A Copa deve ampliar o desejo de compra de 42% dos brasileiros na Black Friday
Levantamento da unidade de pesquisa do UOL
aponta que o campeonato mundial ajudará nas vendas da Black Friday. O cenário é
otimista!
São Paulo, 27 de outubro de 2022 – A Black Friday é uma das mais
importantes datas no varejo, representando uma oportunidade para os
consumidores comprarem os produtos que desejam a preços mais baixos e para os
comerciantes alavancarem suas vendas. No ano passado, 5,6 milhões de pedidos
foram realizados entre os dias 25 e 26 de novembro, quando tradicionalmente
ocorre o evento. Mas em 2022, a Black Friday terá um diferencial: a data
coincidirá com o maior campeonato de futebol do mundo, marcado para começar no
dia 20. E esta combinação pode se revelar positiva para as vendas.
É o que aponta a Pesquisa Black Friday 2022
desenvolvida pelo UOL, maior empresa de
conteúdo, tecnologia e serviços digitais do Brasil. O estudo, realizado
anualmente, tem como objetivo mapear a opinião dos consumidores sobre a Black
Friday. A maior parte dos respondentes da pesquisa (76%) afirmou não saber que
o primeiro jogo do Brasil ocorrerá um dia antes da Black Friday, dia 24 de
novembro. Diante desta informação, 42% disseram que isso impulsionará seu
interesse em comprar mais produtos na Black Friday.
Além disso, 31% dos brasileiros
pretendem comprar ou consumir mais, influenciados pelo megaevento esportivo. As
categorias mais citadas como de interesse do público foram vestuário,
televisão, cerveja, smartphones e salgadinhos. Esses números apontam uma
oportunidade para as marcas e comércios, que podem se preparar com antecedência
para o período.
O estudo também indicou que 95% dos
consumidores costumam pesquisar na internet os preços dos produtos/serviços
antes da mega semana de descontos, percentual maior que os 92% apresentados no
estudo de 2021. Destes, 61% têm o costume de pesquisar preços duas ou mais
vezes antes da data. Por isso, é importante que as lojas se atentem cada vez
mais ao pré-Black Friday.
Em relação à intenção e meios de compra,
62% dos respondentes pretendem comprar na Black Friday desse ano. Destes, 36%
têm intenção de comprar somente na internet, enquanto 16% comprarão somente em
lojas físicas. O percentual de consumidores que pretende comprar na internet e
na loja física subiu de 38% no ano passado para 48% em 2022, o que abre mais
portas para o omnichannel,
ou seja, lojas que focam em ambos os canais de compra.
Dentre os fatores que mais influenciam
os consumidores na hora de fazer compras online nesse período, destacam-se o
valor do frete ou frete grátis (50%), prazo de entrega (29%), cashback e
variedade de produtos (28%).
Para Paulo Samia, CEO do UOL Conteúdo e
Serviços, o estudo aponta que a combinação das duas datas é, na verdade, uma
ótima oportunidade para as empresas se conectarem com o consumidor e
alavancarem as vendas. “O mercado está cada vez mais competitivo e o consumidor
mais exigente. Diante disso, para ter mais sucesso na Black Friday, é preciso
investir em estratégias pensadas nas necessidades do seu público-alvo e
elaborar métodos para se diferenciar dos concorrentes. Os dados da pesquisa
apontam que além de preços mais baixos, fatores como frete, agilidade,
múltiplas opções de produtos e confiança no momento da venda são questões que
influenciam na tomada de decisão de compra do cliente.", conclui.
A pesquisa teve participação de 1.000
pessoas com mais de 18 anos, pertencentes às classes A, B e C. Durante os dias
23 e 27 de junho, pessoas de todo o Brasil responderam à pesquisa online, feita
em parceria com a Mind Miners, para analisar a opinião dos consumidores sobre a
Black Friday 2022.
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