O Pauteiro/Vox Radar - Com polêmica racial, ACM Neto dispara em número de menções na rede
Média diária de postagens sobre o candidato
quadruplicou e interações ficaram 8 vezes maiores no Twitter desde que teve
início o debate em torno da sua autodeclaração racial
Com
o debate em torno da sua autodeclaração como pardo ao Tribunal Superior
Eleitoral (TSE) ganhando holofotes, ACM Neto, candidato ao Governo da Bahia
pelo União Brasil, viu as menções diárias ao seu nome multiplicarem por quatro
e as interações diárias relacionadas a ele multiplicarem por oito no
Twitter.
Nos
primeiros 27 dias de campanha, entre 16 de agosto - data do início da campanha
eleitoral - e 11 de setembro, véspera da entrevista à TV Bahia, na qual o tema
veio à tona, o ex-prefeito de Salvador havia sido citado em 8,4 mil postagens
(média de 311 por dia), gerando 72 mil interações (2,7 mil por
dia).
Nos
17 dias seguintes, entre 12 de setembro - dia da entrevista - e 28 de setembro,
o total de postagens foi de 20,4 mil (média diária de 1,2 mil), com 396,7 mil
interações na rede, média de 23,3 mil interações por dia. Os dados encomendados
pela startup O Pauteiro foram levantados pelo software da Vox Radar, empresa
especializada na análise das redes sociais.
Termos
raciais
No
primeiro período de análise, 'Bahia' foi o termo mais relacionado a ACM Neto
nas postagens, com 1,8 mil postagens. 'Jerônimo', em referência a Jerônimo
Rodrigues, candidato do PT, apareceu em 773 postagens. Já no segundo período de
análise, apesar da manutenção dos termos já citados - 'Bahia' em 3,4 mil
ocasiões, e 'Jerônimo' em 1,8 mil - houve a chegada de outros termos. 'Pardo'
foi utilizado em 2,1 mil postagens, palavras relacionadas a 'bronzeamento'
somaram 1,4 mil utilizações, já o termo 'negro' foi usado em 1,2 mil
publicações e 'branco', em 588.
Morte
de segurança
O
total de postagens do período aborda outros temas ligados a ACM Neto, como a
morte de um dos seus seguranças após operação mal executada pela Polícia
Militar da Bahia, ocorrida na quarta (28). Do total de postagens, pouco menos
de 400 abordaram este tema.
Picos
de postagens
Oito
das dez postagens com mais interações no Twitter citando ACM Neto envolvem a
sua autodeclaração racial, muitas em forma de meme ironizam o candidato. Elas
apareceram, sobretudo, em algumas datas específicas, como o 12 de setembro,
data da entrevista à afiliada da Globo na Bahia, em que ACM Neto confirmou sua
autodeclaração como pardo e, ao ser questionado pelo apresentador sobre o fato
do IBGE igualar pretos e pardos, disse que isso era erro do Instituto.
Dias
depois, em 21 de setembro, o Datafolha mostrou redução de 31% para 17% na
diferença entre ACM e Jerônimo Rodrigues, o que fez a imprensa nacional
repercutir novamente o tema da autodeclaração, apontado como uma das
justificativas da mudança do cenário, que parecia definido. Um novo
"pico" ocorreu na última terça (27), por conta do debate para o
Governo da Bahia, no qual ACM virou alvo dos adversários. O candidato João Roma
(PL), por exemplo, disse que ACM é seu amigo há 20 anos e "nunca me disse
que era 'negão'". A frase gerou as principais postagens na rede no dia do
debate.
Debate
nacional
A questão racial em torno de ACM Neto viralizou e se espalhou pelo país. Entre as 10 cidades que mais mencionaram o candidato a partir da entrevista em que justificou a autodeclaração de pardo, apenas quatro são da Bahia: Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Lauro de Freitas. No entanto, apesar de muitas postagens oriundas de São Paulo e Rio de Janeiro, vale frisar que a capital baiana segue líder no debate em torno de ACM.
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