BALANÇO HFN E SUPERMIX 2022
Super Mix e HFN terminam com R$ 350 milhões em negócios e 22 mil visitantes em três dias
Após três dias intensos no Centro de Convenções de
Pernambuco, a 4ª edição da HFN - Hotel & Food Nordeste e a 16ª edição da
Super Mix – a maior feira do setor de varejo do Norte e Nordeste – encerraram a
programação de 2022 com um aumento de 27% no número de visitantes e um volume
de R$ 350 milhões em negócios. Ao todo, entre os dias 5 e 7 de outubro, nada
menos que 22 mil pessoas circularam pelos corredores das duas feiras,
conhecendo as novidades do mercado varejista e dos segmentos de hospedagem e
alimentação fora do lar.
Na avaliação do presidente da Associação Pernambucana de
Atacadistas e Distribuidores (ASPA), Inácio Miranda, a Super Mix superou as
expectativas e o volume de negócios foi positivo. “Pelo que conversei com os
associados, a feira teve um resultado positivo, principalmente pensando
também nos negócios pós-evento. Porque a gente tem que pensar que venda é
relacionamento. Então os contatos feitos durante a Super Mix rendem negócios no
futuro”, destacou Miranda.
A superintendente da Associação Pernambucana de
Supermercados (APES), Silvana Buarque, ressaltou que o sucesso da Super Mix
deste ano já está fazendo o segmento pensar no evento de 2023. “Todas as
expectativas foram superadas. A participação de donos de supermercados
ultrapassou os 70% - o que mostra que a organização do evento acertou nos
expositores e na programação de palestras. Já estamos ansiosos para a Super Mix
de 2023”, comemorou.
Para o presidente da Associação Brasileira de Bares e
Restaurantes (Abrasel-PE) em Pernambuco, Tony Souza, as duas feiras
ultrapassaram as expectativas. “A gente teve a grata satisfação de receber
visitantes dos estados vizinhos e do interior de Pernambuco. Para a Abrasel,
especialmente, foi um incentivo ao conceito de abertura de núcleos que estamos
desenvolvendo – tanto pelo Litoral, como na Zona da Mata, no Agreste e no
Sertão. Foi uma troca de experiências muito rica”, ressaltou.
O presidente da Abrasel-PE considerou que juntar a HFN e a
Super Mix no mesmo ambiente foi também uma experiência interessante e que deu
certo. “Houve uma troca do público. O dono de um hotel e de um restaurante
também tem uma área de tangência como comprador com o setor de varejo. E os
profissionais do varejo puderam ver o que está acontecendo no segmento de hotelaria
e alimentação. Essa união fez a feira ficar maior, enriquecendo bastante a
experiência. Para a economia local também foi fantástico. Tanto para a ocupação
da hotelaria, como para a frequência de bares e restaurantes”, destacou Souza.
Hotelaria comemora resultados da HFN 2022
“Saímos da edição deste ano fortalecidos com a excelente
participação dos profissionais da área e dos fornecedores, mostrando um mercado
diversificado. O turismo está num momento muito aquecido e a resposta que
tivemos aqui na HFN é um reflexo dessa retomada”, comemorou Artur Maroja,
presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco
(ABIH-PE).
Para Maroja, a grande frequência de visitantes nas duas
feiras mostra a disposição das pessoas de interagir e trocar experiências. “A
pandemia antecipou algumas mudanças de gestão que iriam acontecer ao longo do
tempo, mas o contato presencial e a interação ainda são essenciais,
especialmente na área em que trabalhamos”, completou Maroja.
Uma novidade da HFN deste ano foram as rodadas de negócios
entre empresas de produtos e serviços inovadores pernambucanas e os
empreendimentos da área de hotelaria. “A gente conseguiu trazer empresas e
conexões novas para a categoria. Este ano as rodadas de negócio foram para formação
de relacionamento, para criarmos um modelo que será adaptado nas próximas
edições”, explica a consultora da ABIH-PE, Brena Castelo Branco. Ao todo foram
17 rodadas que podem gerar novos negócios e mostram que a HFN deve se
consolidar também neste segmento.
Organização consolida números e antecipa que edição de 2023
terá Congresso de Confeitaria
Tatiana Menezes e Carol Baia, sócias da Insight Feiras e
Negócios – organizadora da HFN e da Super Mix – também comemoraram os
resultados e anteciparam novidades para o próximo ano. A sinergia entre os
visitantes das duas feiras fez todo sentido para os expositores e potencializou
as oportunidades de novos negócios.
A empresária Carol Baía comemorou os resultados e lembrou
que a experiência de realizar com sucesso as feiras em 2021, ainda durante a
pandemia do Covid-19, fez com que as atenções dos empresários dos segmentos de
varejo, hotelaria e alimentação se voltassem para a importância do evento como
forma importante de fechar negócios na região Nordeste.
“A feira Super Mix já tinha o foco nos pequenos e médios
empresários. Mas com a pandemia e as mudanças que ela provocou, passamos a
alcançar também os microempreendedores – que tiveram grande participação na
edição deste ano. Acredito que a cada ano vamos inovando mais e trazendo
soluções para um público variado. Um evento para empreendedores de todos os
tamanhos”, destacou Carol Baía.
“As duas feiras superaram as melhores expectativas da gente,
com corredores lotados e um crescimento de 27% em relação a 2021, com mais de
22 mil visitantes. Essa união do setor de varejo com o de bares e restaurantes
foi muito feliz. Em relação à HFN, especificamente, a gente conseguiu crescer
os eventos de conteúdo, com o HFN na Mesa – com Mila Moura; e tivemos também uma
área dedicada à panificação, com Rogério Shimura, que é uma referência na
panificação no Brasil. A gente só tem a agradecer a todos os expositores e
visitantes”, comemorou Tatiana Menezes.
As empresárias também comemoraram as diversas caravanas que
compareceram ao Centro de Convenções nos dias de realização da HFN e da Super
Mix. Estiveram presentes caravanas do Piauí, Alagoas, da Paraíba, do Tocantins
e do Pará, além de visitantes de várias cidades do interior de Pernambuco.
Para 2023, a Insight Feiras e Negócios antecipou que haverá a primeira edição do Confeitar Expo em paralelo ao I Congresso de Confeitaria – uma parceria com as chefs Malu Galvão e Marcela Soares. Os eventos já têm data marcada: 8 a 10 de novembro de 2023, no Centro de Convenções de Pernambuco.
Nenhum comentário