Últimas

Mau humor externo pode contaminar mercados locais nesta quinta-feira

O mercado amanhece nesta quinta-feira com as atenções direcionadas para o Produto Interno Bruto (PIB) do brasil, referente ao segundo trimestre, bem como para o índice de gerentes de compras (PMI) industrial e pedidos iniciais por seguro-desemprego, ambos dos EUA. Em relação ao PMI, o mercado espera o número de 52,0, indicando um mercado mais comprador em relação ao mês passado, contudo, caso a leitura seja acima do esperado poderemos observar uma alta do dólar ante o real, enquanto um número abaixo do esperado poderá motivar uma queda do dólar ante o real. Já em relação aos pedidos iniciais por seguro-desemprego a estimativa é de 248K pedidos, e uma leitura acima disso poderá motivar queda do dólar ante o real, enquanto uma leitura abaixo do esperado poderá motivar uma alta do dólar ante o real. Além disso os mercados locais aguardam por maiores reduções nos preços dos combustíveis, após o presidente Jair Bolsonaro falar ontem que deve haver uma "boa notícia" relacionada aos combustíveis até amanhã, sexta-feira.

 

No Brasil, poderemos experimentar certa pressão vinda do mau humor externo, que poderá derrubar o Ibovespa e manter o movimento de alta do dólar. Contudo, os juros futuros podem sinalizar a possibilidade de mais cortes nos preços dos combustíveis, a fim de aliviar o IPCA. Além disso, os investidores acompanham indicadores locais e externos, o que pode gerar volatilidade nos mercados de juros futuros e câmbio. 

 

No exterior os contratos futuros de petróleo operam em queda, novamente em função dos temores relacionados à uma possível recessão em função das altas de juros pelos principais bancos centrais. Em Nova York os índices futuros acionários também caem, indicando possível continuidade do movimento de queda nos mercados à vista, com o mercado temendo as consequências das fortes altas dos juros nos EUA. Na Europa não é diferente, as principais bolsas negociam no negativo nesta manhã, enquanto na Ásia as bolsas fecharam majoritariamente em queda no dia de hoje.

Nenhum comentário