino Unido) lançou a iniciativa What Works Hub, em 2021,
para ajudar formuladores de políticas educacionais em todo o mundo a coletar
dados e usar evidências para gerar resultados mais robustos na educação básica,
mais especificamente na etapa da alfabetização. O What Works Hub é coordenado (em sua fase
inicial) pela organização Education
Development Trust (EDT). O FCDO tem uma longa história de apoio a
reformas educacionais no Quênia e no Paquistão.
Parceiro Anfitrião:
Fundação Lemann
Por meio de parcerias com organizações
de impacto social nacionais e internacionais e universidades como Harvard,
Oxford e Stanford, a Fundação Lemann se dedica a garantir a brasileiros de
todas as origens o acesso a uma educação pública de alta qualidade, ao mesmo
tempo em que apoia o desenvolvimento de líderes comprometidos com a
transformação social do Brasil. Seu trabalho se alinha com os objetivos das
Nações Unidas de garantir educação inclusiva e equitativa e promover
oportunidades de aprendizagem ao longo de toda a vida para todos, reduzir a
desigualdade e criar parcerias globais em nome do desenvolvimento sustentável.
A Fundação tem um histórico de apoio a esforços bem-sucedidos de mudança
sistêmica em larga escala no Brasil, como uma coalizão para reformar a Base
Nacional Comum Curricular e coalizões estaduais para melhorar a alfabetização.
Parceiros Executores:
Centro Lemann de Liderança para Equidade
na Educação (Centro Lemann de Sobral)
Organização independente, apartidária e
global, idealizada pela Fundação Lemann e inspirada pelo município de Sobral,
no Ceará. Sua missão é promover aprendizagem com equidade na educação básica,
por meio da formação de lideranças educacionais e do fomento à pesquisa
aplicada. Seu propósito se realiza a partir de três programas: Formação de
Lideranças Educacionais, Pesquisa Aplicada e South-Southn. O Programa de
Formação de Lideranças Educacionais visa fortalecer o compromisso e a
capacidade de gestores educacionais brasileiros de promover aprendizagem com
qualidade e equidade em suas escolas e redes públicas de educação. O Programa
de Pesquisa Aplicada busca apoiar pesquisadores e centros de pesquisas
nacionais e internacionais a realizar estudos de ponta que indiquem evidências
e soluções efetivas para redução das desigualdades educacionais. O Programa
South-South tem por objetivo fortalecer a capacidade de líderes educacionais do
Sul Global de criar ou impulsionar coalizões para promover reformas educacionais
voltadas a melhorar a aprendizagem na educação básica em seus países.
Lemann Foundation Programme for the
Public Sector - Blavatnik School of Government/Universidade de Oxford
O Programa da Fundação Lemann foi
lançado em 2021 para promover pesquisa comparativa com o intuito de gerar e
disseminar conhecimentos sobre o Brasil, com o objetivo de melhorar o setor
público no país. As áreas de pesquisa incluem recuperação após a Covid-19,
integridade e anticorrupção, polarização e prestação de serviços. O Programa
aproveita a experiência comprovada da Blavatnik School of Government (BSG) na
produção de estudos de caso e na formação de líderes para orientar políticas
públicas mais robustas, muitas das quais são provenientes do Sul Global. A BSG
foi fundada em 2010 e faz parte da Universidade de Oxford, uma das mais
importantes do mundo. Também abriga o Programa de Pesquisas sobre a Melhoria de
Sistemas de Educação (RISE), que documenta processos de mudança nos sistemas
para a criação de habilidades fundamentais na educação.
Organizações âncora:
Zizi Afrique - Quênia
Comprometida em melhorar os resultados
de aprendizagem de estudantes, a Zizi Afrique visa consolidar dados e
evidências, inovar em soluções e práticas, por meio de redes colaborativas,
para assegurar que crianças e jovens desenvolvam competências para a vida
e o trabalho.
Idara-e-Taleem-o-Aagahi (ITA) -
Paquistão
A ITA tem como missão incentivar a
criação de sistemas educacionais para todas as crianças, sem discriminação de
gênero, classe, idade, religião, cor e etnia, esforçando-se para resolver os
desafios educacionais, por meio da mobilização de recursos e da influência de
políticas públicas.
Porta-vozes:
Paquistão: Senhora Baela Jamil, CEO da Idara-e-Taleem-o-Aagahi (ITA) e
fundadora do Festival de Literatura Infantil, agora renomeado Festival de
Aprendizagem do Paquistão (Pakistan
Learning Festival - PLF). Especialista em políticas públicas, foi
consultora técnica do Ministério Federal da Educação do Governo do Paquistão.
Quênia: Dr John Mugo, diretor-executivo da Fundação Zizi
Afrique, no Quênia. Nomeado para a Medalha de Educação da África, é o anfitrião
do Quênia para a Rede Transnacional e lidera diversas outras iniciativas
colaborativas, como a Avaliação de Habilidades e Valores para Vida na África
Oriental (Assessment of Life
Skills Values - ALiVE) e a Evidência de Educação para Ação (Education Evidence for Action - EE4A).
Brasil: Anna Penido, diretora do Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação. Possui graduação em Jornalismo e especialização em Gestão Social para o Desenvolvimento, ambas pela Universidade Federal da Bahia. Participou do programa de desenvolvimento de lideranças sociais da Universidade de Harvard e da formação em direitos humanos da Universidade Columbia (Nova York). Foi diretora do Instituto Inspirare, quando contribuiu com a criação do portal Porvir, da BNCC e da reforma do Ensino Médio. Fundou e dirigiu a CIPÓ – Comunicação Interativa, organização não governamental dedicada à garantia de direitos de crianças, adolescentes e jovens. Coordenou o escritório do UNICEF para os Estados de São Paulo e Minas Gerais. Integra o Movimento pela Base e a rede Ashoka de Empreendedores Sociais.
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