Um olho no peixe (2022) e outro no gato (2023)!
Por Ana Paula Tozzi, CEO da AGR Consultores
Fechamos o primeiro semestre, e estamos
na reta final, rumo ao alcance dos resultados planejados para o ano. Só isso?
Não! Também estamos no momento de planejarmos 2023. Daí você se pergunta: Como
darei conta? Correr atrás de fechar 2022 com sucesso e ainda ter visibilidade
de 2023?
Os anos de 2020 e 2021 foram confusos,
imprevisíveis e tortuosos. A pandemia nos trouxe novas inseguranças, desafios
nunca vividos e uma perspectiva futura muito difícil de analisar. Por sua vez,
2022 que deveria ser um ano de acomodação ou normalização, entrou cheio do
dúvidas. Ano de eleição presidencial, Copa do Mundo, ano de guerra na Ucrânia
com forte impacto nos preços dos combustíveis, volatilidade nas taxas de câmbio
e forte mudança na política de juros. Resumo? Não está nada fácil ser
empreendedor nos tempos atuais.
Mas, sempre tem um, mas … ! Ao que tudo
indica, a partir de 2023 arriscamos dizer que teremos anos um pouco mais
previsíveis, mais estáveis.
Sob essa perspectiva, nossa sugestão
aqui na AGR Consultores tem sido montar dois times, duas frentes de trabalho,
duas squads, para esse quadrimestre: a primeira vai construir, desenvolver
planos de ações para terminar esse ano o mais próximo possível do planejamento
realizado em 2021. A segunda vai planejar os próximos três anos.
Para 2022, nossa expressão aqui é “temos
que colocar a guerrilha do varejo em campo”. Reavalie suas táticas e estabeleça
metas operacionais que entreguem seu 31/12/2022. Esse time tem que ter
velocidade no processo de tomada de decisão e, para tanto, tem que ser
abastecido de informações precisas de vendas, estoques, clientes e margens. O
perfil dos guerrilheiros desta squad, sugerimos que seja misto: alguém de
tecnologia, alguém de vendas, alguém de finanças e de marketing/mídias
digitais, por exemplo. A liderança tem que ser ocupada por alguém que tenha
autonomia para tomar decisões. Monte uma rotina semanal, sugerimos todas as
segundas (de forma a entender os resultados das vendas do final de semana),
analise os resultados e proponha ações para as próximas 2 semanas. E assim, com
planos de ações de 15 em 15 dias, sigamos até o final do ano. A palavra de
ordem aqui é velocidade, ajustes rápidos e seguir em frente.
Em paralelo, a segunda squad deve se
preparar para rever planejamento estratégico e metas para os próximos 3 anos,
desdobrando em planos de ações detalhados e priorizados. Nossa visão é que
independente da indústria que você esteja, mas principalmente no varejo, esse é
“o” momento de rever os planos estratégicos e o orçamento priorizado e alinhado
com a estratégia.
Para o varejo, simplesmente tudo mudou
nos últimos 3 anos. Importância dos canais de venda, custos logísticos, custos
de marketing, forma de vender e de consumir, concorrência, cadeia de
fornecedores, são alguns exemplos. Formar um time que construirá uma visão de
mais longo prazo é fundamental. Sugerimos que você adote uma metodologia
estruturada para realizar as discussões. A AGR utiliza a própria metodologia chamada
de “Funil de Inovação”. Convide pessoas de fora da sua organização e prepare
encontros com tempo e qualidade para questionar paradigmas e verdades
absolutas. Não tenha pressa, a palavra de ordem aqui é refletir e planejar.
Ainda está em tempo!!! Vamos nessa?
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