SFT pauta julgamento que pode abrir mercado de transporte rodoviário de passageiros
Abertura a novas empresas aumentará a competição
no setor, proporcionando melhores serviços e preços mais baratos, avalia a
Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (AMOBITEC). Caso resultado
seja pelo não reconhecimento, mercado pode encolher 16,5%
São Paulo, 13
de setembro de 2022 – O Supremo Tribunal Federal (STF) pautou
para a próxima quinta-feira (15/9) o julgamento que pode decidir o futuro do
transporte interestadual rodoviário de passageiros. Serão apreciadas em
plenário duas Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs 5.549 e 6.270), que
questionam a constitucionalidade do regime de autorização para a outorga desse
tipo de serviço.
Caso a corte decida pela
constitucionalidade do regime de autorização para a outorga de linhas
interestaduais de transporte rodoviário de passageiros, milhões de usuários
poderão ser beneficiados com a consolidação da abertura do mercado rodoviário a
partir de um aumento da competição empresarial no setor, com melhora na
qualidade dos serviços e preços mais baixos.
“A decisão é muito importante, pois é um
passo importante para viabilizar o aumento da concorrência entre empresas, que
se traduz em melhores serviços e preços”, avalia André Porto, diretor-executivo
da Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec), que representa
empresas de tecnologia que oferecem soluções inovadoras para a mobilidade de
pessoas e bens existentes no Brasil. Entre as associadas da Amobitec estão
líderes de mercado no desenvolvimento de plataformas e aplicativos para o
transporte de passageiros de longa distância, como Buser e FlixBus.
O debate impacta a vida de milhões de
brasileiros: pesquisa recente da Quaest mostra que 49% da população brasileira
viajou pelo menos uma vez de ônibus interurbano nos últimos 6 meses. Segundo a
Amobitec, em sua configuração atual, o transporte de passageiros está
concentrado em poucas companhias.
Caso a decisão do plenário do STF seja
desfavorável à abertura de mercado, todo o setor de transporte interestadual de
passageiros entrará em um ambiente de grande incerteza, pois sua configuração
atual é baseada no regime de autorização. Cerca de 70% das linhas voltarão a
ter apenas um operador, afetando mais de 50 milhões de usuários.
Atualmente, há 22.620 ligações
interestaduais outorgadas; se o regime de autorizações já estivesse consolidado
na legislação, este número já poderia ter chegado a 48.283 ligações, considerando os pedidos já
protocolados e em análise na ANTT, a agência reguladora do setor. A aprovação
dos pedidos representaria uma ampliação de 22,1% no total de municípios
atendidos, com um aumento potencial de usuários em torno de 9%, o que
representa mais de 13,5 milhões de brasileiros.
Até 2019, 40% dos municípios brasileiros
atendidos eram explorados em regime de monopólio. Considerando origem e destino
(par de linhas), os consumidores enfrentam um monopólio em 60% do total de
municípios. Um entendimento contrário à abertura de mercado pode encolher a
oferta de assentos em 16% às vésperas das festas de final de ano e férias
escolares. Demissões e retração nos investimentos no setor também devem
ocorrer.
“Se não houver uma abertura efetiva do
mercado, de forma a incorporar novos modelos de negócio e empresas, os usuários
continuarão enfrentando altos preços e limitação de ofertas de linhas”, conclui
André Porto, diretor-executivo da Amobitec.
Sobre a
Amobitec
Fundada em
2018, a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia - AMOBITEC é uma
entidade que reúne empresas de tecnologia prestadoras de serviços relacionados
à mobilidade de bens ou pessoas, como intermediação de viagens de transporte
individual privado, aluguel de equipamentos de micromobilidade, conexão de
pessoas com empresas de fretamento coletivo, além de aplicativos de mobilidade
como serviço. São associadas da Amobitec: 99, 99 Food, Amazon, Buser, Flixbus,
iFood, Lalamove, Uber e Zé Delivery.
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