O papel dos líderes na adoção de uma Inteligência Artificial ética e confiável
Por Tonny Martins, IBM LA Technology General Manager
Os avanços no campo da Inteligência Artificial
(IA) se tornaram catalisadores de mudanças na região. Sem dúvida, a IA está
desempenando um papel fundamental hoje nas diferentes áreas das empresas e
também entre os consumidores. Embora talvez muitos não se deem conta,
interagimos com a IA em tarefas cotidianas. Ela está no uso de assistentes
virtuais que nos atendem em compras, bancos e outros serviços ou até mesmo
quando aplicamos essa tecnologia para descobertas científicas, a exemplo do
desenvolvimento de materiais mais sustentáveis.
Na América Latina, a adoção da IA, assim como seu
impacto nas empresas e na sociedade está em um momento de mudança. Hoje, quase
30% dos profissionais de tecnologia da informação na América Latina dizem que
implementaram IA em suas empresas em 2022 e 66% aceleraram os investimentos e a
implementação dessa tecnologia nos últimos 24 meses, de acordo com o IBM
Global IA Adoption Index.
Os casos de uso em diversas indústrias estão se
multiplicando exponencialmente para cobrir uma grande variedade de aplicações
que vão desde a eficiência operacional, redução de custos e automação até a
otimização da cadeia de suprimentos, captando novas oportunidades de mercado e
melhorias na experiência do usuário, entre outras.
Por exemplo, no Brasil, a Drumwave está colocando o consumidor no
controle de seus dados por meio de uma carteira que permite a pessoas e
empresas decidirem se e como querem dar acesso aos seus dados, possibilitando
que recebam reconhecimento, recompensa ou remuneração nessas transações. A IA
no IBM Cloud Pak for Data em IBM Cloud foi implementada para ajudar a Drumwave
com a catalogação de dados e criação de perfis para gerenciar suas diversas
fontes em um só lugar.
Abordando a necessidade de uma operação sustentável com IA
A Sustentabilidade se tornou uma das principais prioridades para
os CEOs da América Latina, bem como um de seus maiores desafios. No entanto, a
IA está pronta para desempenhar um papel cada vez maior dentro das iniciativas
de Sustentabilidade e em alinhar as operações de negócios com seus objetivos de
ESG. A IA tem o potencial de resolver desafios relacionados à eficiência dos
processos comerciais e precisão de dados, automatizando o processo de coleta e
análise de dados relacionados ao clima, por exemplo. Hoje, 66% dos
profissionais de TI na América Latina indicam que sua empresa implementou
Inteligência Artificial ou tem planos para fazê-Lo com o objetivo de acelerar
iniciativas de ESG.
As chaves para desbloquear o valor da IA são confiança e
transparência
No entanto, à medida que a IA amadurece dentro das organizações,
também acontecem as práticas de IA confiáveis, responsáveis e éticas. Como
líderes, devemos impulsionar uma IA ética e transparente em toda a organização.
Trata-se de criar e gerenciar sistemas de inteligência artificial que são
benéficos para todos. Dessa forma, devemos ser capazes de explicar como a IA
chega a uma conclusão, além de garantir o controle para evitar o viés em dados
e o sistema em geral.
Se as empresas estão apostando nessa tecnologia na região, qual é
a nossa responsabilidade como líderes? Aqui, um dos grandes desafios inclui que
o campo da IA ética aplicada ainda é relativamente novo e a maioria das
empresas menciona a falta de habilidades e treinamento como barreiras para a
sua execução. Por isso é tão importante trabalhar com o ecossistema de
clientes, parceiros, governo, academia e organizações sociais, para colaborar,
nos apoiar, compartilhar melhores práticas e acelerar a implementação de sistemas
de IA que sejam confiáveis. Os clientes e os cidadãos o exigem e precisamos
garanti-lo.
Embora grandes avanços tenham sido observados em como alavancar a
inteligência artificial, desde as operações de negócios até a Sustentabilidade,
é necessário que as empresas garantam que os consumidores possam apreciar os
benefícios de uma IA confiável e responsável.
Assim como o sucesso
das organizações depende da confiança, o mesmo acontece com a inteligência
artificial. Uma IA confiável e responsável requer um compromisso da
liderança. A adoção de IA hoje se encontra em um ponto de mudança em nossa
região. A IA centrada no humano é o caminho a seguir para um presente e um
futuro mais inovadores e eficientes.
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