Últimas

Seu animal de estimação está acima do peso? Conheça os riscos e saiba como evitar

Há vários sinais de que o seu companheiro pode estar com excesso de peso

Créditos: iStock

Os animais de estimação nem sempre têm o hábito de se exercitarem. Se, além disso, comerem frequentemente ao longo do dia, é possível que um dia se tornem obesos. Tal como com os humanos, cães, gatos e outros animais de estimação com excesso de peso ou, pior ainda, obesidade, estão se tornando cada vez mais comuns. Uma pesquisa realizada por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) concluiu que 40% dos quase 300 cães analisados apresentavam algum problema relacionado ao seu peso.

Quanto mais gordo for o animal, mais curta poderá ser a sua expectativa de vida. Cães e gatos obesos podem perder em média dois anos de vida, devido ao seu peso, se não mais. Considerando que esses animais vivem entre 10 e 15 anos, isso representa uma parte significativa das suas vidas. Eles também podem sofrer de problemas de saúde mais ou menos graves. Doenças cardiovasculares, diabetes, articulações fracas... Não faltam problemas associados à obesidade.

Quais os sinais físicos para o excesso de peso?

Quando a massa de gordura corporal aumenta, ela é distribuída em regiões específicas que podem ser facilmente identificadas. Antes de mais nada, a aparência do seu animal de estimação muda. Visto de lado, a barriga começa a sobressair, e visto de cima, a cintura desaparece: já não será possível ver o limite entre o peito e o abdômen, pois a silhueta alargou-se. Ao colocar as mãos de cada lado das costelas, se for necessário aplicar uma ligeira pressão para senti-las, é porque a gordura já se infiltrou.

Se você percebeu sinais de sobrepeso ou obesidade no seu animal de estimação, é essencial levá-lo ao médico veterinário, profissional formado pela faculdade de Medicina Veterinária. É imprescindível realizar consultas e exames regularmente, a fim de verificar quaisquer anormalidades. Além disso, é necessário repensar os hábitos alimentares do seu pet. Ele deve ter uma rotina alimentar regulada: vale mencionar que alguns alimentos consumidos normalmente pelos humanos podem ser tóxicos para cães e gatos, por exemplo.

Para prevenir doenças e aumentar a expectativa de vida do seu bichano, é melhor assegurar que o seu animal de estimação tenha uma dieta equilibrada ao longo da vida. E, acima de tudo, levá-lo para fazer alguma atividade física todos os dias. Um passeio pelo quarteirão ou uma volta no parque pode ajudar muito a saúde do seu pet.

Nenhum comentário