Quando trocar um pneu reformado?
O pneu é um ítem fundamental para o bom funcionamento do
veículo, entenda quando é a hora certa de trocá-lo
Todo pneu precisa de cuidados
específicos, como por exemplo; exames periódicos a cada 5 mil quilômetros,
calibragem correta, alinhamento e balanceamento entre outras rotinas. Mas mesmo
realizando todas as rotinas de manutenção preventiva, chega um momento em que
eles devem ser trocados, inclusive os pneus reformados.
Segundo o Código de Trânsito
brasileiro, o motorista que conduzir o veículo sem os equipamentos
obrigatórios, como estabelecido pelo Contran, será punido com uma multa de
R$127,69, além de perder cinco pontos na carteira de habilitação. Isso implica
em pneus em mau estado de conservação, os famosos “pneus carecas''.
Outro fator de risco são as
bolhas, essas “elevações” aparecem após trafegar em vias muito esburacadas ou
acidentadas. “O pneu com bolha deve ser retirado rapidamente e enviado para
análise da reforma, se mantida a elevação, pode ocasionar um estouro durante o
trajeto”, afirma Gervásio Barbosa, especialista de pneus na NSA Pneutec.
No caso dos pneus reformados,
os pneus devem ser retirados com 3mm de borracha. No caso de descarte da
carcaça, a legislação brasileira permite utilizar o pneu até o TDI 1,6mm. “Cada
modalidade de utilização pode variar na hora da troca ou reforma do pneu”,
comenta Gervásio.
Troca e rodízio do pneu
reformado
Não é necessário fazer a troca
de todos os pneus, somente aqueles que estão com sulco próximos de 3mm de borracha.
Entretanto, é importante manter o emparelhamento dos pneus, deixando os pares
no mesmo eixo e altura, evitando que um pneu sofra sobrecarga devido a altura
desiguais.
Já em relação ao rodízio,
Gervásio explica que a modalidade é uma excelente opção: “O rodízio é um
serviço que ajuda muito a evitar desgaste prematuro dos pneus, ele serve para
corrigir eventuais desvios na suspensão de veículo”.
Existe um limite para
substituir o pneu?
Não existe uma máxima ou um
“não é permitido” rodar usando o estepe, que é recorrido pelos condutores, mas
é importante observar o emparelhamento dos pneus em relação a altura do desenho
da banda de rodagem, além da medida da carcaça, que deve ser a mesma dos que
estão rodando. Importante sempre observar a calibragem do estepe para que em
caso de necessidade não ser surpreendido com o pneu com baixa pressão (murcho).
A regra é substituir observando
a legislação no que se refere ao limite do sulco de borracha remanescente da
banda de rodagem, ou a indicação do reformador quando o pneu for destinado para
reforma. Importante verificar o dot (data de fabricação do pneu) e sua
validade, normalmente são 05 anos de vida.
Sobre a NSA Pneutec
Fundada em 1951, a NSA
Pneutec é uma empresa especializada em reforma de pneus, e revenda de pneus
novos, sendo a mais antiga reformadora em operação no Brasil, com mais de 70
anos de experiência.
Para assegurar a qualidade, padronização e o bom desempenho dos produtos e serviços do Grupo, a NSA Pneutec é registrada no INMETRO, que abrange selo de conformidade para pneus de carga, ônibus, automoveis, caminhonetas, caminhonetes e seus rebocados,. www.nsapneutec.com.br,
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