Pipo Saúde investe na formação de profissionais mulheres para Tecnologia a fim de estimular a diversidade de gênero
Healthtech participa de hackathon organizado pela Laboratória
De acordo com uma pesquisa realizada pelo PretaLab e Thoughtworks, as profissionais mulheres representam apenas 30% dos trabalhadores do setor de tecnologia. Para trazer ainda mais diversidade e inovação para o mercado, a healthtech Pipo Saúde investe na contratação de mulheres em tecnologia com a intenção de contribuir para uma mudança deste cenário. A corretora de benefícios de saúde, que une tecnologia e especialistas para apoiar o RH na gestão de saúde dos colaboradores das empresas, é formada 70% por mulheres, sendo 61% das lideranças femininas e sua área de Tecnologia é formada 40% por mulheres.
“As mulheres acabam não optando pela área de Tecnologia, muitas vezes por falta de oportunidade ou de representatividade, e assim acabamos perdendo inúmeros talentos'', comenta Vini Correa, CTO e cofundador da Pipo Saúde. Prova disso são as histórias por trás das contratações. Em todos os discursos das novas contratadas, pensamentos se repetem para a não entrada na área mais previamente: falta de apoio sobre a carreira, sobre as possibilidades de atuação e ainda como a tecnologia pode ser uma área não predominantemente masculina.
“Precisamos trazê-las para a área, pois, para nós, diversidade é uma vantagem competitiva: se temos 10 pessoas que pensam igual tomando uma decisão, na verdade essas 10 pessoas poderiam ser uma só. Programas como a Laboratória nos ajudam a aumentar a diversidade porque conseguem deixar Tecnologia atraente para pessoas que não a veem como um caminho óbvio.”, completa Vinicius. As quatro jovens vindas da Laboratória pela Pipo descobriram a Tecnologia quase sem querer, por meio de indicação de pessoas próximas e se encantaram com as descobertas que fizeram em pouco tempo.
“Estudava Filosofia e tinha aversão à Tecnologia. Acreditava que meu perfil era para área de Humanas. Meu irmão me apresentou a Tecnologia e comecei a estudar por conta própria. Foi aí que descobri um universo totalmente diferente do que imaginava. Entendi que a tecnologia pode ter um olhar humanizado e assim consigo trazer um pedaço da Filosofia para dentro da minha nova profissão”, comenta a jovem natalense Maria Luiza Costa. “No meu caso, foi um amigo que trabalhava comigo em um restaurante que me incentivou a entrar na área”, complementa Mônica Guimarães.
Além de introduzir as mulheres em Tecnologia, a edtech peruana Laboratória, que forma e prepara mulheres para trabalhar em organizações, oferece um bootcamp de 6 meses em que as alunas aprendem 5 dias por semana não só sobre aspectos técnicos (Javascript), como também desenvolvem habilidades socioemocionais.
“Fazemos questão de colocar as nossas profissionais mulheres participando dos processos seletivos das vagas exclusivas, para que antes mesmo de entrarem na empresa, as candidatas não só se sintam representadas, como entendam mais sobre os valores aqui da Pipo”, explica Marcela Ziliotto, Head de RH. “O processo com a Laboratória foi liderado pelas nossas profissionais de Tecnologia, para que elas conseguissem ter a segurança de aqui da Pipo as mulheres têm muito espaço para crescer”, complementa.
Fundada em 2019, a Pipo Saúde é uma corretora de gestão de benefícios de saúde para empresas que tem entre seus fundadores a CEO Manoela Mitchell. Os outros dois sócios são o economista Thiago Torres, VP de Cliente, e o ex-Nubank e CTO da empresa, Vinicius Correa. Em julho de 2021, a empresa recebeu um aporte de R$ 100 milhões, o que até aquela data representava o maior investimento recebido por uma startup do setor em uma rodada série A no Brasil. No último ano, aumentou a receita em 700%, duplicou a quantidade de clientes atendidos para mais de 160 e triplicou o número de colaboradores para mais de 260, além de ultrapassar 30 mil vidas cobertas sob sua gestão e movimentar mais de R$ 200 milhões em benefícios.
Sobre a Pipo Saúde
Fundada por Manoela Mitchell, Vinicius Correa e Thiago Torres, a Pipo Saúde é um novo tipo de corretora de benefícios de saúde focada em tecnologia, dados e atendimento humanizado, que quer mudar a maneira como as companhias se relacionam com benefícios corporativos de saúde. A healthtech nasceu com o objetivo de otimizar e facilitar a relação do RH de empresas e dos seus funcionários com os benefícios de saúde. Com 250 colaboradores, a startup atende mais de 160 clientes, dentre eles algumas das empresas mais inovadoras do país, como MadeiraMadeira, Buser e Pernod Ricard Brasil, tem mais de 30 mil vidas cobertas e movimenta anualmente mais de R$ 200 milhões de reais em benefícios.
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