Últimas

Payroll americano é destaque da agenda econômica global nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira os mercados direcionam suas atenções para a divulgação do relatório de emprego nos Estados Unidos, o payroll, de agosto, que deve nortear os negócios no dia de hoje. O mercado espera que o payroll traga o número de 300K novos empregos, de forma que um número acima do esperado podem pressionar os juros futuros americanos, uma vez que indicará maior aquecimento da economia, podendo exercer maior pressão inflacionária. Dessa forma, um número mais alto pode motivar uma alta do dólar ante o real, enquanto um número abaixo do esperado poderá pressionar uma queda do dólar ante o real. Na agenda local temos a produção industrial que será divulgada no início do dia, e o baixo fôlego das principais bolsas no exterior podem pesar nas ações locais, ao passo que o dólar e os juros dos Treasuries caem no exterior, podendo ajudar os mercados de juros e câmbio. 

 

Por aqui os mercados acompanham os dados de produção industrial a serem divulgados, que é esperado uma retração de 0,3%, com isso, um número acima do esperado poderá pressionar uma alta do dólar, enquanto um número menor deve pressionar queda no dólar. No entanto, o payroll americano deve repercutir de forma mais relevante. Além disso o mercado deve repercutir também a sinalização do presidente Jair Bolsonaro no dia de ontem, sobre possível taxação de lucros e dividendos a fim de preservar o Auxílio Brasil de R$ 600 para o ano de 2023. 

 

Lá fora os contratos futuros de petróleo negociam em alta superior a 2%, recuperando parcialmente os prejuízos dos últimos dias. Em Nova York os índices futuros acionários operam em queda marginal, enquanto investidores aguardam a divulgação do payroll. Os rendimentos dos Treasuries também caem. Já na Europa as principais bolsas negociam no positivo nesta manhã, indicando possível recuperação dos prejuízos acumulados na semana. O índice DXY, que relaciona o dólar com as seis principais divisas, também opera em baixa, indicando perda de força da moeda americana. Por fim, as bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em queda nesta sexta-feira, com investidores cautelosos antes da divulgação do payroll.

Nenhum comentário