Metaverso impulsiona educação e inclusão, diz Walter Longo
Especialista esteve em Curitiba para mentoring na Casa LIDE
Heloisa Garrett, presidente do LIDE Paraná, e o
palestrante Walter Longo. Rubens Nemitz Jr. |
O metaverso já é realidade para inúmeras
marcas – e também uma oportunidade para tantas outras que buscam proporcionar
experiências e criar conexões. Enquanto as conhecidas big techs estão com atenção e
investimentos voltados para a atmosfera virtual, a dúvida sobre como iniciar e
rentabilizar este novo cenário ainda é comum. E, de acordo com Walter Longo,
publicitário e administrador de empresas com MBA na Universidade da Califórnia,
empreendedor digital, palestrante internacional e CEO da Upper, a resposta
está baseada no conceito Open to learn: primeiro
é preciso aprender para só então dar o passo seguinte.
Autor do livro “Metaverso: onde você vai viver e trabalhar em breve”, Longo esteve na última quarta-feira (31) em Curitiba em evento na Casa LIDE. De acordo com ele, além do ambiente proporcionar livre acesso a um universo em que usuários escolhem até mesmo características pessoais para criação dos avatares, ele também se mostra um importante ativo para incentivar inclusão e educação.
De acordo com Walter, o conceito Open to learn é essencial no metaverso. Rubens Nemitz Jr. |
“Hoje existem escolas que ensinam no
metaverso e para o metaverso. Uma delas, inclusive, com mais de oito mil
alunos. Na educação, a realidade virtual proporciona uma imersão em
experiências sensoriais que vão além do aprendizado com o giz, a lousa e o
professor: estudantes podem entrar de fato em um ambiente de um livro de
história, descer em uma praça na Grécia e assistir a um discurso de Sócrates ao
vivo. É possível viver a história. E não apenas ler sobre ela”, explica.
Sobre as possibilidades de monetização e
investimentos, Longo elencou diversas oportunidades de negócios para segmentos
que vão desde produtos e serviços de tecnologia – até mesmo de imóveis e
terrenos (inclusive já adquiridos por ele) –, além de serviços de consultoria,
publicidade e product placement.
“No Brasil, por exemplo, uma empresa de
publicidade recebeu aporte de 20 milhões para criar avatares para
influenciadores”, revela Longo, que aposta em um cenário emergente até 2025.
Repercussão
De acordo com Heloisa Garrett,
presidente do LIDE Paraná, receber Walter Longo é antecipar o futuro. “Trata-se
de um nome visionário em diversos segmentos e, quando aborda o metaverso,
consegue antecipar tendências de forma leve e aplicável. Durante o mentoring,
os participantes conseguiram entender a importância deste novo universo para os
negócios. Foi uma troca muito valiosa”, argumenta.
Sobre o LIDE Paraná
Integrante do Sistema LIDE – Grupo de
Líderes Empresariais, o LIDE Paraná atua na construção de uma agenda positiva
voltada ao fortalecimento da economia daquele que é considerado o segundo
estado mais competitivo do Brasil, segundo a The Economist Intelligence Unit.
Ciente do potencial de crescimento das
empresas da região, o LIDE Paraná se posiciona como um hub de negócios para a
promoção de oportunidades de investimento, desenvolvimento econômico e social e
construção de conexões únicas, estimulando as interações e o networking
empresarial. Volta-se, ainda, à discussão de temas econômicos e políticos de
interesse nacional.
A regional paranaense do LIDE também
conta com a Casa LIDE, localizada no bairro Batel, em Curitiba (PR), que
funciona como um business club exclusivo para os filiados do estado. Trata-se
de um projeto pioneiro que consolidou a primeira Casa LIDE do sistema.
Mantenedores de Gestão: Ligga Telecom,
Marins Bertoldi Advogados, Aeroflex, Totvs, RDP Petróleo, Rede Lojacorr,
Renault, L8 Group e Valore Elbrus.
Patrocinador de Gestão: CBRE e Engie.
Patrocinadora Casa LIDE: Altma Incorporadora.
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