Sinqia lança solução antifraude e avança em Inteligência Artificial para o mercado financeiro
Uma das principais tendências valorizadas no
pós-pandemia, solução será uma das primeiras novidades oferecidas em parceria
com sua investida, a Data Rudder
A pandemia deixou claro como os avanços
tecnológicos são fundamentais no segmento financeiro, e a Inteligência
Artificial (IA) tem se mostrado como uma das principais tendências desse
contexto. Sempre acompanhando as novidades do mercado, a Sinqia, maior provedora de tecnologia para o mercado financeiro,
expande sua área de IA e passa a ofertar soluções antifraude. Sempre na
vanguarda, junto com a Data Rudder, a companhia
passará a ofertar um produto que oferece a detecção de fraude transacional no
momento do PIX e no momento do onboarding de crédito, integrado à solução da
Simply, uma das empresas da unidade Sinqia Digital. A Data Rudder estará junto
na oferta de Serviços da companhia.
A companhia já oferece serviços de
tecnologia onboarding digital, assinatura digital, recuperação de crédito,
soluções para Open Finance, e, agora, com a Data Rudder, facilitará a tomada de
decisão do cliente baseando-se em dados com o uso de IA e machine learning.
Fundada em 2018 na cidade de
Florianópolis (SC) por Rafaela Helbing e Thais Nolasco, a Data Rudder passou a
ser acelerada pela Darwin em 2020. Hoje, tem sua carteira composta por
importantes clientes do segmento financeiro. Em referência à marca de carros
famosa por conta da trilogia “De Volta Para o Futuro”, seu produto DeLorean oferece
algoritmos de machine learning rápidos, eficientes, com interface user friendly
e transparente. Desde fevereiro de 2021, a empresa passou a fazer parte do
portfólio da Sinqia por meio de um investimento direto do Torq
Ventures, seu programa de Corporate Venture
Capital (CVC).
Karine Nogueira, diretora de Operações Serviços de TI da Sinqia,
explica que o mercado financeiro oferece uma quantidade imensa de dados, e
quando se oferta esse tipo de ativo, é preciso ter de onde extraí-los. Segundo
ela, somente uma plataforma consegue, a partir de algoritmos, promover a
leitura e interpretação corretas desses dados. “A Sinqia é a maior provedora de tecnologia e inovação para o setor
financeiro. E, em parceria com a Data Rudder,
complementa a tendência e a necessidade do mercado futuro, fazendo com que a
companhia consiga apoiar todas as necessidades de um negócio”, aponta.
Seguindo as
tendências
A empresa segue de olho em um mercado
que cresce exponencialmente. Segundo o relatório “Deloitte - Pesquisa FEBRABAN
de Tecnologia Bancária e a IA - 2022”, 100% dos 23 bancos que participaram da
pesquisa pretendem investir em IA neste ano. Em 2021, 78% já contavam com a
tecnologia. A principal prioridade para esses bancos em 2022 (78%) é promover a
análise e exploração dos dados obtidos via Open Finance, que é otimizado pela
IA. O levantamento mostra que a tecnologia ainda tem a capacidade de melhorar a
eficiência, aumentar a diferenciação e influenciar a experiência do cliente,
sendo uma das principais apostas dos bancos para 2022. O levantamento aponta
que essa é uma das indústrias com o maior volume de clientes e dados, e o setor
bancário é pressionado a fornecer uma hiperpersonalização de serviços, produtos
e preços para todos os segmentos, com experiências imediatas, fluídas e
personalizadas, como em indústrias de outros segmentos.
Com essa tecnologia, as empresas têm a
oportunidade de aprimorar como o mercado usa e interpreta dados e como os
usuários consomem ofertas, produtos e serviços que as instituições conseguem
oferecer. A IA e o machine learning favorecem o entendimento que as companhias
têm de seus consumidores, promovendo a eles uma experiência positiva e
reforçando, inclusive, sua fidelidade”, reforça João Carlos Bolonha, diretor
vice-presidente de Produtos, Pessoas, Tecnologia e Vendas da Sinqia.
Plataforma de
ponta a ponta
A pandemia forçou os consumidores a
buscar meios digitais para realizar compras, já que a população precisou adotar
medidas de restrição, afetando drasticamente a forma como consome. O cenário
favoreceu o crescimento nas fraudes ocorridas por meio de compras realizadas
pela internet. Pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes
Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria
com o Sebrae, aponta que 59% dos internautas sofreram algum tipo de fraude
financeira no Brasil no ano de 2021, um crescimento de 28% em relação à
pesquisa realizada em 2019. O segmento de
“serviços financeiros” fez uso da IA principalmente para aprimorar seus
chatbots de atendimento ao cliente, e seu principal caso de uso futuro é a
detecção de fraudes e combate à lavagem de dinheiro, de acordo com estudo
realizado pela PwC,
Apontada como a solução mais completa de
antifraude do mercado, o DeLorean nasceu para prever o futuro ao cliente,
levando a ele todas as probabilidades para encontrar o melhor caminho para a
estratégia do negócio. Sua solução antifraude oferece mais de 30 algoritmos que
rodam em paralelo, a fim de encontrar o melhor fit para cada cliente. “Somos o
que chamamos de Glass box, pois conseguimos trazer transparência sobre os
fatores influenciadores de cada previsão”, explica Rafaela Helbing, cofundadora
e CEO da Data Rudder. “Ao todo, são mais de cinco camadas de proteção que podem
ser orquestradas de forma user friendly na plataforma, visando reduzir custos e
detectar fraudes eficientemente”,
comenta Rafaela. No último ano, foram 76% de detecção em valor de fraude
evitado pelos seus clientes, além de 42% de redução na derivação para a mesa de
análise manual.
O que torna a plataforma tão eficiente
são seus diferenciais, como: algoritmos de machine learning personalizados para
o negócio, possibilidade de criação e simulação em backtesting de políticas
e/ou regras parametrizáveis através da interface, monitoramento do
comportamento de regiões e KPIs, além do easy test, função que dispensa
integração para testes e aumenta a velocidade na validação do retorno gerado.
“Também acredito que outro importante diferencial que apresentamos é a nossa
transparência, pois nosso cliente consegue, ao contrário das outras
inteligências, receber um score que fornece explicabilidade, e tudo isso em uma
plataforma de ponta a ponta, com funções definidas a partir da estratégia do
cliente, o que garante a ele total autonomia”, reforça a CEO.
Aplicações
Sinqia
Por ser uma empresa focada em mercado
financeiro, a Sinqia traz um mindset muito forte de que apenas a tecnologia é
capaz de oferecer maior efetividade e facilidade para seus clientes, e promove
parcerias estratégicas para acelerar a inovação no mercado. Por essa razão, tem
como sua parceira a Data Rudder na cocriação de serviços dos segmentos e
subsegmentos financeiros que possui. Segundo Bolonha, a Data Rudder é uma esteira de IA que simplifica a entrada de dados,
manutenção e algoritmos, facilitando, assim, a
detecção de possíveis fraudes no PIX, e oferece
onboarding que ajuda o cliente a manter-se seguro.
“Há 3 anos, havia uma limitação de
projetos que podia ser levado adiante com uma máquina. Hoje em dia, a
combinação de produtos e tecnologia, processos e pessoas torna possível levar
um ‘tempero’ a projetos de transformação digital para serviços em instituições
financeiras”, aponta. O executivo reforça que nem sempre a transformação
digital está conectada à cabeça do cliente, mas é preciso mostrar ao mercado
que é possível, por meio de uma plataforma, realizar a cocriação de tomadas de
decisão com uso de dados. “A Data Rudder oferece uma combinação única de
ingredientes, que fornece um resultado rápido e muito efetivo”, finaliza.
Sobre a
Sinqia:
A Sinqia é a maior empresa de tecnologia para o setor financeiro no Brasil. Desde 2005, executa uma estratégia de consolidação que resultou na liderança do setor após 23 aquisições. É uma das empresas que mais crescem no país e desde 2017 é eleita como uma das 100 maiores Fintechs do Mundo, de acordo com a IDC. Em 2020, a Sinqia passou a integrar o ISG Provider Lens, pesquisa mundial que qualifica as empresas de softwares e de serviços e é uma importante referência para compradores 'de tecnologia. Com perfil arrojado e inovador, a companhia processa bilhões de transações diariamente, atende as principais instituições do setor financeiro, e pertence a um seleto grupo listado no Novo Mercado da B3.
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