Últimas

O futuro da educação já começou

Fipecafi desenvolve agente de ensino não biológico, o Lukka

Divulgação/Fipecafi

São Paulo, Setembro de 2022 - No ano em que completa 48 anos, a Fipecafi vai lançar o primeiro agente de ensino não biológico desenvolvido no Brasil, o Lukka. O assistente virtual foi criado pelo laboratório de tecnologia da instituição, o Skylab, para ser um tutor em todas as aulas e disciplinas, mas sua tecnologia já demonstrou que ele pode ir muito além. Lukka é inspirado em projeto desenvolvido, há alguns anos, junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O Lukka tem a capacidade de fazer simulações complexas, dar orientações e apoiar decisões econômico-financeiras, isso porque ele foi desenvolvido por meio do Processamento de Linguagem Natural (PLN), uma vertente da inteligência artificial que ajuda computadores a entender, interpretar e manipular a linguagem humana.

Inicialmente, ele foi criado para responder a perguntas sobre a Fipecafi e dar suporte aos professores nas aulas, mas o projeto cresceu e ele mostrou capacidade para atuar como um professor virtual. “Ele não se cansa e pode se ‘alimentar’ com todos os tipos de informações”, explica o presidente da Fipecafi, Edgard Cornacchione, Ph.D.

De acordo com o professor, o projeto confirma a posição da instituição na vanguarda tecnológica. Ele explica ainda que está nos planos da Fipecafi discutir a cessão do Lukka com outras instituições por meio de parcerias. “Outro ponto importante é que cada entidade poderá abastecer o assistente com as informações que considerar relevante para o seu segmento”, conclui.

Nenhum comentário