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Lideranças educacionais do Quênia e do Paquistão vêm ao Brasil para conhecer iniciativas brasileiras de impacto na área da educação

31 gestoras(es) do Sul Global visitam o país para conhecer políticas e iniciativas educacionais como a experiência de Sobral, no Ceará, o Movimento pela Base e o Todos pela Educação;

Iniciativa faz parte do Programa South-South, parceria entre o Governo Britânico (FCDO/UK), o Education Development Trust (EDT), a Fundação Lemann, o Centro Lemann de Sobral, o Programa da Fundação Lemann na Blavatnik Escola de Governo da Universidade de Oxford, a Zizi Afrique (Quênia) e a Idara-e-Taleem-o-Aagahi - ITA (Paquistão);

A aliança tem como propósito fortalecer a ação de lideranças educacionais do Sul Global, por meio de um programa de formação, da distribuição de materiais globais de referência e da articulação de uma rede transnacional.

 

08 de setembro de 2022 - De 11 a 16 de setembro de 2022, uma comitiva de 31 líderes educacionais sêniores - 16 do Quênia e 15 do Paquistão - estará no Brasil para trocar experiências e conhecer iniciativas que possam inspirá-los a realizar reformas educacionais em seus países. A viagem de imersão, que acontece em São Paulo (SP) e em Sobral (CE), faz parte do Programa South-South, cujo objetivo é criar oportunidades para que lideranças do Sul Global compartilhem conhecimentos, práticas e evidências, buscando fortalecer a sua capacidade de impulsionar coalizões voltadas a promover reformas que melhorem a educação básica em seus territórios.

Ao longo da visita, os participantes serão convidados a refletir sobre sua própria atuação como líderes educacionais, estreitar os vínculos com seus pares, ampliar seus conhecimentos e planejar estratégias e ações a serem implementadas conjuntamente quando retornarem aos seus países. As atividades de reflexão, discussão e cocriação serão inspiradas por três experiências brasileiras: a revolução educacional realizada em Sobral (CE), onde todos os estudantes da rede municipal aprendem a ler e escrever na idade adequada,  o Movimento pela Base e o Todos pela Educação.

Em São Paulo, os visitantes irão interagir com representantes do Movimento pela Base, articulação intersetorial criada em 2014, que se dedica a apoiar a construção e a implementação de qualidade da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Novo Ensino Médio. Também compartilharão experiências com dirigentes do Todos pela Educação, organização não-governamental que trabalha desde 2006 com diferentes atores do governo e da sociedade civil para melhorar a formulação e implementação de políticas educacionais estruturantes. Em Sobral, no Ceará, conhecerão reformas educacionais que  enfatizaram  a alfabetização e a redução da evasão escolar. A experiência é uma das mais bem-sucedidas no cenário educacional brasileiro e serve de referência para municípios de todo o país.

Além de aprender uns com os outros e com as iniciativas brasileiras, os visitantes da África e da Ásia também visitarão escolas da zona urbana e rural de Sobral. O contato com crianças e adolescentes, familiares, professores, equipe gestora e lideranças locais tem como propósito sensibilizar quenianos e paquistaneses a aprimorar e compartilhar boas práticas capazes de assegurar aprendizagem com qualidade e equidade, especialmente para grupos de estudantes em situação de maior vulnerabilidade social.

“Fazer com que os líderes passem tempo juntos, compartilhem ideias e aprendam com cada um representa a oportunidade de acelerar a reforma do sistema. Quando os corações se conectam, eles acendem a mente e liberam a energia das lideranças para ampliar seu impacto como indivíduos e instituições. Estamos ansiosos para gerar resultados públicos por meio desta iniciativa e aprender lições que possam ajudar a dinamizar a jornada de reforma educacional do Quênia”, revela John Mugo, CEO da Zizi Afrique, uma das principais organizações de educação do país.

Programa South-South: parceiros e atuação

O Programa South-South é resultado da parceria entre o Governo Britânico (FCDO/UK), o Education Development Trust (EDT), a Fundação Lemann, o Centro Lemann de Sobral, o Programa da Fundação Lemann na Blavatnik Escola de Governo da Universidade de Oxford, a Zizi Afrique (Quênia) e a Idara-e-Taleem-o-Aagahi - ITA (Paquistão). A aliança tem como propósito fortalecer a ação de lideranças educacionais do Sul Global, por meio de um programa de formação, da distribuição de materiais globais de referência e da articulação de uma rede transnacional.

O programa de formação tem duração de oito meses e envolve a imersão no Brasil e encontros mensais remotos, organizados pelo Centro Lemann de Sobral, além de reuniões locais de articulação conduzidas por Zizi Afrique e ITA em seus respectivos países. A produção de materiais será liderada pelo Programa da Fundação Lemann na Universidade de Oxford e prevê a curadoria e produção de estudos de caso, guias, podcasts, vídeos, entre outras ferramentas, disponibilizadas gratuitamente para orientar a atuação de lideranças educacionais em todo o Sul Global. A rede transnacional se propõe a ser um espaço permanente de intercâmbio e aprendizado entre pares, capaz de fortalecer e dar sustentação à atuação de líderes comprometidos em realizar reformas educacionais nos seus respectivos países.

Baela Jamil, CEO da organização ITA e especialista em políticas públicas, destaca: “a já existente crise de aprendizagem, ampliada pela pandemia e pelas recentes inundações sem precedentes que afetaram 15% da população paquistanesa, mostra a necessidade de soluções ousadas que não apenas impactem a educação em cada país, mas também promovam a construção de coalizões e redes para a cocriação de materiais de referência e reformas educacionais relevantes, adaptáveis a diferentes realidades e com poder de escala."

Apesar das particularidades locais, países do Sul Global enfrentam desafios educacionais semelhantes, como a necessidade de melhorar os níveis de qualidade e equidade na educação, atualizar os currículos escolares, qualificar a formação de professores, melhorar a infraestrutura das escolas e garantir acesso, permanência e conclusão da educação básica, especialmente junto a grupos sociais historicamente excluídos. .

Segundo dados do Banco Mundial, num esforço de combinar diferentes avaliações externas para torná-las comparáveis, em relação à média de aprendizagem, países localizados na região sul possuem resultados de aprendizagem significativamente inferiores aos alcançados pelas nações do Norte. Tons mais escuros no mapa correspondem a maior aprendizagem e se concentram, em geral, na Europa e América do Norte.

Figura 1 – Aprendizagem média (2000-2017). Fonte: Angrist, N., Djankov, S., Goldberg, P.K. et al. Measuring human capital using global learning data. Nature 592, 403–408 (2021). https://doi.org/10.1038/s41586-021-03323-7

Dadas essas afinidades, lideranças do Sul Global têm grande potencial para compartilhar conhecimentos e práticas mais alinhados com as suas realidades e necessidades locais, a fim de  promover reformas educacionais com resultados de aprendizagem robustos, mais agilidade, legitimidade e sustentabilidade a longo prazo.

Parceiros do Programa South-South

Parceiros Financiadores:

Ministério de Relações Exteriores, Commonwealth e Desenvolvimento do Reino Unido (FCDO) e Education Development Trust (EDT)

O FCDO (Ministério de Relações Exteriores, Commonwealth e Desenvolvimento do Reino Unido) lançou a iniciativa What Works Hub, em 2021, para ajudar formuladores de políticas educacionais em todo o mundo a coletar dados e usar evidências para gerar resultados mais robustos na educação básica, mais especificamente na etapa da alfabetização. O What Works Hub é coordenado (em sua fase inicial) pela organização Education Development Trust (EDT). O FCDO tem uma longa história de apoio a reformas educacionais no Quênia e no Paquistão.

Parceiro Anfitrião: 

Fundação Lemann

Por meio de parcerias com organizações de impacto social nacionais e internacionais e universidades como Harvard, Oxford e Stanford, a Fundação Lemann se dedica a garantir a brasileiros de todas as origens o acesso a uma educação pública de alta qualidade, ao mesmo tempo em que apoia o desenvolvimento de líderes comprometidos com a transformação social do Brasil. Seu trabalho se alinha com os objetivos das Nações Unidas de garantir educação inclusiva e equitativa e promover oportunidades de aprendizagem ao longo de toda a vida para todos, reduzir a desigualdade e criar parcerias globais em nome do desenvolvimento sustentável. A Fundação tem um histórico de apoio a esforços bem-sucedidos de mudança sistêmica em larga escala no Brasil, como uma coalizão para reformar a Base Nacional Comum Curricular e coalizões estaduais para melhorar a alfabetização.

Parceiros Executores:

Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação (Centro Lemann de Sobral)

Organização independente, apartidária e global, idealizada pela Fundação Lemann e inspirada pelo município de Sobral, no Ceará. Sua missão é promover aprendizagem com equidade na educação básica, por meio da formação de lideranças educacionais e do fomento à pesquisa aplicada. Seu propósito se realiza a partir de três programas: Formação de Lideranças Educacionais, Pesquisa Aplicada e South-Southn. O Programa de Formação de Lideranças Educacionais visa fortalecer o compromisso e a capacidade de gestores educacionais brasileiros de promover aprendizagem com qualidade e equidade em suas escolas e redes públicas de educação. O Programa de Pesquisa Aplicada busca apoiar pesquisadores e centros de pesquisas nacionais e internacionais a realizar estudos de ponta que indiquem evidências e soluções efetivas para redução das desigualdades educacionais. O Programa South-South tem por objetivo fortalecer a capacidade de líderes educacionais do Sul Global de criar ou impulsionar coalizões para promover reformas educacionais voltadas a melhorar a aprendizagem na educação básica em seus países.

Lemann Foundation Programme for the Public Sector - Blavatnik School of Government/Universidade de Oxford

O Programa da Fundação Lemann foi lançado em 2021 para promover pesquisa comparativa com o intuito de gerar e disseminar conhecimentos sobre o Brasil, com o objetivo de melhorar o setor público no país. As áreas de pesquisa incluem recuperação após a Covid-19, integridade e anticorrupção, polarização e prestação de serviços. O Programa aproveita a experiência comprovada da Blavatnik School of Government (BSG) na produção de estudos de caso e na formação de líderes para orientar políticas públicas mais robustas, muitas das quais são provenientes do Sul Global. A BSG foi fundada em 2010 e faz parte da Universidade de Oxford, uma das mais importantes do mundo. Também abriga o Programa de Pesquisas sobre a Melhoria de Sistemas de Educação (RISE), que documenta processos de mudança nos sistemas para a criação de habilidades fundamentais na educação.

Organizações âncora:

Zizi Afrique - Quênia

Comprometida em melhorar os resultados de aprendizagem de estudantes, a Zizi Afrique visa consolidar dados e evidências, inovar em soluções e práticas, por meio de redes colaborativas, para assegurar que crianças e jovens desenvolvam  competências para a vida e o trabalho.

Idara-e-Taleem-o-Aagahi (ITA) - Paquistão

A ITA tem como missão incentivar a criação de sistemas educacionais para todas as crianças, sem discriminação de gênero, classe, idade, religião, cor e etnia, esforçando-se para resolver os desafios educacionais, por meio da mobilização de recursos e da influência de políticas públicas.

Porta-vozes:

Paquistão: Senhora Baela Jamil, CEO da Idara-e-Taleem-o-Aagahi (ITA) e fundadora do Festival de Literatura Infantil, agora renomeado Festival de Aprendizagem do Paquistão (Pakistan Learning Festival - PLF). Especialista em políticas públicas, foi consultora técnica do Ministério Federal da Educação do Governo do Paquistão.

Quênia: Dr John Mugo,  diretor-executivo da Fundação Zizi Afrique, no Quênia. Nomeado para a Medalha de Educação da África, é o anfitrião do Quênia para a Rede Transnacional e lidera diversas outras iniciativas colaborativas, como a Avaliação de Habilidades e Valores para Vida na África Oriental (Assessment of Life Skills Values - ALiVE) e a Evidência de Educação para Ação (Education Evidence for Action - EE4A).

Brasil: Anna Penido, diretora do Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação. Possui graduação em Jornalismo e especialização em Gestão Social para o Desenvolvimento, ambas pela Universidade Federal da Bahia. Participou do programa de desenvolvimento de lideranças sociais da Universidade de Harvard e da formação em direitos humanos da Universidade Columbia (Nova York). Foi diretora do Instituto Inspirare, quando contribuiu com a criação do portal Porvir, da BNCC e da reforma do Ensino Médio. Fundou e dirigiu a CIPÓ – Comunicação Interativa, organização não governamental dedicada à garantia de direitos de crianças, adolescentes e jovens. Coordenou o escritório do UNICEF para os Estados de São Paulo e Minas Gerais. Integra o Movimento pela Base e a rede Ashoka de Empreendedores Sociais.

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